quarta-feira, 21 de novembro de 2012

VISÃO

CULTO DA FAMÍLIA
SANTA CEIA 04/11/12
                                                           PR. KALIL

"Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.  E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia." (Números 21: 4 a 9)
É através dos olhos nós conseguimos enxergar até um determinado ponto, mas nossa visão é limitada que e não enxergamos além, a bíblia diz que o discernir é mais que enxergar, é o Senhor que nos dá o discernimento para ver o que está a nossa frente que não podemos ver. Muitas vezes nós só enxergamos o que nos interessa, por talvez nos beneficiar e vermos apenas um lado, neste texto vemos aqui alguns erros que o povo cometeu:
1 - No meio da prova e da luta, o povo se angustiou na alma, isso gerou uma doença que muitas vezes pode ser incurável, a doença da alma é a pior doença para o crente, que pode ser subdividia em psicológica e psiquiátrica.
Psicológica, a pessoa que está passando por problemas deste tipo, mal conseguem dirigir a palava a outra pessoa, a situação vivida é tão forte e intensa que a sufoca.
Psiquiátrico, é uma inquietação que gera desconforto e Deus não age na inquietação, em todas as passagens bíblicas, nós vemos o Senhor dizer: “aquietai-vos”, quando pedimos graça a Deus e pedimos a Ele visão para que nossa alma fique tranquila. Por incrível que parece até um profeta entrou em uma caverna e estava em processo de depressão achando que Deus não olhava mais para ele, este profeta foi Elias. Assim como Elias, nós também estamos sujeitos a passar por momentos difíceis olhar para a situação e pensarmos que não tem mais jeito. Nós devemos estar preparados com nossa alma e nosso coração para o dia da adversidade, Jesus nos deixou uma palavra de conforto quando disse:
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16: 33)
O olhar do Senhor não passa em branco indiferente a nossa situação, Ele ouve o nosso clamor, quando falamos de erros e de se angustiar, vemos a bíblia falar da angústia da alma, o povo viu as maravilhas de Deus se manifestar quando Ele enviou as 10 pragas por sinal, viram o mar sendo aberto, mas mesmo assim o povo se sentiu angustiado, cansado de tanto caminhar. Não devemos procurar o Senhor apenas no momento da angústia, mas devemos procurar por Ele enquanto podemos encontrar.
2 – O povo falou contra Deus e e contra Moisés, a murmuração aqui expressa as nossas reclamações de quando dizemos que não tem mais gentio, levando outras pessoas ao mexerico, a fofoca, a pessoa que está no buraco, ela sempre levará outra pessoa junto. Começa assim um fala mal do salário que recebe com um colega, este colega dá vazão a crítica, de repente junta mais um,e vai juntando outros formando uma roda de pessoas murmurando não só do salário, mas do chefe, da empresa, todos vão no mesmo ritmo.
Nós perdemos a benção porque falamos de mais, perdemos a benção porque estamos pensando tantas coisas que desejamos em determinado momento e acabamos murmurando por não ter, o diabo sabe disso, porque ele trabalha na mente, dizendo, não vai dar certo, começa a falar mal de tudo, da igreja, do estacionamento, começa a murmurar perde a benção, Deus não está nestas coisas, devemos buscar ao Senhor em Espírito e em verdade. Não fique pensando no que você irá fazer quando o culto acabar, pense apenas que hoje é dia de adorar a Deus, você não veio para um encontro, mas a uma adoração ao Deus vivo.
3 – Muitas vezes nos esquecemos quem somos e de onde viemos, antes de saber o que Deus fez por nós, foi a essência primordial de Cristo na cruz por todos nós, aquele que bebe e come do corpo de Cristo este será salvo, muitas vezes esquecemos do amor e da salvação, a essência da salvação é o amor, nós temos deixado de amar, Ele morreu por todos nós , através de sua morte nos tornamos dignos de misericórdia, aquele que se julga superior este é o menor, quem quer ser o primeiro, seja o último, inverteu-se os papéis, temos que amar, que benefício tem amar as pessoas que já amamos? E aqueles que não são amigos? O que o Senhor representa na sua vida? Quem somos? Será que deixamos Deus agir na nossa vida? Que situação pode nos surpreender daqui três minutos?
O mundo começa se a preparar para o fim, muitos já fizeram profecias para o fim, mas esse dia nem a igreja sabe, a única certeza é que a igreja subirá triunfante, exaltando o único digno de receber toda a glória e louvor aquele que venceu.
Se temos a convicção que somos lavamos e remidos no sangue do cordeiro, todo o nosso trabalho não é em vão, Deus nos tirou de uma situação e nos colocou em outra, Deus mudou a nossa sorte, se hoje nós andamos de fé em fé, nós andamos para o céu, se estamos andando e não é para os caminhos que nos conduzem a Deus, o nosso caminho está errado, Deus não nos tirou do lamaçal do pecado para que morrêssemos  não é pisando e humilhando as pessoas que chegaremos a algum lugar.
Nós temos que pregar o amor do Senhor pelo seu povo, esse amor é demonstrado através de Cristo. A palavra do Senhor nos diz que para o agir do Senhor é necessário:
1 - Reconhecer que somos falhos, tirando de dentro de nós o orgulho, aquele povo quando reconheceu que havia errado, a provisão da cura veio. Queremos ser os melhores, somos treinados para sermos mais que vencedores, mas nós também precisamos aprender com nossos tropeços e adversidades porque a bíblia diz que nossos adversários se sentarão conosco à mesa.
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda." (Salmos 23: 5)
Não podemos ser o tipo de crente “seis hora por mim”, para alcançar o reino de Deus, precisamos nos tornar filhos de Deus e fazer merecer este reino, Ele não nos dá o direito de pisar e humilhar ninguém, quando erramos é importante nos corrigir e voltar atrás onde erramos, até para ofertar, Deus  não recebe oferta de qualquer jeito. Deus não age em coração com ódio, mas a um coração contrito e quebrantado,que se humilha.
Quando o filho pródigo reconheceu que se estivesse na casa do pai dele, ele não estaria comendo das sobras dos porcos, ele resolveu voltar não como filho, mas como servo, a atitude dele demonstrou humildade, mas quando irmão dele que sempre esteve ao lado do pai o viu de volta, ele não queria aceitá-lo depois de tudo o que havia feito, mas seu pai lhe deu uma lição de amor ao declarar que o que estava perdido dado como morto, estava de volta. Nós queremos julgar com a proporção que nos julgam, mas todo julgamento pertence somente a Deus.
2 – Devemos esperar no Senhor e a bíblia nos ensina isso:
"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança." (Salmos 4: 8)
"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40: 1)
O Espírito de Deus age em nosso favor com paciência, somente aqueles que esperam no Senhor podem receber bençãos sem medidas.
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6: 21)
 Onde está o seu coração, nas coisas de Deus ou materiais? Será que temos servido a Deus apenas para receber algo em troca?
3 - Se nós estivermos fazendo a nossa parte, não podemos turbar nosso coração, pois, o que Deus tem para a minha vida, não é a mesma coisa que Ele tem para a vida de outra pessoa, Ele não dará a minha benção para outra pessoa, não cai um fio de cabelo sem o consentimento de Deus, nem uma folha cai de uma árvore sem o consentimento Dele. Onde estávamos a um ano atrás? O que o Senhor fez por nós durante todo esse tempo? Dia-a-dia o Senhor tem nos acrescentado bençãos sem medida, a alegria e paz do Senhor está sobre nós, em tudo o Senhor tem cuidado de nós.
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3: 13 e 14)
Nada vai deter o agir de Deus em nossas vidas, as bençãos do Senhor não cessaram nas nossas vidas, Ele espera que estejamos aptos para receber, devemos entrar em nosso quarto em nossa intimidade e nos humilhar diante da presença Dele, pois, Ele é o Deus que cura, salva e liberta, basta apenas uma palavra do Senhor para nos abençoar. Onde é a sua causa? Olhe para o sacrifício da cruz, pois, grandes coisas o Senhor fez ainda fará em nosso meio. Pense nisso!!!




Nenhum comentário: