terça-feira, 30 de outubro de 2012

A VITÓRIA DE JOSAFÁ


CULTO DA VITÓRIA
23/10/12
Missionária Iolanda


"Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco." (II Crônicas 20: 16 e 17)
O livro de Crônicas é um livro do antigo testamento e fala da adoração, avivamento e reforma, este livro é considerado anônimo, fala do reinado de Davi, Salomão e demais reis de Judá. O rei Josafá recebeu uma notícia que uma multidão vinha para invadir a cidade. As vezes passamos por lutas e nós ficamos ouvindo as pessoas que nos dizem que não tem como sair daquele problema, mas Deus quer fazer o milagre, mas se não olharmos o tamanho Dele, Ele não poderá fazer, Ele ainda cura, liberta e transforma.
Nós sabemos que Deus sempre irá operar de forma que não compreendemos, quando achamos que Deus vem pela direita Ele vem pela esquerda para nos surpreender, Ele se coloca de pé para nos dar vitória.
Josafá quando ouviu seu servo, tremou nas bases e se assustou porque os moabitas eram povos sanguinários, e vinham em grande número para atacar o povo, ele imediatamente foi buscar a Deus. 
Quer ter vitória? Para de falar com terceiros o seu problema, busque a Deus, pois, é Ele quem vai te dar a vitória, é Ele que vai fazer a obra, não é pelo nosso intelecto, ou pela força do nosso braço. A oração de Josafá é uma das mais lindas, ele apregoou um jejum e começou a chamar por socorro ao Senhor.
O medo não impediu que Josafá olhasse para o tamanho do seu Deus, ele tirou força da fraqueza, pois, ele sabia que se ele fraquejasse a vitória não chegaria, então ele buscou a Deus porque ele sabia que a resposta daquela peleja vinha do Senhor. Deus nunca ganhou pelejas com grandes exércitos, exemplo disso foi com Gideão, foram apenas 300 escolhidos, porque Ele não queria que o homem se exaltasse, Deus sempre vai fazer coisa grande com gente pequena, Deus merece e precisa ser honrado com as nossas vitórias. 
Deus ouviu a oração de Josafá e no momento em que ele declara que ele era o Deus dos seus pais, até ali o Senhor não havia permitido que nenhuma nação os atacasse, e Deus foi ouvindo a oração de Josafá, e foi e agradou da oração daquele servo e foi atuando em cima daquela oração, então ele levantou um profeta no meio do povo, Josafá ao terminar a oração, estava atento esperando de Deus uma resposta, pois, ele foi ali para ver Deus, então o profeta tomou a palavra de uma forma gloriosa e disse a Judá que eles não deveriam temer, nem se assustar por causa da multidão, pois, a peleja não era deles se não de Deus.
Quando Deus fala isso, é hora de Deus pelejar, quem tem condição para vencer a sua peleja é Deus, não importa o campo da sua vida, Ele tem todo o poder nas mãos, Ele não tem só poder, Ele tem todo o poder. Quando Ele quer fazer Ele faz, porque Ele é Deus não temas nem vos assustei por causa da multidão se não de Deus.
Deus deu a estratégia Deus revelou onde estava o inimigo Josafá tomou posse da palavra. Deus mais uma vez prova que gosta de trabalhar com coisas pequenas, Deus estava esclarecendo para Josafá que estava com ele na peleja
Samuel quando foi a casa de Jessé foi ungir um dos filhos de Jessé, Samuel não sabia quem era o escolhido, ele olhou para Eliabe bonito, ombros largos, mas o Senhor disse que ele olhava para a aparência mas Deus olhava o coração, a escolha de Deus tinha outros padrões, Ele escolhe o que está na contramão quando passaram todos os mancebos, Samuel perguntou se já tinha acabado todos os filhos, então Jessé disse que faltava o menor que estava no campo, então mandaram chamar a Davi, quando ele chegou o Espírito Santo testificou que ele era o escolhido.
Deus vai levantar pessoas pequenas para fazer uma grande obra, busque a Deus, dê lugar para Deus, se consagre, busque entendimento, porque Ele vai te levantar, Deus aparece no momento em que  menos esperamos.
Deus aparece para mudar história e fazer algo novo, quando tudo parece estar perdido, talvez muitos estejam passando uma prova com o esposo, ou filho, mas Deus lhe diz não desista, pois Deus está no controle, aquele que permitiu a prova ele sabe até onde você aguenta ser provado.
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (I Coríntios 10: 13) 

Deus só manda o frio conforme o cobertor, continue orando e crendo que Deus está fazendo algo a seu favor, não olhe para Golias, pois, se não faltará ousadia para que seja feito o que Deus está mandando, dê lugar para Deus na sua vida, não tenha medo de avançar, pois, Jesus já venceu a sua batalha Ele tem para nós as portas escancaradas, Ele só quer que creiamos na força do seu braço, do seu poder, Ele espera de nós uma atitude de nós, Ele quer que a gente saia da nossa zona de conforto, para nos transformar e fazer algo por nós.
Josafá ordenou a cantores que fossem a frente da batalha, ele não puxou as armas, mas entoou melodias, a ordem Dele é louvar não é lamentar, pois a lamentação traz a dúvida, devemos crer no nosso milagre, Senhor. De onde virá a provisão não sei, mas quando o Senhor quer fazer o Senhor faz, então creia no meu milagre.
Josafá ordenou que os cantores fosse a frente da batalha, quando eles chegaram perto da ladeira de Ziz, eles cantaram e na medida que cantaram e entoaram louvores e avançaram houve uma confusão entre os moabitas e os eles lutaram uns contra os outros. Deus vai confundir os seus adversários, sem que eles compreendam o que está acontecendo eles vão recuar, canta a ordem é louvar abrir os lábios e tirar palavras de louvores, não espere a conta ficar recheada louve ao Senhor agora, pois, Deus vai trabalhar Ele tem a forma Dele de nos abençoar Ele não tem que seguir nosso querer, pois não é a melhor forma. Tem gente que dita a Deus até como Ele tem que vir, mas o nosso relógio não é o de Deus, ainda que tarde Ele vai chegar na hora certa, e se tardar ainda assim Ele chegará.
 A ordem do Senhor para a igreja, é que busquemos pela presença do Cordeiro, Ele nos propõe ficar na presença Dele independente do momento em que estejamos vivendo, pois, acima Dele não há ninguém, não há outro Ele é Senhor. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: