terça-feira, 18 de junho de 2013

O GRÃO DE MOSTARDA

CULTO DA FAMÍLIA
IBEC 15 ANOS 16/06/2013
                               Pr. Jeová de Aquino


"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." (Mateus 13: 31 e 32)
Nesta parábola usada por Jesus para ilustrar os mistérios do reino dos céus, Ele comparou o pequeno grão de mostarda com o seu reino, talvez o grão de mostarda seja a menor das sementes, mas quando ela brota, se torna uma das maiores árvores.
Naquele tempo, o povo judeu estava sob o julgo romano, aquele povo não dava créditos ao reino que estava sendo anunciado por Jesus, alguns se perguntavam se aquela obra iria frutificar, outros esperavam um Messias rico que derrubasse o poder de Roma, outros que andavam com Ele, mas O negaram, outro com o um beijo O traiu, mas toda a rejeição do povo quanto ao reino proclamado por Jesus era o cumprimento de uma profecia de Isaías quando ele escreveu:
"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Isaías 53: 1 a 3)
Jesus trabalhou com os discípulos ensinando, mostrando que aquela obra ia crescer, que almas seriam salvas porque este era o plano de Deus.
O processo de uma semeadura começa quando o semeador toma a semente em suas mãos, para vermos algo em nossa vida precisamos segurar a semente da fé. O próximo passo é lançar a semente em terreno fértil para que ela brote.
Um semeador tomou a semente da palavra, nós como igreja recebemos esta palavra um dia, ela brotou em nossos corações e hoje estamos aqui enxertados na videira verdadeira que é Jesus. Pegue a sua semente e plante, pois, de nada adianta ficar com ela na mão.
A semente de mostarda é tão pequena que leva de 3 a 10 dias para brotar, romper na terra. Nós já temos a semente não importa o tamanho, ainda que ela seja quase nada como a de mostarda, ainda que venhamos a pensar que ela não vai dar em nada devemos continuar crendo.
Ainda que estejamos orando, clamando, fazendo propósitos, muitas vezes até parece que nossa semente não vai brotar, até parece que Deus não está ouvindo nossa oração, para completar ainda aparecem pessoas que nos viram semeando tentam nos fazer desistir, nesta hora elas surgem de todos os lados para roubar a nossa fé, que nossa semente não vai brotar. Lembre-se de Jesus, satanás achou que tinha vencido, quando Jesus foi sepultado, ele pensou que ninguém mais ouviria falar do filho de Deus, mas foi Deus quem plantou Jesus nesta terra e ao terceiro dia Ele ressuscitou, a semente brotou no terceiro dia, Ele venceu a morte, rompeu com as cadeias e ressuscitou, a morte não capaz de conter Jesus, Ele brotou para alimentar multidões, salvar muitas nações.
Talvez satanás tenha dito: “do que adianta orar, se consagrar se nada acontece na sua vida”, devemos crer que logo a nossa semente vai brotar e nós iremos desfrutar das bençãos do Senhor nas nossas vidas. Satanás só pensou que tinha destruído a nossa semente, mas ela vai brotar, vai crescer e prosperar. A semente vai brotar...
"...crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." (Mateus 13: 32 parte B)
Quem acreditou na pregação de Jesus naquela época? Quem poderia imaginar que o evangelho iria crescer como tem crescido? O melhor lugar para estar na face da terra é a igreja do Senhor.
"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios." (Salmos 84: 10)
Ter nossa casa, nossa família é muito bom, mas, melhor ainda é estarmos unidos em comunhão na igreja que é o ninho do povo de Deus, é o lugar onde a nossa fé esquenta é aqui que nos alimentamos. Existem pessoas que ficam trinta, quarenta, cinquenta anos na igreja e não crescem porque não mudam. Paulo certa vez disse:
"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." (I Coríntios 13: 11)
Temos visto muitos crentes perdidos, pregar ou cantar não significa crescimento, crescimento é fugir das trevas, da fofoca, é ter um bom relacionamento com todos, é ter um bom testemunho de transformação de vida e ter um caráter segundo a vontade de Deus. Será que Deus pode compartilhar nosso comportamento como exemplo?
Hoje as pessoas estão preocupadas com o show, igreja lotada, mas o que enche uma igreja é a glória de Deus, tudo passa, o show acaba, a fumaça passa, as luzes coloridas apagam, mas quando a verdade e a santidade chegam o diabo não pode apagar, vidas são abençoadas e o nome do Senhor é exaltado, no nosso andar, no nosso falar, no nosso modo de agir nós temos que ser o que a bíblia diz que somos.
Nós somos a pequena semente que irá crescer, aninhar outras vidas, devemos cuidar  e nos deixar sermos usados como verdadeiros instrumentos nas mãos do Senhor, só Ele tem abundância de vida para nós. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: