quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

REPE 2013 - SAGA DE UM SONHADOR


REPE 2013 – Missionária Camila 10/02



"E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras." (Gênesis 37: 1 a 8)
Este texto conta a história de José, ele era um jovem que trabalhava cuidando das ovelhas de seu pai e gostava de seus irmãos, mesmo sendo desprezado por eles, ele era muito fiel a seu pai, seu pai o incubia da tarefa de observar seus irmãos e informar a Jacó tudo o que eles faziam, e isso trouxe uma má fama de fofoqueiro diante de seus irmãos.
Naquele tempo, os filhos deviam honrar a seus pais, e eram lembrados através de sua genealogia, a geração de Jacó foi a terceira geração escolhida por Deus, José tinha zelo por sua família, e por seu pai ele não media esforços para honrar o nome dele.
A quem temos honrado? A quem temos dado prioridade? Devemos honrar primeiramente a Deus e depois a nossa família, isto é um princípio bíblico que não pode ser quebrado. Muitas vezes por amor aos outros nós fazemos muito até o impossível, mas, quando é para Deus colocamos dificuldade para honrar a Deus.
Se a nossa santidade incomoda a alguém, não mude por esse alguém, mais importante é honrar a Deus do que honrar um ser humano. Não podemos ser cúmplices de fofoca e mentira, o nosso desejo deve ser honrar a Deus em todo o tempo.
Na época do profeta Malaquias, o povo havia perdido todo o respeito e reverência a Deus e quando sacrificavam, eles levavam animais defeituosos.
"O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível." (Malaquias 1: 6 e 7)
Pais ensinem seus filhos a honrarem a Deus, pois, honrando a Deus, eles honrarão a vocês também. Se Deus é o nosso Senhor, onde está a honra Dele?
Jesus foi convidado para um banquete na casa de Simão, a casa estava cheia, Simão estava a dar atenção aos convidados e deixou Jesus, uma certa mulher pecadora se prostrou aos pés Dele, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento, então Jesus foi questionado por Simão se Ele não sabia quem era aquela mulher. Jesus respondeu a Simão que Ele havia entrado em sua casa e ele não tinha nem lavado os pés Dele, mas aquela mulher havia regado aos pés com as lágrimas e secado com os próprios cabelos. (Medite em Lucas 6: 34 a 50)
O conquistador é marcado por honra, o primeiro mandamento com promessa fala de honra. Quer ser honrado? Honre primeiramente seu Pai celestial depois, honre sua família, se seu pai ou sua mãe lhe disser não é não! Respeite a orientação deles. Isso não significa que temos que ser o que eles foram, nem muito menos seguir a mesma trajetória, não importa se seu pai é um maconheiro, ou um bêbado, honre porque ele é autoridade em sua vida.
O crente quando é santo, é taxado como X9, não tema ao homem, mas tema ao Senhor, porque é o princípio da sabedoria é honrar ao Senhor.
José quando esteve na casa de Potifar, não aceitou a tentação da mulher de Potifar, ele saiu correndo, perdeu a capa, mas não defraudou aquela mulher. Perca o que for na sua vida, mas não perca a sua honra! Faça a vontade do Pai, não se importe com os outros que ficarem chateados, mas não deixe o Pai chateado.
José recebeu uma túnica como prova do amor de Jacó por ele, seu comportamento era diferente com relação aos seus irmãos. Como tem sido o seu amor por Deus? A túnica na vida de José, foi Deus selando o seu futuro, só os príncipes usavam túnica colorida, quem no campo que cuida de ovelhas teria tamanha honra de usar uma túnica como a que José ganhou de seu pai?
A túnica foi presente e tinha que ser usada, quem faz o que o Pai quer, ganha túnica, não anda envergonhado, está preparado para assumir? Porque a túnica não foi dada para os outros irmãos de José? Porque foi uma escolha soberana de Deus e por isso, ele incomodava, ele foi bem-aventurado, foi escolhido por Deus.
Na trajetória de um vencedor, Deus diz:
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15: 16)
Deus nos escolheu e nos separou, Ele nos deu uma túnica, mas muitas pessoas tem deixado de usar a túnica que o Senhor deu, tem o dom da palavra, mas porque falaram mal, deixou de pregar, use a túnica, veste a túnica, caminha com ela.
A desculpa de não querer aparecer não existe para Deus, se José ganhou a túnica e foi apascentar ovelhas no campo, não era para aparecer? Existem pessoas que não compram carro bom, só para evitar o falatório. Use a túnica! Se alguém deixou de usar, e ela está suja, lava a túnica, coloque no amaciante da oração, passa a túnica, volte a pregar, cantar se se tiver oportunidade, apareça!
A igreja está de pé hoje, porque temos referências de quem foi Pedro, de Paulo, eles foram um referencial de igreja, como vão nos ver se não estamos no templo, sem exposição, não há referência! Use a túnica!!!
Os irmãos de José o odiavam, as vezes não queremos vestir nossa túnica, por medo do que vão falar e deixamos de viver o que tínhamos que viver, deixamos de fazer as coisas por causa dos outros.
José era o que era com túnica ou sem túnica, não podemos deixar de ser o que somos por causa dos outros. Os irmãos de José não gostavam dele, e não era por causa da túnica, eles não gostavam por que José era um sonhador, ninguém se deita e escolhe o sonho que quer sonhar, ninguém pede para ter visões, os sonhos e visões eram dados por Deus.
"E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 10: 22)
Irmãos, fiquem tranquilos não satisfaçam a vontade de ninguém, o problema não somos nós, o mundo pode até nos odiar, pela mudança que Jesus produziu em nossas vidas.
Um conquistador tem comunhão, na faculdade, no trabalho nós procuramos pessoas como nós, mas se não encontramos, então nós tentamos nos adaptar a determinado grupo de pessoas e para sermos aceitos, fazemos o que for necessário. José passou muito tempo de sua vida, sozinho, sem amigos, mas não se deixou influenciar.
"Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho." (Gênesis 37: 7)
José não sonhava sozinho, em seu sonho estava incluída a família dele, havia unidade e comunhão, e podemos ver isso nas expressões “estávamos”, “levantavam”, tudo no plural. No sonho de José cabiam todos os irmãos dele, o anel era dele, mas todos foram morar no palácio junto com ele. Quando José diz: “...também ficava de pé...”, isso mostra que ele era o último a  ficar de pé, só depois disso é que o molho de seus irmãos se inclinariam diante do dele.
O sonhador não conquista sozinho, a felicidade de José foi ter de volta a família ao lado dele, isso mostra que apesar de tudo o que ele passou, ele foi capaz de perdoar e viver em paz com a família dele. Não comprometa os planos de Deus, seja um sonhador e conquistador, mas que sua conquista não seja passando por cima de ninguém, faça como José. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: