segunda-feira, 15 de abril de 2013

LIMITANDO A DEUS



CULTO DA FAMÍLIA – 14/04/2013
Pr. Paulo Roberto Rosa
E.U.A - Califórnia



"E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78: 18 e 19)
Este texto nos mostra duas coisas, que aquele povo estava discordando da comida que Deus tinha enviado e que eles estavam limitando o poder de Deus.
Temos visto muitas pessoas que perderam a esperança, decepcionadas e que perderam a fé em Deus. O sofrimento que tais pessoas tem se tornado o limitador do poder de Deus.
"E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles." (Mateus 13: 58)
1 - Mas o que significa limitar a Deus?
É minimizar a habilidade de Deus em fazer todas as coisas, é crer que Deus pode fazer certas coisas e outras não, é enxergar a Deus como humano e diante desta visão limitada que impomos a Deus os seguintes limites:
1.1  – Deus tem muito conhecimento, mas não todo;
1.2  – Deus está em muitos lugares, mas não em todos;
1.3  – Deus tem muito poder porém, não pode fazer todas as coisas;
Para as pessoas que pensam desta forma, a bíblia nos mostra que:
"Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?" (Gênesis 18: 14 parte A)
"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." (Jó 42: 2)
"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)
"Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus." (Lucas 18: 27)
Embora o povo de Israel tenha experimentado dos milagres feitos por Deus, aquele povo limitou a Deus. Vejamos como:
"Maravilhas que ele fez à vista de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como num montão. De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo. Fendeu as penhas no deserto; e deu-lhes de beber como de grandes abismos. Fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios. E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão. E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78: 12 a 19)
Embora aquele povo tenha visto sinais e maravilhas feitas por Deus, aquele povo estava limitando o poder de Deus. E nós? Será que nós também não estamos limitado a Deus?
2 – As consequências de limitar a Deus?
2.1 – Não recebe nada:
“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1: 6 a 8)
2.2 -  Impede a benção de Deus:
“E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13: 58)
2.3 – Desagrada a Deus:
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11: 6)
2.4 – Não devemos nos unir a pessoas incrédulas:
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (II Coríntios 6: 14)
2.5 – Os incrédulos já estão condenados:
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21: 8)”
Certo escritor cristão afirmou que: “A dúvida e a incredulidade são virtudes do inferno.”
3 – Marcas daqueles que limitam a Deus:
3.1 - Poderá Deus resolver os problemas que tenho?
"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78: 19)
3.2 - Será que nós não temos limitado a Deus?
"Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas." (Salmos 78: 32)
Napoleão Bonaparte disse: “ A incredulidade, ata as mãos do Deus onipotente.” Não limites a Deus!
4 - As consequencias de nós limitarmos a Deus
4.1 Pecamos contra Deus e nos rebelamos contra ele:
"  E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão." (Salmos 78: 17)
4.2 – Nossa mente passa a duvidar de Deus:
"E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite." (Salmos 78: 18)
4.3 – Passamos a falar contra Deus:
"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? Portanto o SENHOR os ouviu, e se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e furor também subiu contra Israel;" (Salmos 78: 19 e 21)
4.4 – As bençãos se transformam em maldição:
"Então comeram e se fartaram bem; pois lhes cumpriu o seu desejo. Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca; Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriu os escolhidos de Israel." (Salmos 78: 29 a 31)
4.5 – A vida passa a ser miserável:
"Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia." (Salmos 78: 33)
5 – O que  precisamos saber de Deus?
5.1 – Deus não muda:
"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Malaquias 3: 6)
"SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração." (Salmos 90: 1)
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." (Hebreus 13: 8)

5.2 – Deus te ama:
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 4: 8)
"Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Romanos 8: 32)
5.3 – Deus tem todo o poder, por isso não O limite:
"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28: 18)
Jeremy Taylor disse: “É impossível para um crente se desesperar, quando ele sabe que aquele que vem em seu socorro é onipotente.” Não limites o poder de Deus em sua vida! Pense nisso!!!

Nenhum comentário: