sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TIPOS DE PROVAS


CULTO DA FAMÍLIA
Obreiro Cristiano
19/08/12


"E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas. Então chamou o rei aos gibeonitas, e lhes falou (ora os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los). Disse, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do SENHOR? Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. E disse ele: Que é, pois, que quereis que vos faça? E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel. De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei. Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita. E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas. Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra." (II Samuel 21: 1 a 9 e14)
Existem dois tipos de provas, as provas humanas, por erros e quebra de aliança nossa, mas também existem provas permitidas por Deus. Precisamos compreender que todos nós passamos por provas, aqueles que estão passando por alguma prova ou alguma dificuldade que o Senhor possa consolá-los, pois, Deus tem uma forma especial para tratar com cada um de nós.
·         Prova humana:
Neste texto de Samuel, ele descreve que havia uma fome de três anos, passar fome um dia até é possível suportar, dois é difícil imagina três dias, aquele povo estava a três anos quando se tem fome surgem vários tipos de doença, quem é que fica feliz passando fome? Ali havia fome de três anos, uma prova de três anos, um dia ou ano,  a necessidade pode ser considerada pequena, dois dias ou dois anos a necessidade é média, mas três dias ou três anos, a necessidade é muito grande. Existem provas a qual passamos que são conseqüências de atitudes tomadas por nós, mas o nosso Deus se mostra zeloso e atento conosco.
Para sair da prova, Davi consultou ao Senhor se ele não tivesse tido essa atitude, ele teria passado talvez mais anos. Davi sabia que Deus se levantava e guerreava as guerras por ele, mas ele fez uma reflexão sobre as experiências de guerra vivida e compreendeu que estava perdendo para a fome há três anos, mas ele consultou a Deus o porque daquela prova e Deus lhe respondeu.
O nosso Deus é diferente dos outros, pois, quando nós paramos e consultamos ao Senhor a bíblia nos diz que Ele ouve e nos responde. Nas mãos do Senhor Ele mede as águas do mar e toda a terra, um Deus tão grande assim, é capaz de se preocupar e demonstrar zelo com as nossas vidas.
Davi reconheceu que Deus havia dado viitórias diante dos povos, mas aquela situação espcífica ele não tinha como resolver, então ele buscou resposta no Senhor, e Deus mostrou que não era por causa de Davi, mas por causa de Saul que havia rompido uma aliança feita por Josué no passado. Josué estabeleceu uma aliança diante de Deus de não destruir a nação de gibeonitas em troca este povo se tornariam servos, então Josué,  poupou a vida deste povo. Uma aliança feita com Deus já mais pode ser destruída, e esse povo se submeteu a trabalhos braçais durante muitos anos para honrar a aliança estabelecida.
Algum tempo depois, Saul mandou matar ao povo gibeonita quebrando a aliança feita por Josué então a ira de Deus foi lançada, por uma quebra de aliança. Parte das provas que temos com Deus é por causa da quebra de aliança no Senhor. Essa quebra de aliança de Saul custou três anos de fome.
Davi para sair da prova humana resultado da quebra de aliança por Saul, recebeu de Deus uma estratégia de procurar aquele povo, e questionar o que eles queriam que fosse feito por ele para concertar os males causados por Saul. Embora não tenha sido Davi que tivesse destruído aquele povo. Os gibeonitas responderam a Davi que não queriam ouro nem prata, mas pediu que fosse dado sete homens filhos de Saul para os matar.
Davi entregou os sete filhos de Saul, eles foram mortos, e foram sepultados junto aos ossos de Saul. Depois que Davi tomou a atitude, Deus se tornou favorável com o povo de Israel. Para que as coisas possam acontecer em nossas vidas é necessário que façamos um auto exame de nossas vidas para que possamos descobrir onde foi que rompemos com nossa aliança com Deus para reconstruir.
Para que Deus favorecesse novamente a terra, era necessário que Davi restaurasse e concertasse os erros do passado. Muitos se questionam onde está Deus na minha vida? Mas é necessário fazer uma análise de nossas vidas e refazer nossa aliança, esta foi uma prova humana.
"Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galiléia, e, subindo a um monte, assentou-se lá. E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou. De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel. E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho." (Mateus 15: 29 a 32)
·         Provas permitidas por Deus:
Em Mateus 15, Jesus chegou no Mar da Galiléia, Ele sentou-se no monte e uma grande multidão estava ali, com coxos, aleijados, essas pessoas traziam multidões, até Jesus que estava curando, essas multidões e todos estavam maravilhados com quem era Jesus, eles passaram ali reunidos três dias maravilhados, com os milagres, o povo não saia dos pés de Jesus, eles depositavam aos pés de Jesus suas necessidades, e eles viam suas necessidades atendidas então eles glorificavam ao nome de Jesus.
Jesus viu que eles estavam a três dias sem nada comer, Ele não queria despedir a multidão em jejum, em II Samuel a fome era prova resultado de uma quebra de aliança, aqui eles estavam com fome, porém, maravilhados aos pés do mestre, ouvindo Jesus pregar vendo o seu poder de cura.
Na primeira situação Davi perguntou a Deus o porque da prova, neste segundo texto, o povo estava nas mãos do Senhor, mesmo o povo não clamando, Ele trouxe a providência, pois, teve compaixão daquelas pessoas que ali estavam e que não tinham o que comer. Jesus não queria que eles desfalecessem no caminho de volta para suas casas.
A vontade de Deus é nos suprir de toda nossa necessidade desde de que estejamos na presença Dele prostrados aos pés Dele O adorando em Espírito e em verdade.
Jesus não queria ver aquele passando fome, Deus não tem prazer em ver alguém passando necessidade, sendo humilhado, Jesus se compadeceu daquele povo. Para muitos o primeiro dia, a necessidade não é tão grande, no segundo dia a necessidade é média a fome começa a aumentar, mas ao terceiro dia a necessidade, a fome é ainda maior. Existe um milagre de Deus no terceiro dia, no terceiro dia Ele ressuscitou, o véu do templo foi rasgado, Ele nos deu liberdade para olharmos face a face, Ele nos tirou da prova para nos abençoar.
Terceiro dia é sinal de benção, no terceiro dia Ele rescitou. No tereciro dia Ele saldou nossa dívida, a necessidade do terceiro dia é a salvação é a primeira virtude Ele nos salvou, a segunda virtude Ele nos perduou de nossos pecados, Ele viu a nossa dívida, e pagou pelo nosso pecado com sangue, Ele passou pela cruz e ressuscitou, nossa dívida foi paga, e nosso nome foi escrito no livro da vida, nos tornamos príncipes e princesas do reino que estava preparado desde de o princípio. Nós temos uma promessa com Ele, Ele já pagou o preço pelo nossos pecados. A terceira virtude da cruz é a abundância em todas as áreas de nossas vidas, devemos passar por esta promessa e crer na mudança de nossa história, se nossa prova é humana ela está cancelada, mas se é permissão de Deus devemos crer que o nosso terceiro dia vai chegar.
Quem está no segundo dia de prova, não precisa chegar ao terceiro dia, pare e analise a sua história e busque a direção para que possa buscar concerto, para que possa alcançar o favor de Deus em sua vida.
Para muitos hoje é o terceiro dia, é o dia da certeza do milagre, seja qual for a sua luta, continue aos pés de Jesus é melhor estar na presença Dele, buscando e esperando no Senhor, quem está diante do Senhor no segundo dia de prova não espere pelo terceiro dia não, confesse os seus pecados, pois só Ele poderá mudar sua situação, quem está no primeiro dia, acelere e busque um concerto com o Senhor, pois, Ele dará a direção, Ele é um Deus que nos trata, a maior virtude que o Senhor quer nos dar é a salvação para aqueles que clamam com sinceridade, aquilo que estava seco tornará a brotar em nossas vidas. Só o Senhor pode colocar um fim na prova que estamos passando. Ainda hoje o Senhor pode confirmar a aliança Dele com cada um de nós basta tão somente nós buscarmos. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: