sábado, 7 de julho de 2012

NEM MAIS UM DIA!!!


Culto da Família
17/06/12
Missionária Camila Barros


"E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." (Mateus 15: 21 a 28)
Este texto nos mostra uma das passagens mais lindas da bíblia, esta mulher era cananéia siro-fenícia sua origem era grega e morava em uma região chamada Tiro e Sidom que é uma região portuária sua arquitetura e estrutura é cercada por muralhas de aproximadamente 03 (três) metros de altura tendo apenas duas entradas para acesso a cidade uma das entradas permitia acesso por terra e a outra entrada acesso ao mar.
Justamente por ser uma região portuária ela foi tomada por estrangeiros, logo sua cultura possuia pessoas de diversas raças e credo religiosos, onde cada um falava como pensava e agia como queria. Esta cidade possuía uma estrutura e organição restrita justamente por ser uma cidade portuária.
Esta mulher cananéia morava ali por diversos fatores como:
1ª Porque foi o lugar onde melhor ela sentiu-se acolhida: Porque? Por ser cananéia, ela vivia dentro de um contexto social que foi tomado pela cultura judaica, porém, Tiro e Sidom é uma retirada estratégica para pessoas como ela marginalizadas dentro daquela sociedade.
Ela era estrangeira de origem cananéia, e todo judeu que não tivesse o seu sangue jenuínamente de origem de judeus eram considerados gentios, no caso dela gentílica seu sangue era misturado e para os judeus este tipo de pessoa era considerao como um cão dentro daquela sociedade. Quando Jesus usou o termo cachorrinha com ela foi para amenizar a palavra pejorativa, mas diante dos judeus esta mulher era considerada como um cão, um cachorro dentro daquela sociedade. Então porque ela vivia ali? Porque naquele lugar existiam outros “cães” como ela, ou melhor dizendo outros “cachorros” como ela, logo, aquele lugar se tornava mais amistoso para viver.
Esta mulher era uma mulher hostilizada, rotulada pela sociedade que ela vivia porque a sua origem é cananéia. Mas e quem são os cananeus? Os cananeus são inimigos antigos do povo de Deus um dos últimos povos a serem dispersos pelos hebreus. Este era um povo de sangue, de violência, guerras e de mortes, os cananeus eram povo que adoravam a deuses e que faziam sacrifícios humanos dentre eles o deus Moloque. Este deus fazia o sacerdote pegar o seu próprio filho para ser sacrificado, queimado vivo especialmente crianças.
2ª A geração da mulher cananéia tinha depoimentos contra ela, seus antepassados a condenavam por serem inimigos antigos do povo de Deus.
3ª Ela morar nas cercanias da cidade de Tiro e Sidom, lugar que era tomado por uma possessão demoníaca por causa do estrangeirismo que era encontrado naquele lugar, as pessoas não adoramvam a Deus e ali existia muito preconceito, as pessoas se tratavam pela ética, pelo protocolo, não havia amor sincero a maior prova disso é que os próprios judeus que utilizavam esta região portuária para lidarem com samaritanos e cananeus só falavam com eles quando o assunto era monetário, mas se o assunto fosse outro, eles eram tratados por “cães”dentro da sociedade.
4ª O que fecha o senário de desgraça desta mulher, ela é uma mulher que tem uma filha e no texto original relata que era uma meninhinha, minha filhinha, estamos falando aqui de uma pessoa que tem no máximo 15 (quinze) anos e esta mãe relata
“...a minha menininha está miserávelmente endemonhinhada...” (Mateus 15: 22)
Nela habitava um ninho de demônios, ela estava tomada e possuída não por um ou por dois demônios, mas por um ninho de demônios. Este era o quadro da Mulher Cananéia!
Esta mulher viveu uma vida que ninguém deseja viver, mas, a bíblia diz que ela ouviu falar de Jesus. E quem era Jesus? Ele tem todo o poder para curar, restaurar aquele que estava expulsando demônio, aquele aquem as pessoas se lançavam diante Dele em meio as multidões de pessoas, um homem tão poderoso que não precisa chamar a atenção Dele bastava tocar na orla de suas vestes para ser curado. Quem é Jesus? O alfa e ômega, o primeiro e o último, aquele que esteve morto e ressuscitou.
Aquela mulher ouviu falar deste Jesus, mas ela tinha um desafio sair da região portuária de Tiro e Sidom, sair daquele aquário de pedras, pois, sair pelo mar ela não podia por que era necessário barco, e as portas da cidade eram um pouco distantes dali onde Jesus iria passar.
Hoje existem pessoas que suas histórias não são tão distantes como a desta mulher cananéia, pessoas que são rotuladas pelo seu passado ou por aquilo que já fizeram ou por aquilo que seus pais fizeram, existem pessoas que por vezes passaram por situações de discriminação e preconceito por serem quem são e estão muitas vezes a margem da sociedade , da faculdade, pela religião a qual confessa, como andam, e hoje estão aqui de teimoso, dando glória a Deus mesmo sabendo que em casa há problemas, ninhos de demônios que tem se levantado para os afastar da presença de Deus, mas para aqueles que creem vai acontecer na vida de cada um como aconteceu na vida daquela mulher cananéia
O segredo é que foi aberta uma brecha entre Tiro e Sidom. Talvez muitos tem orado pedindo a Deus uma porta, mas o Senhor vai abrir uma brecha.
Aquela mulher estava sendo afrontada dentro da casa dela pelo diabo e ela foi em busca de uma brecha, mas nos nossos dias, existem pessoas que estão vivendo um inferno dentro de suas casas e não tem coragem se quer de sair de buscar algo diferente para suas vidas, por achar que é um abuso por se deixarem ser enganadas pelo diabo com pensamentos que a atitude de sair é uma fraqueza, é por medo, mas as vezes nós precisamos descer para buscar estratégia, as vezes nós precisamos sair para que possamos compreender o que Deus quer falar.
Maria carregava no seu ventre o menino Jesus, posteriormente o menino que era uma promessa nasceu e estava em seu colo quando o anjo do Senhor aparece e dá uma ordem a ela e a José que fossem para o Egito, pois, havia pessoas tramando matar o menino. Egito é lugar que nós não queremos estar, Maria tinha todo o poder em suas mãos porque o Verbo vivo feito em carne estava com ela, porém, ela obedeceu a palavra do Senhor que lhe dizia:
"E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar." (Mateus 2: 13)
A mentira que satanás tem contado dizendo que nós não temos que sair é mentira dele, pois, o seu maior desejo é nos afrontar sozinhos, mas glória a Deus que os nossos olhos estãos sendo abertos pois, estamos na casa do Senhor. As vezes é necessário sair de cena para poder entramos de novo e isso não é covardia, isso tem outro nome isso é estratégia.
Aquela mulher consegue sair da cidade, por uma brecha, nem porta, nem portão mas por uma brecha. Sabe o que é uma brecha? É um lugar que não é de passagem, mas que muitas vezes tornamos as brechas um lugar de passagem por causa da nossa necessidade, na cerca e na brecha nãio se passa erguido, a gente passa inclinado procurando se adequar a ela para que posssamos passar sem nos machucar.
Existem pessoas que preferem ficar oprimidas por satanás e seus demônios ao invés de descer, mas o Senhor nos diz: “filho se adequa para o tamanho da passagem que vou abrir...” Para aqueles que não compreenderam vamos explicar melhor, nós pedimos ao Senhor portas, mas Ele tem aberto brechas, mas nós dizemos: “não eu não vou trabalhar ali, se o meu currículo é muito melhor do que esta vaga...”, falta humildade para descer prefere continuar comendo o que está comendo, a viver como está vivendo, morar onde está morando achando que por que tem uma promessa não vai descer, ei meu irmão, as vezes é necessário passar pelas brechas primeiro pra depois as portas se abrirem. Passa na brecha....
Para passar na brecha é necessário se adequar a passagem, pois a brecha não é aberta e criada no nosso formato, exemplo se a pessoa for um pouco mais gordinha, ela deve emagrecer para poder passar pela brecha, pois, a brecha não irá enlarguecer só porque precisamos passar. Hoje a brecha para alguns é espiritual, talvez liberar um perdão sem se quer ter feito algo para a outra pessoa é descer para situações que nós não gostaríamos, mas é o Senhor falando se adequa porque é nesta brecha que teremos que passar.
A brecha foi aberta e a samaritana passa por ela, ela precisava vencer o preconceito e o rótulo que está sobre a vida dela, pela filha dela ela foi em busca do milagre e foi gritando e clamando por Jesus para que Ele a socorresse, e ela foi além, em momento algum ela escondeu seu problema, ela foi clamando que sua filha estava miseravelmente endemoninhada, ela preferiu ir e buscar socorro para sua filha ao vê-la naquele estado.
Existem pessoas que passam por situações difíceis que em um gabine com o pastor resolve, mas preferem ficar sufocados pela luta do que expor a situação em um gabinete. Essa mulher fez o que muita gente não tem coragem de fazer que é se expor.
Muitas igrejas tem vivido a doutrina triunfalista que tem sido trazida para dentro de muitas igrejas quer nos ensinar a servir a Deus nos nossos próprios altares não conta nada para ninguém, é Cristo em casa, pecam e não falam nada, não são capazes de confessar, começam a dizer que o Senhor é o seu próprio sacerdote, não conversa com o pastor, não recebe visita do grupo de oração em casa, e ficam se sufocando como sepulcro caiado, vai a igreja, levanta a mão e dá glória e aleluia, a casa está virada do lado avesso mas não se expõe quando perguntam “ está tudo bem? Ela responde que está”. Quer se basear na sunamita que não se abria para ninguém a cerca de seu problema, pois, ela sabia que só Deus poderia ajudá-la, ela não tinha como fazer gabinete com ninguém, porque ela não tinha pastor, a única referência espiritual que ela tinha era do profeta Eliseu que foi onde ela foi buscar ajuda. Nos dias de hoje, graças a Deus nós temos várias referências de homens e mulheres de Deus, e muitas vezes não são procurados.
Esta mulher saiu de Tiro e Sidom, pois lá não havia uma referência espiritual a qual pudesse ajudá-la, mas ela ouviu falar de Jesus, então ela foi em busca onde tinha e quem poderia ajudá-la, ainda que ela tivesse que se expor. Não devemos conversar com quem não entende, nem muito menos pedir conselho para ímpio, vai fazer gabinete ou  pedir conselho para servo de Deus, tire cinco minutos do seu pastor e converser com ele.
A cultura que foi colocada na cabeça de muitos crentes que ele pode tudo, que vence tudo, esta cultura faz com que digam que estão bem quando está tudo indo de mal a pior que é para ninguém saiba que ele está na prova, tem gente que prefere privar os filhos do almoço, do que pedir ajuda ao departamento social da igreja. O que é isso? É a cultura que diz: “não conta nada a ninguém...”, mas em nome de Jesus esta cultura precisa cair por terra porque a bíblia diz:
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5: 16)
Aquela mulher tinha um grito em sua alma, que dizia: “nem mais um dia”, sabe porque? Ela cansou de ser afrontada, cansou de ver sua filha tomada pelos demônios destruindo tudo o que via.
Aqueles que estão passando com problemas com filhos adolescentes em casa, aproveitem a oportunidade para clamar ao Senhor e diga: “nem mais um dia”; Casados que estão vivendo de aparência na igreja, quando chega em casa cada um vira para um lado, ei tome uma atitude nesta noite e diga: “nem mais um dia”; O esposo que é cachaceiro ou vicicado, irmã ele é teu, clame tenha dentro de si mesma o clamor: “nem mais um dia”;
Aquela mulher não teve vergonha de gritar e admitir que a sua filha estava endemonhinhada, ela não tinha vergonha e reconhecia a filha é minha! A sua sogra pode ser uma cascacu, mas foi Deus quem te deu, essa nora pode ser uma rebeldia, mas foi Deus quem te deu, então tome uma atitude e comece a guerrear pela vida deles hoje. “Nem mais um dia”! Satanás, nada de farova e rebeliões em nossa casa, “nem mais um dia”. Espírito de sensualidade que tem agido na vida de sua filha, que tem colocado sobre ela um rótulo e que diz “vou fazer como fiz na vida da tia, da prima, da avó”, através da oração diga: “nem mais um dia”.
Ainda que seja preciso gritar e se expor, levante-se hoje mesmo, e levante um clamor ao Senhor, não aceite mais continuar sendo escravo da situação, declare: “nem mais um dia”. Não se preocupe com o que vão pensar, pois, o pensamento alheio não paga suas contas, quando estamos numa luta, a última coisa que pensamos é no que os outros estão pensando, pois o problema consome todas as nossas forças, clame, grite se for preciso.
Se um filho tomar um tiro na porta de casa, não importa como ele esteja, sujo ou limpo imediatamente corremos para levá-lo ao hospital e se preciso for, gritamos por socorro, não importa se foi bala perdida, o que irá importar é a prioridade em salvar e restabelecer a saúde, não importa o que vão pensar.
Aquela mulher não maquiou o que estava acontecendo, ela grito em alto e bom tom que sua filha estava endemonhinhada, ela botou para fora declarando toda a verdade.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8: 32)
 Ela não estava nem aí se os outros a chamariam de cananéia ou de cachorra, o que ela queria era que o Senhor libertasse sua filha, ela clamou em meio a multidão, não sabemos quanto tempo ela clamou por socorro. Talvez muitos aqui tem orado um ano, dois anos, não importa o tempo, mas esta palavra é para lhe dar esperança, é o Senhor dizendo, continue clamando.
A cananéia estava clamando por uma causa que não era diretamente dela, muitos aqui estão orando por um ente querido por uma libertação de vícios, restauração da família e a pergunta é: “quanto tempo tem sido dedicado a esta causa que você está apresentando”? Alguns até dizem que querem, mas não fazem um propósito, um jejum, não levantam um clamor. Quem quer mudança ora, se expõe por essa pessoa, vai em busca do seu milagre. Clamar por alguém não é fé é amor, nós podemos fazer jejum, oração, subir e descer monte, mas se não houver amor nada disse faz sentido.
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine." (I Coríntios 13: 1)
Nós devemos amar mais nossa família, nossos entes queridos, as pessoas que estão a nossa volta. Alguns dizem que oram muito, mas no fundo amam pouco, quando entrarem em uma causa orem com amor.
Aquela mulher fez um alvoroço, e tudo o que ela faz é tudo o que ela não poderia fazer, pois, Jesus disse a seus discípulos: “...que não contassem a ninguém que Ele estava ali.”, Jesus queria um instante de privacidade, a multidão sempre estava a volta Dele e inúmeras foram as vezes em que Jesus pregou sobre a poupa do barco, era justamente para que a multidão não O apertasse. Naquela ocasião Jesus não queria alvoroço, e de quem era a missão de guardar o sigilo? Dos discípulos. Quando aquela mulher começa a gritar chamando atenção de Jesus, ela expõe uma falha dos discípulos que não conseguiram cumprir o que Jesus havia pedido, então eles disseram a Jesus: “... dispede aquela mulher que vem gritando...”, mas ela não deixou de clamar por Jesus, assim como fez o cego Bartimeu que clamou, chamando a atenção de Jesus
O grito daquela mulher denunciava que alguém não soube guardar sigilo, porque o sigilo era: “não conteis a ninguém...”, sabe porque o nosso grito não pode cessar? Por que ele denuncia. Existem aqueles que não suportam ouvir o nosso grito, sabe porque? Porque é um grito de denúncia!
No versículo 23, vemos esta mulher gritando lá atrás, já no versículo 25, vemos que ela chegou, se aproximou, isso significa que ela correu. Para muitos isso significa que se continuarem nesta marcha, eles se cansarão e desistirão, mas corra que ainda há tempo de salvar este marido, há tempo de salvar este casamento.
 Aquela mulher começou a clamar, se expor, pois a sua prioridade era tratar do problema de sua filha, ela correu para se aproximar de Jesus, se prostou e O adorou, Jesus então disse: “seja feito conforme você quer.”  Neste dia Jesus faz diferente, Ele fez conforme aquela mulher queria, e hoje não é diferente, solte o seu grito, o seu clamor, pois, Ele pode fazer e ser a diferença na sua vida.
Sabe porque Jesus fez exatamente como ela queria? Por que Ele não tinha obrigação nenhuma de abençoar ela, mas foi ela quem entrou na vida Dele, mesmo não sendo escolhida Ele fez aquilo que não tinha que fazer, diferente de quando Ele entra em nosso caminho, pois, não somos nós que O escolhemos, mas Ele nos escolhe e quando Ele quer fazer, Ele faz.
Quando nós atravessamos o caminho de Jesus, até o que tinha para dar errado dá certo! Para quem está clamando por um parente, ainda que ele não queira nada com Jesus, Jesus irá querer porque nós estamos clamando, gritando, chamando a atenção Dele para que Ele entre na vida deste ente querido, ou seja, Jesus irá querer aquilo que queremos porque estamos entrando no caminho Dele.
Jesus disse aquela mulher: “não é bom lançar aos cachorrinhos o pão que está sobre a mesa...”, mas aquela mulher chamou a atenção de Jesus quando disse: “... sim meu Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos...”, Jesus viu naquela mulher submissão, adoração e vendo isso, Ele não teve como negar e disse a ela: “que seja feito conforme a tua vontade...”, quando aquela mulher chegou em casa sua filha estava liberta. Enquanto a gente se humilha aqui, Jesus entra em nossa peleja, ainda que seja aquele parente que não quer nada com Ele, Jesus nos diz: “seja feito conforme a tua vontade...”. Creia meu irmão e minha irmã, tome uma atitude e dê um basta nesta situação. Declare: “nem mais um dia”. Pense nisso!!!







Um comentário:

Equipe de Divulgação disse...

Esta palavra foi bênção!!!