quinta-feira, 7 de junho de 2012

CEIA


CULTO DA FAMÍLIA
 SANTA CEIA
03/06/12
PR. JEOVÁ DE AQUINO
"E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mateus 26: 26 a 28)
Antes de beber e comer do cálice, devemos fazer uma reflexão em nossas vidas, pois, a ceia é um ato em memória ao sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Jesus tomou o pão e o cálice de vinho e os abençoou. Irmãos participar da ceia é benção, tudo o que Deus no dá é abençoado. Logo após abençoar, Ele dividiu entre os discípulos, nós devemos seguir o exemplo do Mestre, devemos dividir e compartilhar, quando fizermos algo para uma pessoa não podemos nos mostrar indiferente devemos abençoar e demonstrar amor.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3: 16)
Graças ao amor de Deus, Ele foi capaz de doar o seu único filho, doar o Pão da Vida para que tivéssemos vida hoje. E todo aquele que comer deste Pão da Vida, terá esta vida em abundância, devemos ter fome da palavra, fome de Deus.
A morte de Jesus não foi em vão, Ele morreu a nossa morte e hoje somos comprometidos com Ele, quando ceiamos estamos renovando nosso compromisso com Deus, recebemos Dele a vida eterna, compartilhamos a ressurreição porque Ele ressuscitou, compartilhamos a sua ascensão porque Ele subiu ao céu e o Filho foi glorificado, desta forma, todos nós temos uma aliança com Ele, esta aliança é eterna e não pode ser quebrada ou desfeita. Não podemos negar que Jesus morreu, ressuscitou e foi glorificado nós somos comprometidos com Deus e vivemos a vida de Deus aqui na terra.
"... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10: 10 parte B)
 Desde então nos beneficiamos com a sua morte, porque Ele foi o começo de nossa vida, Ele esvaziou-se de sua glória e tomou a forma de homem, sentiu as dores de homem, sentiu as limitações que temos, Ele fez tudo isso, por amor a nós!
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; (Mateus 26: 27)
Havia um grupo de homens ali que tinham deixado tudo para seguir a Jesus e naquele momento todos deviam participar da ceia naquela noite. Jesus foi o cálice da benção, o espírito de gratidão estava sobre Ele e mesmo sabendo de sua morte Ele deu graças por aquele momento de comunhão.
Muitos são ingratos e tem coragem de apedrejar aqueles que são gratos, mas Jesus estava com o cálice da benção e da salvação. A santa ceia não é restrita para meia dúzia de pessoas, naquele momento Jesus não proibiu a ninguém que participasse da ceia, porém, somos nós mesmos quem nos limitamos, nos consideramos pecadores, carregamos dentro de nós mesmos julgos, mas o prazer e o desejo de Deus é que todos nós nos assentemos à mesa para com Ele ceiar.
No dia da celebração da ceia, havia um dentre os doze que havia se corrompido e quebrado a sua aliança com o Mestre, ele foi capaz de vender a Jesus por algumas moedas. Quebra de aliança é algo muito sério, pois, no caso de Judas Escariotes a sua sentença foi a morte.
Esta é uma noite de ceia, como está nossa aliança com Deus? Como está nossas vestes espirituais? Como está o nosso interior? A ceia era para todos, mas havia um que não era digno de estar ali, porque em seu coração já havia a sentença de condenação.
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice." (I Coríntios 11 :28)
Esta não é hora do seu Pastor lhe dizer se você pode ou não participar da ceia, mas esta é a hora de cada um ser sincero diante de Deus, e examinar como está sua vida diante de Deus. O desejo de Deus é partilhar conosco o cálice de alegria, do perdão, da comunhão, da satisfação e O adorar em Espírito e em verdade e ter o cálice transbordando de alegria, a mesa para o banquete está preparada, mas a escolha é de cada um.
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias." (Salmos 23? 5 e 6)
O Salmista passou por muitas provas, mas o cálice dele transbordava na presença do Senhor, pois, ele tinha o prazer na salvação. Jesus chamou a todos os seus discípulos para que partilhassem do cálice da nova aliança, hoje celebramos este momento em memória de Cristo, todos temos uma nova oportunidade de sermos purificados de todo pecado e impureza através do sangue de Cristo. Reflita nesta mensagem e pense nisso!!!

Nenhum comentário: