terça-feira, 2 de outubro de 2012

A CURA DE UM COXO



CELEBRANDO A VITÓRIA 6º DIA
28/09/12
PR. JEOVÁ DE AQUINO


"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (Atos 3: 1 a 6)
Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona, e ali havia um coxo de nascença, aqui vemos um choque entre os cristãos e as autoridades judaicas, pois Pedro teve que justificar a cura daquele homem no sinédrio, foi preso, fizeram de tudo, perguntaram para ele em que nome ele havia feito aquela obra, com que poder, fizeram e convocaram a “cpi” da época por causa da cura do coxo.
Até então, a igreja primitiva estava crescendo, a igreja era simpática, crescia e aumentava o número de salvos, o povo contando com a simpatia de todos, mas quando Deus começou a operar milagres, apareceu logo alguém para querer parar aquela obra, pois, estava acontecendo uma verdadeira revolução, o povo sendo salvo e curado, mas a cura daquele coxo virou motivo de discussão, e por causa do milagre que ele viveu Pedro e João foram presos.
Pedro e João eram amigos e subiam ao templo para orar juntos, e quando chegaram a porta da igreja, lá estava um homem coxo de nascença, ele era tão aleijado que tinha que ser carregado, e levavam aquele homem de um lado para o outro e ele ficava ali na porta do templo pedindo esmolas, o povo daquela época era misericordioso, o povo ia ao templo como religiosos, e este homem sempre estava ali pedindo, ele era muito conhecido naquele lugar.
"O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós." (Atos 3: 3 e 4)
Pedro pediu que o coxo olhasse para ele, talvez o coxo até tenha pensado que ia receber um trocado, mas, Pedro lhe disse:
"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (Atos 3: 5 e 6)
Aquele homem esperava esmola, ele não queria muito. Existem pessoas que estão satisfeitas com a pobreza, com a ruína, estão vivendo acomodadas com o que tem,  mas Jesus gosta de surpreender pessoas, talvez nós não esperávamos que acontecesse algo em nossa vida, e de repente aconteceu.
Aquele homem foi surpreendido quando Pedro disse: “...não tinha ouro nem prata...”, o que ele tinha ele deu, através de uma ordem . Tem coisas que nem planejamos mas acontecem, Pedro e João não esperavam, mas foi um momento em que o Espírito Santo usou eles.
As pessoas querem ver na vida de um líder segurança e respostas. Pedro pediu para o coxo para que olhasse para ele, pois, ele viu que o coxo estava em condições de receber o milagre.
Na igreja primitiva, existiam homens cheios do Espírito Santo, o que fosse determinado acontecia, nos nossos dias ainda existem profetas verdadeiros do Senhor, olha para Jesus que Ele vai fazer um milagre, Deus é Deus de resposta. Quando estamos com a unção que estava na vida de Pedro, tem que acontecer o milagre, para que possamos olhar para o mundo e dizer: “Olha para nós, pois, aqui tem esperança para você!” Acreditar em quem? Não espera mais? Porquê? A igreja do Senhor não tem mais o mesmo brilho e unção que tinha antes? Não nada disso, ainda há esperança!
Pedro e João foram de encontro aquele homem, e lhe deu uma ordem levanta e anda, imediatamente ele saltou, para quem não podia andar, de repente ele pulou, a energia do poder de Deus foi tão forte, que a fonte de energia de Deus, criou carne, firmou os ossos, endireitou, não precisou de cirurgia, foi tudo completado, ele que era um paralítico doente, e através da palavra foi curado.
Existe pessoas que nem competem mais, é preciso se alistar nas olimpíadas de Deus, devemos querer pular mais alto, avançar mais, em todas as áreas, este homem conquistou, avançou e nunca mais deixou de pular.
Vai parar? Está difícil ser crente? Continue, pois não são perseguições momentâneas que vão fazer você desanimar, do teu chamado, da obra que Deus tem, quanto mais avançamos, maiores se tornam as lutas, mas também grandes são as vitórias, se prepara igreja para 2013, pois as vitórias serão ainda maiores, este homem não parou, ele avançou.
Pedro e João pregavam o evangelho, eram amigos, nós precisamos de amigos e amigas, mas, se tiver algum amigo que quer te tirar da alegria da salvação, deixe ele de lado, o crente está sempre avançando, sempre crescendo, quem não tem luta? Todo dia, toda hora é uma luta, um leão, uma serpente, uma cobra, um gavião, todo dia tem um mercenário  todo dia, por isso Pedro e João estava buscando no templo todo dia.
Qual o teu sonho? Vai acontecer! Quando Deus falar, não fique aí parado, se Deus falou anda, levanta, Pedro deu uma ordem, ele falou com convicção, aquele coxo viu algo diferente na vida de Pedro e João, eles não tinham prata nem ouro, o que ele tinha era o poder de Deus e através deste poder aquele coxo foi curado, e não há ouro ou prata que sejam melhor que a saúde.
Quantas pessoas que tem dinheiro e não conseguiram comprar saúde, a saúde é melhor do que a prata e o ouro, a saúde da alma é melhor do que a prata, a saúde do espírito é melhor do que o ouro. “Não tenho prata nem ouro mas o que tenho eu te dou Jesus.”
Através do sangue de Jesus nós compramos saúde, Ele pagou o preço, levou sobre si as nossas dores, Ele nos deu saúde, e isso é melhor do que a prata e o ouro, o coração daquele coxo era só prata, ele esperava as migalhas, era pobre e materialista, sua visão era pequena, ele já mais pensou nisso, mas Pedro falou diferente, a igreja tem que falar diferente, Pedro e João falavam diferente, eles tinham Jesus, a igreja tem que oferecer Jesus, se a igreja parar de pregar o evangelho, vai ter mais doentes nos hospitais, se o cristão deixar de falar esta palavra o mundo vai adoecer.
Jesus pode todas as coisas, aquele homem quando foi curando, entrou no templo saltando e cantando, tava no mundo perdido, cego e nu, só Jesus pode fazer isso.
Ninguém pode apagar a chama de nossa vida, vamos pregando este evangelho, trazendo vida, dinheiro não compra saúde, nós precisamos de cura interior.
Só a igreja pode mudar a vida das pessoas através do ensino da palavra de Deus, o mundo não muda, a roupa pode até ser cara, mas não adianta, se por dentro está podre e oco, quando o crente tá perdendo o brilho, é porque está em pecado, então ele começa a enferrujar, ele perde a visão dos olhos, parece farol desalinhado, seu olhar é sem foco, a sua rota está fora do caminho, está perdendo o brilho. Quando existia brilho ao encontrar o irmão era aquela animação para a obra, mas quando o crente vai perdendo o brilho, quando vai dar a paz do Senhor é aquela coisa fria, distante, sem força até para dar falar.
Jesus é o único que embeleza, por que quando Ele trabalha, Ele trabalha por dentro, e por fora só, Ele tira o coração de pedra e dá um de carne. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: