quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SANTIDADE MINHA PRIORIDADE



CULTO DA VIRADA
31/12/12 – 01/01/13
Pr. JEOVÁ DE AQUINO


"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1: 13 a 16)
Santidade é uma qualidade de quem é santo, escolhido, separado por Deus para viver uma vida em santidade. É bem verdade que Pedro ao escrever esta carta aos primeiros cristãos existia uma preocupação, pois, havia muitos cristão espalhados em várias cidades e Pedro escreveu esta carta afim de admoesta estes cristãos a serem santos, pois existem aqueles que tem uma tendência a desfalecer na fé, muitas são as tentações devido o pecado sempre estar disponível, e Pedro queria alertá-los para que vigiassem, que tomassem cuidado.
O tema escolhido para 2013 fala de santidade como prioridade em nossa vida, isso não invalida as demais prioridades que temos em nossa vida secular, mas devemos estabelecer para nossa vida espiritual a santidade, buscar agradar a Deus, fugir do pecado, é claro que as tentações virão, mas se colocarmos como prioridade a vontade de Deus, se escolhermos não pecar desta forma, estaremos dando prioridade a santidade.
No contexto religioso cristão, a todo momento temos visto muitas coisas acontecendo em toda parte desta forma devemos nos policiar, estando vigilantes, precisamos cuidar de nossa vida espiritual, porque a tentação vem, o pecado vem, por esta razão o tema de 2013 para a Igreja Batista Ebenézer foi escolhido o tema: “SANTIDADE MINHA PRIORIDADE”.
 Este é um tema que não é muito popular talvez se tivesse sido escolhido outro tema como: “O ano do ouro e da prata”, muitos iriam gostar por estarem precisando de dinheiro, tais pessoas estão priorizando as coisas da terra, não que seja errado possuir riqueza, mas esta não pode ser nossa prioridade, muitos estão esquecendo do principal que é Deus, e da busca pela santidade, pois, sem ela ninguém verá a Deus.
"Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." (Josué 3: 5)
O Deus deste século tem cegado o nosso entendimento, por isso é necessário cingir o entendimento com coisas que edificam, pois, uma mente cheia de pecado não agrada a Deus. Não podemos andar na presença de Deus com a mente suja, por isso Pedro orienta para cingir a mente, para que possamos fazer a vontade de Deus, e termos a alegria de Deus no nosso coração, caso contrário nassa mente se tornará cativa do pecado. O lugar onde mais satanás ataca é mente, semeando palavras, nos fazendo pensar em coisas desnecessárias, satanás não conhece nosso coração, mas ele semeia em nossa mente aquilo que ele quer abrindo brechas para ele atuar em nossas vidas. Que nossa mente possa estar revestida da palavra de Deus para que possamos pensar no que é bom, com a ação do Espírito Santo, porque existem muitas mentes destruídas com pensamentos de morte, desejos suicídio, pensamentos que não agradam a Deus.
Este é o ano da santidade, ano que Deus vai santificar nossa vida através da palavra. O que estava sendo arquitetado pelo inimigo será destruído, pois nossa mente será bombardeada pela palavra de Deus.
O que nos contamina não é o que entra no coração, mas o que sai do coração, a boca fala do que o coração está cheio, não adianta afirmar: “falei sem querer”, pois, a palavra já estava semeada no coração. Dentro do coração do homem é que procede a maldade, é de lá que sai a prostituição, o furto, o adultério, o que tem de gente adulterando por aí, só tem contribuído para o aumento das estatísticas de casos de divórcios, segundo pesquisas Brasília é a capital de adúlteros e divórcios.
Outro que procede do coração e contamina é a avareza, avareza é apego ao dinheiro, existem pessoas que são escravas do dinheiro, avarento este sim está contaminado, os adúlteros, as malícias, o engano, a má fé, pessoas que usam da má fé, compram e não pagam, isso é o que arruína na vida dos cristãos.
Pedro se preocupou, com a proliferação do engano, da blasfema, falar mal de Deus, blasfemar contra o Espírito Santo de Deus, é  por isso que vemos pessoas frias destruídas com o pecado e estão se distanciando cada vez mais de Deus. Pessoas que começam bem e terminam mal, começam como servos de Deus e terminam fazendo coisas completamente contrárias da vontade de Deus, se tornam arrogantes, e isso prejudica a vida espiritual, tirando a santidade.
Por isso estamos com este tema de santidade, porque depois que conhecemos a Jesus, nós pegamos as impurezas e lançamos por terra. Chegou o tempo da igreja do Senhor se santificar, o tema de 2012 foi “AVIVAMENTO ATÉ O ARREBATAMENTO”, Jesus vai voltar mesmo que alguns não queiram, e sem santidade ninguém será arrebatado, é peso de mais, para ser arrebatado, é necessário ter santidade, Deus não leva peso, mas leva almas leves, por isso a igreja do Senhor deve ser sem pecado, pois a natureza divina de Deus não tolera o pecado, Ele tolera o pecador mas o pecado não!
"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59: 2)
Existe uma separação entre o homem e Deus que é o pecado, a mão Dele está estendida para que possa salvar, mas as nossas iniquidades e nossos pecados é que fazem divisão é o que faz separação entre nós e Deus.
"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1 :16)
Quem quiser andar com Deus tem que andar em santidade, quem é santo santifique-se mais, a alma que pecar essa morrerá, pois, o salário do pecado é a morte, satanás pensou que íamos entrar em 2013 do mesmo jeito, mas nossa vida pode mudar ainda hoje, Deus traz uma nova oportunidade através deste novo ano para buscarmos a presença Dele, para orarmos mais, para clamar mais, dobrar nossos joelhos em rendição, amar mais a nossa família, perdoar, isso é novidade, isso é vida santa, isso é vida com Deus.
Quantos querem entrar no ano novo tomando a decisão de cingir a mente, destruindo os velhos pensamentos? Basta tomar uma atitude diante de Deus, é escolher a Deus e admitir que precisa de Deus, viver a santidade de Deus, a santidade de Cristo aqui na terra, rompendo com o pecado, com as trevas, desagradando as trevas e agradando a Deus, é melhor agradar a Deus, do que agradar a homens, os discípulos de Jesus viveram a palavra enquanto os fariseus guardavam a palavra, mas não viviam. Muitos tem revelação do céu, mas não tem revelação da bíblia, o que tem de gente com a língua solta falando mal dos outros, mente e fofoca da vida alheia, estas são revelações da carne não são revelações da bíblia, o que santifica a nossa vida e a igreja é a palavra de Deus, sem a palavra de Deus a igreja se corrompe, mas alicerçados nela a gente rompe, através dela a igreja será arrebatada para a glória do Senhor Jesus! Pense nisso!!!

Nenhum comentário: