terça-feira, 25 de setembro de 2012

DEIXA DEUS AGIR



CELEBRANDO A VITÓRIA 2º DIA
24/09/12

PRELETOR: CLAITON - DISCOPRISE


"Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos." (João 13: 5 a 10)
Este texto é muito lindo, pois, Jesus está a algumas horas de ser preso, espancado, torturado, julgado, condenado, preso, Ele irá carregar uma cruz que não era Dele, carregar todos os pecados do mundo, Ele fará aquilo que só Ele poderia fazer, sabendo de tudo isso, Ele reuniu os discípulos, amarrou uma toalha em sua cintura, colocou água em uma bacia e de ajoelhos diante dos discípulos começoou a lavar os pés de cada discípulo.
Pedro observava o Mestre e achava estranho, e se pergutnava porque Jesus está lavando os pés de todos? Ele estava tentando descobrir o que Jesus queria ensinar com aquila atitude, pois, Jesus passou tanto tempo realizando milagres e de repente do nada, Ele resolve ajoelhar e lavar os pés de cada um.
Quando chegou a vez de Pedro, ele olhou para Jesus e disse:
"Senhor, tu lavas-me os pés a mim?" (João 13: 6 parte b)
Jesus lhe respondeu:
"O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois." (João 13: 7 parte b)
Mas Pedro disse:
"Nunca me lavarás os pés." (João 13: 8 parte b)
 Então Jesus disse:
"Se eu te não lavar, não tens parte comigo." (João 13: 8 parte c)
Pedro vê que errou em sua resposta e por ser exagerado pediu:
"Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça." (João 13: 9 parte b)
Pedro sempre tentou dar a resposta certa para Jesus, mas não conseguia, quando a mulher do fluxo de sangue tocou em Jesus, e no meio da multidão Jesus perguntou quem havia lhe tocado.
"E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?" (Lucas 8: 45)
Jesus explicou a Pedro quem não foi um toque qualquer, pois, alguém havia lhe tirado virtude.
"E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude." (Lucas 8: 46)
Naquela hora Pedro deve ter pensando, poxa que “mancada” que eu dei, alguém tirou virtude do Mestre, não foi um toque qualquer.
Em outra ocasião, Jesus estava pregando para as multidões e mandou que os discípulos alimentassem aquela multidão, mas mais uma vez Pedro tentrou dar a resposta certa ao Mestre quando disse:
"Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo. E, tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze alcofas de pedaços." (Lucas 9: 13, 16 e 17)
 Mais uma vez Pedro errou, pois Jesus multiplicou os pães e os peixes e toda a multidão foi alimentada.
Nós não somos diferentes de Pedro, pois, sempre tentamos agradar a Deus, procuramos ser fiéis em nosso dízimo e oferta, de repente batemos o carro, então nos colocamos diante de Deus para tentar justificar o desvio daquele dízimo, mas o que não compreendemos é que muitas vezes a resposta que recebemos de Jesus é diferente daquilo que esperamos ouvir, não compreendemos o que Ele faz, depois de um tempo é que começamos a compreender, pois, nós só enchergamos o hoje, o agora, mas Deus não analisa o começo da história, mas o final, o que importa para Ele é como as coisas terminam, e normalmente sempre terminam em milagres.
 Um conselho: “CALMA MAIS TARDE VOCÊ ENTENDERÁ”
Jesus já conhece o final da história antes mesmo do início, é por isso que mutias vezes acontecem situações inusitadas em nossa vida, no final tem um milagre de Deus em nossa vida.
As vezes Deus está usando o esposo, o filho, a sogra para ministrar na nossa vida, mas nos fazemos de surdos, quem sabe a resposta de Deus realmente não está nos lábios deste familiar, mas nós insistimos em murmurar dizendo que Deus não responde.
Pedro não queria ter os pés lavados por Jesus por não se achar digno e não compreender o agir do Mestre. Nós que estamos na presença do Senhor também necessitamos lavar os pés, pois, a poeira da vida ela junta primeiramente nos pés, por isso é necessário buscar a presença de Deus para nos lavar e nos fortalecer para permanecermos firmes atá a sua volta. Ainda que as situações que nos machuquem, tragam aflições e nos roubem a nossa paz, todas elas mais tarde entenderemos que existe um milagre guardado para nossas vidas, pois, Jesus conhece a nossa história antes mesmo que ela comece em nossas vidas. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: