segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROJETANDO COM DEUS


CULTO HOMENS E MULHERES DE SUCESSO
03/06/12
PR. JEOVÁ DE AQUINO
"Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.  Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós, que não renúncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14: 25 a 33)
Difícil esta palavra, pois, ela fala de renúncia, abnegação, trabalho, planejamento, cálculos, pensar e projetar  todos nós precisamos fazer tudo isso, desde que nascemos estamos sempre arquitetando. Esta é uma parábola que nos ensina que todo trabalho requer dedicação, se não é impossível conseguir algo.
Na primeira parte desta parábola, Jesus mostra o lado espiritual, Ele estava querendo concientizar que seguir-Lo não é uma tarefa fácil, ser discípulo não é uma decisão que deve ser tomada pela emoção deve ser conciente. Jesus pregava e ensinava a todos mostrando a realidade, mostrando as dificuldades em momento algum Ele fez promessas de vida para discípulo.
Quando nós sairmos para a guerra é para vencer, se tomarmos a atitutde de ser discípulo, pois, Ele nos chamou para vencer. Jesus fez um teste logo do inicio para ser dicipulo, Ele mostrou que não dá para servir a dois senhores, e para segui-Lo é necessário negar a si mesmo, morrer por Cristo se preciso for.
Recentemente morreu um pastor no Irã, ele não negou a sua fé e foi executado. Jesus nos advertiu disso. Será que estamos dispostos? Tem coisa que Deus pede para um que não pede para o outro, as vezes Ele pede aquilo que mais amamos, e quem é dicípulo de verdade obedece.
Na segunda parte desta parábola Jesus usou o exemplo de uma construção para uma torre, mas poderia ser uma casa, uma empresa, pois, Ele ensinava a todos dando exemplos da vida rotineira de coisas simples do dia-a-dia, Ele queria ensinar que a pior coisa era começar algo e não terminar.
Parece algo tão atual, vemos obras e projetos inacabados, quantas pessoas conhecemos que iniciaram uma obra em casa e nunca terminaram? Existem pessoas que só começam e nunca terminam, as vezes na vida espiritual começa tão bem mas, para no meio do caminho,  não existe meio salvo, um pé dentro e um pé fora da igreja. Jesus estava alertando o povo sobre isso alertando o povo que pensassem bem antes de inicar algo, calcular e ter certeza de que o projeto terá inicio, meio e fim.
Para obtermos sucesso em algum projeto em nossas vidas primeiramente devemos orar ao Senhor para saber se é da vontade de Deus, se for, Ele falará ao nosso coração
A pior coisa que existe no mundo são os zombadores, pois, eles zombam na nossa cara querendo nos fazer desistir, mas depois, eles voltam para dizer que sabiam que não conseguiríamos. Com este exemplo de edifiação de obras, podemos  refletir no exemplo de Neemias quando ele foi edificar os muros, levantou-se Sambalá e Tobias para zombar dos planos e sonhos de Neemias de reconstruir os muros de Jerusalém, hoje eles estão a nossa volta formando o grupo do contra para escarnecer e nos desmotivar de seguirmos com nossos planos e objetivos. (Meditar em Neemias capítulo 4)
O que fazer na hora do escárneo daqueles que zombam de nossos projetos? Neemias quando ouviu ele foi orar ao Senhor. E qual atitude temos tomado? O espírto de satanás tem trazido espirito de confusão para nos fazer desfalecer, mas a bíblia nos ensina que as nossas armas são espirituais.
Neemias colocou vigias de dia e de noite durante toda a execução de seu projeto. O segredo é vigiar, existem brechas que só serão fechadas através da vigilância e oração desta forma, Deus com sua proteção irá nos resguardar também.
Neemias não parou de trabalhar, nosso inimigo deseja nos fazer parar o nosso trabalho, mas nós precisamos fazer o nosso trabalho com determinação independete da situação, toda vez que estamos prestes a conquistar, estamos certos da vitória sempre aparecem opositores, escarnecedores, pessoas iradas contra nosso sucesso e dispostas a nos fazer desistir de nosso projeto afirmando que não alcançaremos nossa meta, pois, existem pessoas melhores do que nós, sempre aparecerá estes zombadores, eles não acreditam em nós, mas existe um Deus que acredita em nossos projetos, o que Ele espera é que haja em nós abnegação e dedicação de nossa parte, devemos crer em tudo o que fazemos e não podemos ter dúvidas que foi Deus que nos deu, nós começamos é da base, é do chão, ninguém constrói nada a partir do telhado, mas é das bases e alicerces.
Neemias tinha uma palavra de fé, o líder que está a frente de uma obra, ele tem que ter palavra de ânimo e de vitória, é necessário crer que o Senhor peleja por nós, desta forma a vitória é certa. O problema é que muitos pensam que estão só, e que Deus não está agindo na família, na vida profissional e acabam agindo e tomando atitudes precipitadas e sem a direção de Deus, mas a bíblia diz:
"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17: 5)
Neemias planejou erguer o muro e ele contou com pessoas incentivadas, nós precisamos ter pessoas ao nosso lado para nos ajudar, mas essas pessoas precisam ser motivadas. Quando estamos em Cristo, pedimos a Ele a direção, Deus mostra e levanta as pessoas certas para nos ajudar.
Existem pessoas que querem ver as coisas acontecerem, mas não lutam, não buscam não se esforçam, há momentos em que devemos lutar 24 horas, pois, se o inimigo vier, não encotrará brechas, não tem inimgo que possa resistir um projeto que Deus entregou nas nossas mãos, ninguém pode escarnecer e se levantar contra o agir de Deus.
Neemias fez a obra e no tempo de Deus a obra foi concluída, a hora de Deus vai acontecer a benção, a conclusão da obra vai chegar, as vezes estamos trabalhando e não vemos resultado, ei espere, o muro está sendo levantado e a obra será concluída, quando isto acontecer todos contemplarão a tua vitória, a raposa não derrubará os teus muros. E você dirá que foi Deus que deu forças para edificar. Neemias esperou no Senhor.
Em Jerusalém, todos estavam acostumados com a miséía e a ruína, e assim existem pessoas a nossa volta, existem pessoas que estão acomodadas com a forma em que vivem, nós que somos povo de Deus, povo escolhido, não podemos viver nas mãos de nossos inimigos, devemos erguer nossos muros.
Deus está conosoco e irá destruir o monopólo de satanás ainda que aparentemente ele esteja levando vantagem sobre nós, mas quem tem Deus no controle esse monopólo vai acabar.
Satanás está vivendo da corrupção, mas Deus está mudando isso, levantando homens e mulhers de fé e atitude que não aceitam Sambalate e Tobias que não dão ouvidos, pois, eles já tomaram posse da benção, pois, é Deus quem dá sabedoria para irmos em frente.. Devemos ter sabedoria para colocar nosso projeto em prática. Nós não podemos nos calar, pois, se nos calarmos a bíblia diz:
"E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão." (Lucas 19: 40)
 Os projetos do Senhor já mais poderão ser frustados, o negócio é  que começamos a dar ouvidos a voz de Sambala e Tobias. Vamos seguir o exemplo de Neemias, sendo esforçado e abnegado. Pense nisso!!!



Nenhum comentário: