sexta-feira, 7 de junho de 2013

IGREJA PRIMITIVA

SANTA CEIA
 02/06/2013
Pr. Jeová de Aquino

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2: 42)
A igreja primitiva perseverava na doutrina, na palavra eles não fugiam desta verdade, movimentos passam, tudo passa, mas a palavra de Deus permanece a mesma, alguns até tentam mudar esta palavra, mas não há como.
Uma das características da igreja primitiva, era ser perseverante na palavra nós nos convertemos através da palavra e não há melhor que a palavra de Deus, porque esta palavra tem o poder de transformar a vidas.
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10: 17)
 Outra característica da igreja primitiva é que ela era avivada, ela tinha palavra, perseverança e avivamento sem palavra não há avivamento, aquele que não guarda a palavra de Deus guardada no coração vive pecando.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119: 11)
Paulo advertiu a igreja de Gálatas que ainda que um anjo viesse e pregasse um evangelho diferente que este fosse maldito.
Existem pessoas que não vivem a palavra de Deus e querem corrigir os outros, a igreja primitiva tinha palavra e comunhão com Deus. Igreja que não tem comunhão, não pode ser avivada.
Noite de ceia, é uma noite especial de comunhão e intimidade com Deus, nós não convidamos qualquer pessoa para sentar em nossa mesa para comer e beber. Ter comunhão com Deus, é também estar em comunhão com os irmãos não só na ceia, mas é ter comunhão com todos os dias.
Paulo precisou corrigir a igreja de Coríntios, pois, a ceia não era para se fartar ou para se embreagar, mas era um momento de comunhão, momento de recordar o sacrifício de Cristo por amor a todos nós.
Por onde Jesus andava existia sempre uma multidão que o seguia por toda a parte, mas poucos queriam compromisso com Ele. Nos dias de hoje não é diferente não é muitas pessoas só aparecem na igreja em dia de ceia, como se fossem “bater o cartão” e cumprir com o “dever de cristão”, passa trinta dias fora da igreja e só voltam na próxima ceia, esquecem que o partir do pão é diário.
A igreja primitiva perseverava na comunhão e na doutrina diariamente, eles se reuniam no templo para ouvir a palavra, desta forma a igreja crescia em comunhão, em oração, eles louvavam e buscavam mais a presença de Deus.
Existem pessoas interessadas em algumas coisas que Jesus pode dar, mas Jesus não está limitado apenas no pão e no vinho, Ele quer ter comunhão diariamente. Igreja avivada vive em comunhão, oração, meditando na palavra em todo tempo. Uma igreja sem oração não é uma igreja avivada. Nós conhecemos alguém que é compromissado com Deus quando ela abre a boca e ora.
Quem não tem um compromisso diário, que nunca ora só tem impureza na boca, pois, a boca fala do que o coração está cheio. É preciso perseverar na oração, na doutrina e na comunhão, não adianta participar de todos os trabalhos da igreja se não houver oração se não houver palavra. É com os joelhos dobrados que nós teremos o pilar de uma igreja avivada. O show acaba, as luzes apagam, mas a oração permanece é a oração que mantém a nossa comunhão com Deus. É impossível ter comunhão sem viver, sem pregar, sem pagar preço.
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Romanos 8: 35)
Jesus suportou nossas dores, porque nós não podemos suportar nosso irmão?
"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios." (Salmos 84: 10)
Existem coisas que Deus não nos dará porque Ele sabe que se o sol brilhar nós o trocaremos pela praia, passaremos longe da porta da igreja, mas basta o tempo fechar que nós corremos de volta para a igreja. É por isso que tem muito crente que vive enfrentando tempestades e tempestades, porque são nas tempestades que se conhece o verdadeiro crente.
Devemos ser como a igreja primitiva perseverantes, esperando o cumprimento da promessa que Ele voltará para buscar sua igreja. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: