terça-feira, 12 de março de 2013

SANTA CEIA

CULTO DA FAMÍLIA
SANTA CEIA 03/03/13
Obreiro Cristiano


"E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?  E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos. E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, SENHOR? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras." (Mateus 26: 17 a 30)
No antigo testamento, Deus havia instituído ao povo três festas de celebração uma no primeiro mês do ano onde era celebrada a festa dos pães asmos e dos primogênitos, a segunda festa era no terceiro mês onde era comemorado o pentecostes e a terceira festa era comemorada no sétimo mês que era a festa dos tabernáculos. (Meditar em Êxodo 23)

E estava se aproximando o dia da festa dos pães asmos, quando os discípulos questionaram a Jesus o local onde eles deveriam se reunir para os preparativos da páscoa. Para esta festa eram separados ervas amargas embebidas em vinho, os pães asmos que eram feitos apenas de água e farinha, e o sangue de um cordeiro perfeito, sem defeitos que era morto para esta ocasião. Os discípulos prepararam toda a ceia conforme a tradição.
Ao cair da tarde, Jesus se reuniu com os doze discípulos, e lhes disse:
"Em verdade vos digo que um de vós me há de trair." (Mateus 26: 21)
Antes desta reunião com os doze discípulos, Judas Iscariotes já havia vendido Jesus por trinta moedas de prata, e mesmo assim, ele se sentou a mesa com Jesus e os outros onze discípulos.
Não importa o pecado cometido por você, se você estiver próximo a mesa, Jesus vai te convidar para se sentar à mesa e com Ele cear. Ele veio não para os sãos, mas para os doentes não importa o seu passado ou o que dizem a seu respeito, Jesus hoje te convida a se sentar à mesa com Ele.
Jesus sabia que seria traído, e afirmou isso diante dos discípulos, e todos foram tomados por profunda angústia porque sabiam que um dali seria o traidor, mas era necessário que que se cumprissem as escrituras. 

Judas já tinha pre-destinado o seu pecado, e mesmo assim se sentou à mesa. Sentar à mesa para cear é ter intimidade, nenhuma família convida um desconhecido para um jantar. Os escribas não compreendiam a atitude de Jesus de sentar e comer com qualquer um. Judas ao se sentar à mesa, ele não se sentia culpado por ter vendido Jesus pelas 30 moedas.
Sabe porque a ceia é tão importante até hoje? Porque através dela, estamos valorizando o sacrifício de Jesus. Muitos participam da ceia assim como fez Judas pré-destinando o seu pecado participando da ceia estando em pecado.
Tudo o que estava escrito precisava se cumprir através da vida de Jesus, aquela foi a última ceia a qual Jesus participou, Ele consagrou o pão que era o seu próprio corpo, e passou o cálice para que todos bebessem.
A igreja de Coríntios, não compreendeu o verdadeiro sentido da ceia, pois, eles comiam de mais, bebiam para se embriagar, não esperavam uns pelos outros, então Paulo lhes adverte que aquele ato não era um ritual religioso, mas comer do pão e beber do cálice era uma forma de anunciar com reverência a morte de Cristo e lembrar que um dia Ele voltará. (Meditar em I Coríntios 11)
Paulo ainda  alerta a todos que antes de comer do pão e beber do cálice, nós devemos examinarmos a nós mesmos, é olhar para dentro de nós mesmos e avaliarmos se estamos aptos ou não a participar do sangue e do corpo de Cristo. Esta é uma instrução, quem tem pecado, se arrependa, confesse seu pecado ao Senhor, para que possamos participar e sermos livres.
Este é o sangue da nova aliança, e a partir dele um novo mandamento foi dado à igreja, através do corpo e do sangue de Jesus, isso teve um preço muito alto para remissão dos nossos pecados.
No antigo testamento vemos que para um homem ser livre da dívida, era necessário que houvesse o derramamento de sangue de um cordeiro, o cordeiro perfeito de Deus foi Jesus, Ele foi fiel a seu Pai, tudo isso foi para lembrar que existe um credor que comprou nossa vida com preço de sangue. Jesus subiu aos céus, mas nos deixou o Espírito Santo como nosso consolador para que Ele estivesse conosco todos os dias de nossas vidas. 

Após Jesus e os doze discípulos participarem da última ceia, eles cantaram um hino e foram para o monte das oliveiras. Hoje nós temos a mesma oportunidade, porque Ele venceu a morte, por isso todos nós estamos aqui lembrando de seu sacrifício de cruz. Ele não excluiu ninguém, quem não está apto a participar da ceia, procure se concertar para que na próxima ceia, você se assente a mesa com o Rei dos reis e com Ele você possa cear. Pense nisso!!!







Nenhum comentário: