quinta-feira, 11 de abril de 2013

A DOENÇA DA COMPARAÇÃO


CULTO DA FAMÍLIA
24/03/13
Pr. Jeová de Aquino


"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12: 3)
Ninguém gosta de ser comparado  de acordo com o dicionário a palavra comparação é uma figura de linguagem usada para confrontar qualidades ou ações de elementos.
Não existe um antídoto contra a doença da comparação, ela tem debilitado muitas pessoas, entre os filhos, esposa, marido, vizinhos  estamos sempre comparando e sendo comparados com outras pessoas. Esta é uma enfermidade que não tem cura e para algumas pessoas as comparações sofridas serão marcas e cicatrizes que elas irão carregar por toda a vida.
E quando essa doença ocorre? Como detectar? Será que nós mesmos não temos nos comparado a outras pessoas? Geralmente quando alguém nos olha de baixo para cima, somos observados desde o sapato até o cabelo, e a partir daí, somos rotulados com algum tipo de conceito de aprovação ou reprovação.
Quando sofremos a reprovação, saímos tristes e procuramos compreender o porque? Por que não fomos “aceitos”. A medida que o tempo vai passando estes julgamentos vão abrindo verdadeiras feridas.
A sociedade nos exige o consumismo por marcas, produtos, tecnologias cada vez mais avançadas, tudo isso para sermos aceitos por um determinado grupo, a fim de demonstrar poder disseminando preconceito, por se acharem melhores que os outros, até no meio cristão temos visto isso, alguns se intitulam em ser “doutor em divindade”, outros querem se gabar por terem os nove dons do Espírito Santo.
Essa doença da comparação tem matado muitos sonhos de pessoas, e afastado muitos cristão da igreja, frustrado casamentos. E como Deus vê?
"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (I Samuel 16: 7)
Deus não se importa com o que o homem vê, Ele não olha a aparência  nós vemos uma pessoa bem vestida e julgamos que ela tem condições financeiras mais elevadas, mas no fim das contas muitas vezes a pessoa vive apenas por aparência. O Senhor vê o coração, não é a roupa, se tem dois metros de altura ou se os olhos são azuis, Ele apenas vê o coração.
O profeta Samuel foi enviado até a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como novo rei de Israel, ele viu passar por ele sete filhos de Jessé, mas nenhum deles era segundo o coração de Deus, foi quando o profeta perguntou se não existia mais algum filho que ele não tivesse visto ainda. Deus está nos vendo como pessoas separadas e escolhidas por ele. Davi era o filho de Jessé que estava faltando, ele estava esquecido no campo pastoreando ovelhas, era o menor, mas o Senhor rejeitou todos os irmãos de Davi, e Davi foi escolhido, separado e ungido rei de Israel.
Deus não vê como nós vemos, os olhos de Deus são diferentes, ainda que tenham feito alguma avaliação errônea a nosso respeito, Deus está nos dizendo: “filho Eu te amo desse jeito”.
Quem foi o apóstolo Paulo? Foi um terrível matador, perseguidor da igreja, ele queria sufocar a igreja, os cristão daquela época tinham medo de se aproximar de Paulo. Quando Deus escolhe alguém, Ele transforma de dentro para fora e Paulo foi transformado por Deus de perseguidor para um grande pregador.
"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4: 12 e 13)
Deus quer aperfeiçoar o nosso caráter, não importa o que os outros pensem a nosso respeito, o que importa é o que Deus pensa sobre nós, não importa se temos tudo o que nossa sociedade consumista nos impõe como padrão de vida, o que importa para Deus é que tenhamos o caráter Dele estampado em nossas vidas
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (II Coríntios 12: 9 e 10)
Deus não abre mão de nossas vidas, o desejo Dele é que sejamos iguais a Ele e não que sejamos iguais uns aos outros. Não podemos desejar que Deus trabalhe na nossa vida da mesma maneira que Deus trabalhou na vida de outras pessoas, Ele tem métodos próprios e estratégias para lidar com cada um de nós. Não queiram ensinar a Deus como Ele deve trabalhar, pois, Ele não precisa de nós para coisa alguma, a única coisa que o Senhor espera de nós é que andemos em obediência.
Paulo afirma que somos um corpo, muitos membros e cada um temos o nosso próprio valor, Deus nos fez assim através da vontade Dele, faça a obra diferente, faça o que tiver que fazer debaixo da unção, o Senhor não faz cópia, Ele cria tudo novo, se preciso for Ele quebra o vaso, molda o vaso e trabalha como Ele quer.
Não se sinta frustrada se você não canta como a Cassiane ou como o Kleber Lucas, deixe o sonho de Deus acontecer na sua vida, não queira ser avaliado por ninguém, é Deus quem faz na sua vida, assim como Ele fez na vida de Paulo, em Pedro, Mateus, Lucas, todos eles foram instrumentos moldados e usados por Deus.
Pare de comparar não queira ter um marido ou namorado igual ao da outra, porque você não conhece a vida íntima de cada um. Não busque um namorado pelos bares nem pela internet, busque a direção de Deus em oração no particular do seu quarto com Deus, espere no Senhor, espere no tempo e na hora do Senhor, Deus sempre tem a pessoa certa quando estamos de baixo da Senhoria Dele. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: