segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O NOIVO


CULTO DA FAMÍLIA
26/08/12
Pr. Jeová


"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas." (Mateus 25: 1 e 2)
A bíblia nos conta que havia cinco virgens nécias e cinco virgens prudentes, no total de dez virgens, um grupo de indivíduos separados distintamente. Como estamos vivendo em tempos de arrebatamento este texto das nécias e prudentes é muito propício.Todas tinham lâmpadas, mas as nécias não levaram o azeite, as prudentes levavam uma vazilha com azeite,
"As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo." (Mateus 25: 3)
Isto é mostra a falta de provisão, falta de preparo da despreocupação da pessoa o espírito de negligência por esquecerem o azeite, não fizeram esta previsão, elas talvez, estavam preocupadas com outras coisas e se esqueceram do azeite.
"Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas." (Mateus 25: 4)
As virgens prudentes estavam preocupadas com o azeite, pois, a lamparina sem azeite não funcionava, assim era no passado. Nós devemos estar preparados a qualquer hora para a volta de Cristo, muitos não estão preparados.
" E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram." (Mateus 25: 5)
O sono não pegou apenas as nécias também veio sobre as prudentes, quando o sono chega nós começamos piscando, logo adormecemos, pois, o sono é traidor e geralmente ele nos pega de surpresa.
"Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. " (Mateus 25: 6)
As dez virgens foram pegas pelo mesmo sono, mas a meia-noite todas foram surpreendidas com um grito, que as despertou tanto as nécias quanto as prudentes que estavam tosquenejando. Ninguém consegue dormir com o grito de um povo que está clamando para despertar alguém, os dois grupos estavam dormindo, mas ao ouvirem o grito todas se levantaram para arrumar suas respectivas lâmpadas.
"Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam." (Mateus 25: 7 e 8)
Todas ficaram de pé após o grito, era para o encontro com o noivo, mas quem é o noivo que prepara uma festa de casamento para a meia-noite? É muito difícil preparar uma festa para este horário, é a hora onde a escuridão parece mais densa, tudo é mais escuro, mas este noivo preparou a festa para este horário, as noivas adormeceram a porque festa demorou para começar , mas era meia-noite quando foram despertadas, pois, o noivo estava chegando. Aquela festa foi planejada pelo noivo, para se encontrar com sua noiva.
Nós nos preparamos para esperar Jesus quando tudo está bem em nossas vidas, mas o momento em que estamos em plena turbulência passando por problemas e dificuldades, neste momento, nos esquecemos que um dia Ele voltará e deixamos de esperá-Lo muitas vezes não queremos ouvir ninguém falar ao nosso lado quanto mais esperar o noivo que é Jesus.
Ninguém está preparado, a mente as vezes está cheia de coisas, mas a meia-noite, ouviu-se um grito, cinco virgens ao despertar foram preparar o azeite, mas não tinham, as nécias pediram as prudentes, mas elas disseram não. Que palavra dura naquela hora!
Se fosse hoje, o irmão diria para o outro irmão: “esse é que é o crente é...”! Vai chagar uma hora em que nós teremos que dizer não!
"Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós." (Mateus 25: 9)
Azeite não se transfere é individual, o que Deus nos deu é nosso, não adianta transferir pro outro, quem não tem vá buscar, não existe este negócio de transferência de unção. A prudente não poderia ter emprestado? Não! Elas deram o conselho para irem comprar, elas foram, mas quando voltaram era tarde de mais, a porta já estava fechada.
Deus não deixa nenhum homem para trás, sem oportunidade, algumas pessoas até já ouviram a palavra de Deus, mas chega um momento que nós não podemos mais estender a mão, não podemos mais nos levantar, foi o que estas prudentes fizeram, elas não dividiram o azeite.
A unção que Deus nos deu, nós não podemos dar, não adianta ter pai e mãe religioso, se não tem azeite, não tem o Espírito Santo na vida da pessoa, existe apenas tradição de costumes e religiosidade, está faltando o Espírito de Deus. Essas cinco virgens despreparadas, foram inconseqüêntes, não pensaram e não se preparam, e queriam ter a mesma luz e o mesmo brilho que as prudentes tinham, mas a porta foi fechada.
"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." (Mateus 25: 10)
Jesus é a porta, aquele que entrar por esta porta que está aberta, entrará e achará pastagem terá vida, pois, Jesus é a porta. A porta foi fechada para as virgens imprudentes.
Em Lucas, fala que muitos batiam pedindo que abrissem a porta, mas Senhor eu preguei em Teu nome, talvez eram pessoas que tinham costume e tradição, mas faltava azeite, faltava o Esípirito de Deus. Não adianta ser religioso e fazer boas obras se não temos o Espírito de Deus, do Deus poderoso, Ele precisa habitar em nós, as nécias não tinham esse preparpo.
Nossa vida com Deus deve ser preparada para Deus, este preparo deve ser contínuo, são 24 horas não podemos deixar nossa luz se apagar, a salvação que está em nós não pode morrer, não podemos deixar esta lâmpada se apagar, não podemos deixar satanás tirar nosso brilho, são lâmpadas vazias que precisam urgentemente buscar a Deus. Aquelas virgens não se preparam, estavam despreparadas.
Nós podemos avaliar nosso preparo? Como temos andado? O que temos pensado? O que temos dito para as pessoas? Será que temos aproveitado a unção do Espírito de Deus em nossas vidas? Será que temos andado de acordo com o curso natural deste mundo? Nós estamos nos preparando para o encontro com o noivo, nós precisamos de Deus do fogo de Deus sobre nossas vidas. Todo dia o pecado vem nos chamar, todo dia as propostas vem e de quem são essas propostas? Do inimigo de nossas almas! O mundo está fazendo a parte dele de enganar a muitas pessoas permitindo que a lamparina fique sem azeite, até aos cultos já deixou de frequentar.
Azeite é algo intransferível, isso é pessoal o azeite de quem ora e busca, é de cada um que tem pago preço, de orar e jejuar fazendo assim não faltará azeite, e na segunda vinda de Cristo nós iremos nos encontrar com o noivo.
Tem gente que recebe as propostas que o mundo oferece e quer cada dia mais, pede mais, mas que hoje possamos colocar um ponto final, diga a satanás hoje ele não irá mais colocar pensamentos que não agradam a Deus, repreenda e busque a Deus, pois, Jesus Cristo vai voltar e nossa lâmpada precisa estar cheia e brilhando nós precisamos nos encontar com Cristo. Tem gente que tem pecado e tem pedido que Jesus retarde a sua volta, mas a igreja clama, ora vem Senhor Jesus.
Devemos buscar o nosso azeite e não é o de oliva que encontramos no supermercado, é o Espírito Santo de Deus. Tem gente querendo buscar cargo e título, mas o que devemos querer é buscar o Espírito Santo de Deus, devemos buscar, pagar preço de jejum, de oração, buscar o azeite de Deus.
Muitas pessoas vazias tem sido tragada pelo mundo, mas a bíblia diz:
"E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos." (Mateus 17: 26 e 27)
Noé avisou aquele povo, mas eles não creram, ele pregou para todos, mas no dia em que a porta foi fechada, era tarde de mais. Está na hora de tirar as escamas dos ouvidos, é hora de despertar aquele que dorme, pois, Cristo irá nos iluminar.
Muitos estão correndo atrás de emprego, resolvendo os problemas, buscando resolver a vida, o que tem de gente correndo de igreja, mas essas pessoas que não tem olhado para Jesus a lamparina já está zerada, como foi nos dias de Nóe, Ele voltará.
Está na hora de sair da zona de conforto, pois assim como Deus está te vendo, satanás também está, se prepara para tudo, menos para a volta de Cristo, as nécias se preparam para tudo, mas não se preparam para a volta do noivo, elas tinham até bíblia, mas não estavam preparadas.
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119: 105)
Elas tinham lâmpada, que é a bíblia, tem crente que anda até com a bílbia, mas não tem azeite, falta o Espírito Santo, está lá se preparando para tudo menos para a volta de Cristo, assim como foi nos dias de Noé que não perceberam quando ele entrou na arca, a porta foi fechada. Assim será a vinda do filho do homem, quem tem dúvida que Jesus voltará?
Muitos falam que já estão cansados de esperar esta volta e nem esperam mais, porque a bíblia não diz nem o dia nem a hora, não tem data, nem o Filho do Homem sabe, melhor é nós não sabermos a data, não devemos usar desculpas, aqueles que pensam que ainda é cedo para tomar uma decisão e querem esperar mais o tempo passar, amadurecer mais, pensar daqui a alguns anos, pois, pensa que ainda é novo, assim como foi nos dias de Noé, portanto devemos vigiar porque não sabemos o dia em que vem o nosso Senhor, não sabemos o dia, mas sabemos que está bem próximo, devemos nos preparar, renunciar, devemos crer, precisamos nos entregar todo dia, precisamos viver as promessas de Deus, não adianta viver duas vidas uma no mundo e outra na igreja. Vai chegar a hora que nem buscando, encontraremos o azeite, porque a porta será fechada, os convidados já estrarão reunidos e o noivo chegará.
Se hoje ouvires a voz, creia se humilhe, busque a Ele, pois, Ele irá voltar, esse tempo é para nos preparar mais, Jesus está nos dando mais uma chance, para as virgens, elas não tiveram oportunidade, se alguém está brincando, e perdendo tempo neste mundo está na hora de acordar.
Outros dizem que é jovem que poderiam estar curtindo na boate curtindo por ái, são como as loucas e nécias que estão dizendo isso, não podemos ceder, devemos nos preparar, ser purdente, e fazer a diferença, nós temos que nos preparar cada dia aguardadno a volta de Jesus.
Deixe esse mundo, ainda que na rua, no trabalho na escolha, as pessoas lhe rejeitem, mas vai chegar o dia em que tais pessoas irão querer do teu azeite, mas será tarde de mais. Faça a sua parte, Jesus é a porta, Ele está a porta batendo querendo cear com cada um de nós, mas a decisão final é nossa. Pense nisso!!!


Nenhum comentário: