terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

REPE 2013 - NA CONTRA MÃO DO MUNDO

REPE 2013 1ª Ministração 09/02
Pr. Mac Anderson


Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?  Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Daniel 3: 13 a 18)
O rei Nabucodonosor era o rei do império babilônico, no ano de 605 a.C. ele decidiu invadir Jerusalém, com isso levou cativo os filhos dos príncipes e autoridades, entre os cativos estava Daniel. No cativeiro, existia um homem chamado Aspenaz, este era designado a cuidar dos cativos durante três anos estes homens foram preparados para que pudessem servir ao rei. De todos os banquetes que eram servidos, Daniel não participava de nenhum, pois, já haviam sido oferecidos aos deuses babilônicos, Daniel e seus amigos se alimentavam daquilo que ninguém queria, sua alimentação era diferenciada, porque ele se recusava a comer algo que tivesse sido oferecido a um deus pagão. Sadraque, Mesaque e Abdnego não se curvaram diante dele, então o rei Nabucodonosor questionou a eles quem era o Deus a quem eles serviam.
A primeira mudança ocorrida na vida de Sadraque, Mesaque e Abedenego no cativeiro foi a troca de identidade:
Ananias, cujo siginIficado é “meu Deus é misericordioso” passou a chamar-se Sadraque “Quem é como Aku? Deus da lua”;
Misael, cujo significado é “Aquele Que É Parecido Com O Senhor”, passou a chamar-se Mesaque "Quem é o que Aku é?"
Azarias, cujo significado é “Aquele Que O Senhor Ajudou”, passou a chamar-se AbEdnego "Servo de Nego" (ou Nebo, uma divindade babilônica).
Tais nomes não eram apelidos não, eles perderam a sua identidade durante três longos anos, embora tenham tido suas identidades adulteradas, por dentro, eles continuavam servindo com fidelidade a Deus.
Segunda mudança que eles sofreram, suas vestes foram trocadas. As roupas que vestimos não determinam nossa salvação, mas revelam ao mundo quem somos. Quem se veste como periguete, não pode exigir ser tratada como princesa, moças que postam em redes sociais fotos semi-nuas, e se diz serva de Deus, não se contradiza, não exponha na vitrine o que não está a venda. Não seja Babilônia!
As vestes de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdnego foram trocadas, as músicas e a cultura foi mudada, mas a santidade era a mesma. As músicas que ouvimos revelam o nosso coração! O que temos ouvindo? Temos ouvido muitas músicas no mundo secular sem letra, o camarada ouve e sai cantando por aí refrãos de apenas sílabas, algo sem mensagem, sem conteúdo.
Na Babilônia foi feito um decreto que todos deviam se curvar e adorar ao rei, porque ele queria ser deus. Como o mundo tem nos exigido santidade hoje se quisermos material pornográfico basta um click, como é difícil para muitos ser santo na madrugada. Aqueles três jovens andavam só naquele lugar. O que fazemos quando estamos só?
Daniel foi lançado na cova dos leões, por ter orado em sua casa com as portas abertas durante o período do decreto estabelecido pelo rei, onde não se podia adorar outro deus a não ser o rei. E nós? Como nós temos expressado nosso caráter diante da multidão? Jesus disse que nos enviaria no meio de lobos, quando estamos na igreja é muito fácil adorar, chorar e expressarmos a Deus o nosso amor por Ele, em Jerusalém é fácil, difícil é continuar com a nossa santidade quando estamos em nosso trabalho, na faculdade, ser crente na Babilônia é para poucos.
O rei mandou os três jovens para execução. Será que temos conseguido influenciar ou temos influenciado. Como é difícil andar na contra-mão do mundo. Sozinhos já mais conseguimos andar na contra-mão, mas juntos seremos fortes e lá na frente Deus irá nos honrar.
Aqueles jovens, saíam juntos, foram educados juntos, foram levados cativos juntos, se recusaram comer do banquete juntos, se recusaram a adorar o rei juntos, entraram na fornalha juntos e de lá saíram juntos. Uma brasa sozinha é carvão, mas juntas viram um fogarel e fazem churrasco. Nós precisamos ter pessoas ao nosso lado para nos ajudar em nossa caminhada, devemos confessar uns aos outros nossas fraquezas e tentações para não ter que confessar a queda depois. Enquanto achamos que não temos amigo, não somos ninguém, nós estamos aqui ligados em um só corpos.
Eles foram lançados na fornalha por rejeitar adorar outro deus que não fosse o verdadeiro Deus. Eles foram fortes para rejeitar o pecado e nós? Pecar é fácil e é bom, o problema são as consequências Deus apaga todos os nossos pecados, mas não apaga as consequências pois, se Ele tirasse as consequências nós nunca abandonaríamos o pecado. Pecar é prazeroso, mas mata lentamente. O que falta rejeitar em nossa vida? O pecado é bom, maravilhoso para nossa carne, mas os sonhos de Deus para nossa vida, estão parados, se seu namorado é indecente pare! Sadraque, Mesaque e Abedenego honraram o nome de Deus e não se curvaram, creram que Deus iria salvá-los, mas se Deus não os quisesse salvar eles estavam dispostos a morrer, mas não se curvaram.
Se Deus fizer milagre Ele é Deus, se não fizer Ele continuará sendo Deus, é Ele quem ordena o dia e a hora, não mande nos céus, pois, a obra é Dele, Ele é o criador e nós somos as criaturas, por isso devemos obediência.
Deus permitiu a fornalha na vida deles, e esta é a crise de muitos crentes por aí, pois, são fiéis e não compreendem o porque da luta, os três foram para a fornalha porque foram obedientes a Deus, entendam que fornalha na vida de crente é para aumentar o nosso clamor, tudo o que vivemos até hoje é permissão de Deus.
Qual a diferença entre nós e o ímpio? O ímpio entra só na fornalha, mas o crente não entra só na fornalha, pois, lá está o quarto homem.
Nabucodonosor, não compreendia porque haviam quatro, se só foram lançados três, pois, até os guardas que os conduziram até a fornalha morreram queimados antes mesmo de chegar a fornalha, não tinha explicação para o quarto homem que tinha semelhança de Deus, eles entraram amarrados, mas lá estavam livres.
Está na luta e na prova, creia Deus está contigo, se honrarmos a Deus em nosso trabalho, com nossa família, quem estará assumindo o controle é Deus. É Deus quem manda e quando Ele manda, até o diabo tem que obedecer. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: