domingo, 19 de agosto de 2012

A FORNALHA


CULTO DA VITÓRIA
Pr. JEOVÁ
14/08/12


"O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado." (Daniel 3: 1,2 e 6)
O rei Nabucodonosor era uma pessoa influente, ele mandou fazer uma imagem de ouro, algo de valor, levantou ali no meio do campo um altar para adoração de uma imagem, na região da Babilônia, convidou as principais autoridades, pois aquele seria um ato de solenidade de grande impacto onde só pessoas importantes estariam ali, pra aquela grande festa. Também estavam ali Sadraque, Mesaque e Abednengo, estavam ali para servir.
O motivo daquela festa era a celebração e consagração da imagem que o rei havia levantado. Talvez na ocasião aquele dia seria separado por muitos e muitos anos para celebrarem aquele dia, e a ordem que vinha do rei é que todos deveriam cultuar e reverenciar aquela imagem aquele que não cumprisse a ordem do rei a senteça era de morte.
Ao toque dos instrumentos, a ordem era que todos adorassem aquela imagem de ouro, mas em meio a multidão existiam três judeus Sadraque, Mesaque e Abednengo, eles eram servos de Deus e não se prostaram prerante aquela imagem, na mesma hora foram falar ao rei que a ordem havia sido descumprida. A senteça já estava declarada para aqueles que não cumprissem a ordem de se prostar seriam lançados na fornalham.
Sempre existirá alguém que irá se levantra contra a nossa fé, como se levantaram contra Sadraque, Mesaque e Abednengo, eles tinham algo em comum a mesma fé, eram homens corajosos, eles não negaram a fé decidiram ficar de pé e não se prostaram. O rei foi até os jovens e os questionou quem era o Deus que poderia os salvar das mãos do rei, mas eles responderam:
"Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (Daniel 3: 16 a 18)
Olha a ousadia destes homens, o diabo sempre pensa que nós não temos mais jeito, não temos mais cura, ainda nos desafia dizendo: “vai para a tua igreja e vê se o teu Deus vai te livrar”. Aqueles jovens foram ousados pois, se recusaram se prostar e adorar a estátua e aos deuses do rei.
A bíblia diz que não podemos adorar outro Deus, eles eram verdadeiros adoradores do Deus vivo cheios de fé, uma fé genuína, eles criam que Deus iria fazer algo. O rei mandou lançá-los dentro da fornalha, era fogo para matar. Quando os reis da guarda preparados para jogar Sadraque, Mesaque e Abednego amarrados, os soldados que foram incubidos da missão de os jogar na fornalha morreram na porta da fornalha.
Aqueles três jovens eram fiéis, eles não negaram a Deus, era mais fácil para eles se prostar diante da estátua do rei, mas foram fiéis. Devemos nos mater fiéis ao Deus que temos conhecido em cada pregação, se O aceitamos como único Deus de nossas vidas, como o negaremos? Temos que ir até o fim.
"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (II Timóteo 1: 12)
Eles foram fiéis, não negaram! Quantas vezes estamos negando a Jesus e a fornalha nem ligada está, murmuramos sem passar por quase nada, nos achamos o super crente, e achamos que Deus não responde, mas o que é fiel, passa pela prova dando glória a Deus.
Muitos homens de Deus passaram por provas maiores e não negaram foram fiéis, as circunstâncias não podem abalar nossa fidelidade com nosso Deus, não podemos ser inféis com nossos filhos, com a esposa, tenho que ser fiel comigo mesmo, as vezes a pessoa não é fiel com ela mesma, vive no erro e no pecado.
Aqueles homens foram fiéis até o fim, foram para a fornalha, mas nada lhes aconteceu, da mesma forma que entraram, eles saíram e saíram até melhores com a fé renovada. Quando muitos disserem que é o fim, pela prova que está passando, lembre-se que Deus é fiel, e desta prova nós sairemos melhores do que quando entramos nela.
O rei ficou assustado, quando viu que nada havia acontecido com os jovens não compreendeu porque eles ainda estavam vivos, pois, os soldados morreram na porta da fornalha eles estavam dentro da fornalha e ainda estavam vivos. Tem gente que já foi vítma de macumba para ser morto, mas a pessoa não morreu sabe porquê? Por que é filho de Deus.
O rei observou a fornalha, e lá estavam lá os três e mais um quarto homem passeando no meio do fogo, crente não gosta de geladeira, bota no fogo que ele sapateia. Eles já estavam acostumados com o fogo de Deus e a fornhalha foi uma prova onde eles passeavam no meio dando glória. Passear no meio meio do fogo é coisa de crente cheio de fé, fiel, só fiel pode fazer isso, crente meia boca na hora da luta ele escapole, mas crente que é crente ele não foge.
Dentro da fornalha, junto com Sadraque, Mesaque e Abednego estava o próprio Espírito do Senhor, o rei quando viu deve ter ficado doido, deve ter chamado seus conselherios, pois, ele havia lançado três, mas estava vendo quatro, ninguém sabia explicar, quem era o quarto homem da fornalha.
"Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus." (Daniel 3: 25)
Quem é o filho de Deus? O semblante é diferenciado, nós vivemos neste mundo mas não somos deste mundo, pois somos diferentes, Deus não faz acepção de pessoas, mas somos diferentes daqueles que fazem pacto com as trevas, nós não precisamos daquilo, nós servimos ao Deus poderoso. Eles eram tementes a Deus, algo diferente tinha na vida deles.
"Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia." (Daniel 3: 30)
O rei não ia promover eles porque eram bonzinhos, o rei os fez prosperar na província da Babilônia, porque Deus é fiel. Aqueles acusadores que os lançaram na fornalha tiveram que ver a prosperidade deles. Aqueles que tem se mantido fiéis a Deus creia que Deus vai honar no lugar onde tentaram te desmoralizar, Deus dá ordem, Ele promove, nomeia, Deus fez o rei prosperar os 3 jovens não foi em outra cidade não, eles prosperaram no lugar onde foram provados .
Deus vai prosperar, seja fiel, para poder provar da prosperidade de Deus, Deus vai nos levantar onde levantaram calúnia contra a nossa vida. Devemos se mais fervorosos, tementes a Deus, aqueles jovens não foram rebeldes contra o rei, mas se prostar diante da estátua e dos deuses do rei era contra a fé que eles confessavam, feria os princípios deles. Eles não poderiam ir contra a fé que tinham em Deus. Que nós possamos nos colocar na posição e demonstrar fidelidade ao Senhor porque Ele é fiel. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: