quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

REPE 2013 - SAIA DO BARCO


REPE 2013 – Pr. Claudio Duarte  11/02


"E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.  E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.  E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus." (Mateus 14: 22 a 33)
Jesus deu uma ordem aos seus discípulos para que entrassem no barco, eles tinham motivos para não querer entrar no barco, pois, eles enfrentaram uma forte forte tempestade e o barco onde estavam quase veio a naufragar e nesta ocasião, Jesus estava no barco. Mesmo os discípulos não querendo partir, eles obedeceram e foram. Se nós não estivermos prontos para obedecer, já mais poderemos ser discípulos.
Os discípulos partiram, mas novamente foram surpreendidos por uma forte tempestade e o vento soprava contrário. Ventos contrários nos fazem amadurecer, envelhecer faz parte do processo da vida, mas amadurecer não é obrigação.
Jesus foi de encontro aos seus discípulos por volta das três da manhã andando sobre as águas, quando os discípulos o viram, temeram ser um fantasma. Pedro duvidando que era Jesus, questionou “...se és tu manda eu ter contigo...”. Nós devemos ser ousados e sair do convencional para viver o sobrenatural. Quem não sai do barco, detesta ver a gente saindo do barco, quem torce contrário contra nós são aqueles que ficam no barco.
Jesus poderia dizer: “que isso Pedro sou Eu, fica aí que Eu já estou chegando”, mas Jesus apenas disse: “...vem...”. Qual é o seu sonho? Ele até pode ser impossível para nós, não para Deus. Pedro no meio do caminho começou a afundar, sabe porque? Por que não existe super-homem, a nossa força vem do Senhor, Ele é o nosso escudo.
"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti." (Salmos 91: 7)
Quem sai do barco, conta milagres, quem fica no barco  conta os milagres do outros. Saia do barco, estude como nunca estudou, tire as melhores notas como nunca estudou, seja ousado e esteja acima da média, peça ao Senhor para fazer o que nunca fez na sua vida. Está na hora de fazer algo diferente, é hora de sair e dar um nome para 2013 e vá de encontro ao seu sonho.
Ninguém quer nos ver vencer, mais do que Deus, seja ousado, saia do barco, ame sua família, encare o pecado, pois, ele é momentâneo, porém, Deus é eterno.
Nós estamos em uma fila invisível para a morte, daqui a pouco chamam uma senha que pode ser a minha ou a sua, não há como relutar, a hora de agir é agora. Existem duas coisas que não podemos fazer mais nada, que estão no ontem que já passou e no amanhã que ainda virá, o dia mais importante de nossas vidas é o hoje, hoje mesmo podemos mudar nossa história.
"Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente." (I Samuel 17: 24)
Em Israel havia rumores de gerra, os filisteu prepararam um grande exército e existia um guerreiro chamado Golias, este desafiou o exército de Israel e pediu apenas um soldado para que lutasse com ele, mas nenhum soldado se levantou por temer aquele homem. Após quarenta dias de afronta, Davi ouviu falar da afronta sofrida por Israel por não ter um soldado valente que pudesse enfrentar o gigante, então tomou conhecimento dos prêmios que o rei Saul daria aquele que lutasse e derrotasse ao gigante, que era isenção de impostos, a mão da filha do rei em casamento além de riquezas, Davi viu a oportunidade e se prontificou a pelejar contra Golias, mas ninguém creu nele.
Os gigantes da vida estão aí, os nossos Golias estão querendo roubar nossa santidade. Golias não conhecia o Deus de Davi, alguém deve ter pensado, deixa ele ir até Saul, quem sabe ele não desiste. Ao contar para Saul suas experiências com o urso e o leão, Saul permitiu que ele tentasse. Davi tentou vestir a armadura de guerra do rei Saul, mas após vestir Davi não conseguiu nem se mexer, então ele resolveu tirar aquela armadura,
Quantos ursos e leões temos enfrentado? Não podemos ter medo de enfrentar nosso gigante! Descubra qual é o gigante que está te causando afronta.
Davi passou por um riacho, pegou apenas cinco pedrinhas, colocou na aljava e foi de encontro ao gigante. Golias perguntou se ele era um cão para que ele fosse com pau e pedra para enfrentá-lo. Davi lhe respondeu que Golias ir com escudo e com laça, mas ele iria em nome do Senhor dos exércitos. E com apenas uma pedra Davi derrubou Golias, pegou uma espada e arrancou a cabeça do gigante.
Deus opera nos lugares mais improváveis, Deus pode fazer grandes coisas nas nossas vidas, precisamos compreender que do Senhor é a peleja. Os problemas estão aí, nossos gigantes hoje são a prostituição, os vícios,  mas é preciso coragem para encarar os problemas da vida.
Os pais preparam os filhos nas melhores escolas, mas não preparam para a vida, hoje quantas crianças estão obesas? E quantas não apresentam sintomas de depressão? Meninas que perdem o namorado e dizem que querem morrer porque não sabem encarar o gigante da perda, são meninas que não estão preparadas para a vida.
Existem pais que dariam tudo para resgatar o filho das drogas, mas bastava ter dado atenção de qualidade a eles quando eram  mais novos. Quem tem que nos preparar para a vida e nos dar alicerce para vencermos os gigantes da vida é a família.
Para vencermos as limitações impostas pela vida é necessário ter ousadia e coragem, vencedor olha para cima, além das circunstâncias negativas, ele encara a realidade porque Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Santidade nos leva a vitórias e as vitórias nos fazem sentir orgulho de sermos santos! Pense nisso!!!



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

REPE 2013 - TENTAÇÕES


REPE 2013 – Pr. Marquinhos Gomes 11/02



"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo; E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.   Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam." (Mateus 4: 1 a 11)
Tentação hoje não é exclusividade apenas da juventude, do menor ou do maior, todos nós estamos sujeitos, nos últimos tempos a ousadia de satanás tem aumentado a cada dia que passa, ele tem agido de forma agressiva, basta ligar a tv nos deparamos com pessoas nuas o tempo todo, o computador é outra fonte de acesso a pornografia, basta um click. O que nossos jovens tem visto?
Jesus foi tentado e venceu a tentação, Ele era homem e estava sujeito as mesmas tentações. Como Ele venceu as tentações? Vamos analisar os momentos que antecederam a tentação.
Jesus foi batizado por João Batista, no momento em que Ele foi batizado, uma voz desceu dos céus e dizia: “...este é o meu Filho amado, em quem me comprazo...” (Medite em Mateus 3: 16 e 17). Logo depois, Jesus foi levado ao deserto , porque no deserto, existem lições preciosas que podemos agregar.
1ª – Dependência de  Deus – ela precisa ser real em nossa vida, se Deus não estender a mão sobre nós, certamente satanás nos devoraria, mas a misericórdia do Senhor é o que nos mantém de pé.
  Tem rapaz que quer pagar de gatão na igreja, “puxa ferro” na academia e depois quer tirar onda na igreja, pois, pensam que podem tudo e não dependem de ninguém.
2ª – Ensina que somos vulneráveis – não existe super homem ou mulher maravilha, todos nós estamos sujeitos aos mesmos pecados, porque somos vulneráveis, o pecado é a nossa criptonita de destruição.
Muitos acham que conseguem dominar as próprias vontades, nós devemos deixar de brincar com as coisas que podem nos derrubar .
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4: 7)
A namorada beija no pescoço do namorado, ele arrepia, devolve o beijo, onde há fogo há fumaça, nesta brincadeira, logo o fogo pega e a carne vira churrasco, isso é uma carreta sem feito. Existem coisas que precisamos impor limites porque a hora que esquentar ninguém segura mais, temos que ser honestos com nós mesmos e com Deus.
3ª – Ela ensina a vigilância – existem pessoas que tem levado joelhada na boca pelo diabo, porque está com a guarda baixa, não ora, não jejua, busca ocupar o tempo que é de Deus com coisas que não edificam.
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26: 41)
Nós estamos em uma batalha, mas Jesus nos advertiu que nós teríamos aflição, mas para resistirmos, é necessário que nossa guarda esteja alta, para que possamos desferir os golpes certos para derrubar o inimigo de nossa alma.
Satanás aproximou-se de Jesus em um momento de debilidade física, por fome. A tentação começa a partir de uma necessidade.
Quando uma pessoa carente recebe um elogio, muitas vezes ela confunde as coisas, por não ter carinho e atenção dentro de sua casa, um simples elogio ou um pouco de atenção pode criar espectativas e ilusões. Temos visto uma geração carente, muitos jovens vivendo com pai e mãe na mesma casa, mesmo assim apresentam necessidades emocionais, outros querem ser reconhecidos e acabam se tornando alvos fáceis.
Jesus foi tentado e questionado diversas vezes por satanás, mas Ele não caiu em nenhuma, mesmo mudando de estratégia, Jesus resistiu as tentações até o fim. A comida era uma necessidade, mas Ele resistiu. E nós, como faremos para resistir as tentações e nos manter de pé?
4ª Estar cheio da presença de Deus – todas as vezes que satanás desafiava Jesus, Ele negava cada uma das tentações usando a palavra de Deus. Existem pessoas que só enchem a cabeça com xbox, playstation, redes sociais e por aí vai... é muita futilidade, ficar sem celular nem pensar, é decretar a morte eles tem necessidade de estar conectados 24 horas. Ao invés de encher a cabeça com coisas que edificam, pois, o tempo é um bem não renovável cada minuto perdido não voltará mais. Aproveite seu tempo para fazer coisas novas, amizades sadias, certamente seu esposo (a) está disfarçado (a) de melhor amigo (a). Constitua relacionamentos saudáveis, aumente sua rede de relacionamentos. Se nós não tivermos nossa fé firmada em Cristo, levaremos “toco” do diabo.
Jesus venceu a tentação com oração foram quarenta dias e quarenta noites de oração e jejum. A vida de Jesus era de oração, não era porque Ele era o filho de Deus, mas a oração é a respiração da alma, não é perder tempo é ganhar intimidade com Deus, isso faz  a diferença.
Como devemos fazer para vencer a tentação? Devemos encher nossa cabeça de coisas boas, orando, tendo convicção de quem somos. Quando satanás tentou Jesus, ele utilizou a expressão condicional “se”.
Moça você não é uma periguete, uma sirigaita, você é filha do Deus altíssimo, rapaz, você não é pegador. Nos terreiros de macumba satanás, chama as pessoas de “cavalo”, jovens compreendam que vocês não são fantoches nas mãos de satanás, cada um de nós fazemos parte de uma raça eleita, povo de propriedade de exclusiva de Deus. Sabe o que significa ser “menina dos olhos de Deus”? Experimente tentar colocar o dedo dentro da menina dos olhos. Quem mexer  com um de vocês, estará mexendo com Deus, ninguém aqui é filho bastardo, somos filhos do Deus altíssimo.
Aquilo que não nos derrubar hoje, irá nos fortalecer e nos ajudará a crescer, nossa autoridade sobre nossos inimigos crescerá, e automaticamente nós receberemos resposta de Deus e satanás terá que partir em retirada.
Como toda tentação começa? A partir de uma necessidade, quando nós estivermos firmes na presença de Deus, nós deixaremos de comer migalhas para sermos alimentados do melhor desta terra. Pense nisso!!!


REPE 2013 - SAGA DE UM SONHADOR


REPE 2013 – Missionária Camila 10/02



"E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras." (Gênesis 37: 1 a 8)
Este texto conta a história de José, ele era um jovem que trabalhava cuidando das ovelhas de seu pai e gostava de seus irmãos, mesmo sendo desprezado por eles, ele era muito fiel a seu pai, seu pai o incubia da tarefa de observar seus irmãos e informar a Jacó tudo o que eles faziam, e isso trouxe uma má fama de fofoqueiro diante de seus irmãos.
Naquele tempo, os filhos deviam honrar a seus pais, e eram lembrados através de sua genealogia, a geração de Jacó foi a terceira geração escolhida por Deus, José tinha zelo por sua família, e por seu pai ele não media esforços para honrar o nome dele.
A quem temos honrado? A quem temos dado prioridade? Devemos honrar primeiramente a Deus e depois a nossa família, isto é um princípio bíblico que não pode ser quebrado. Muitas vezes por amor aos outros nós fazemos muito até o impossível, mas, quando é para Deus colocamos dificuldade para honrar a Deus.
Se a nossa santidade incomoda a alguém, não mude por esse alguém, mais importante é honrar a Deus do que honrar um ser humano. Não podemos ser cúmplices de fofoca e mentira, o nosso desejo deve ser honrar a Deus em todo o tempo.
Na época do profeta Malaquias, o povo havia perdido todo o respeito e reverência a Deus e quando sacrificavam, eles levavam animais defeituosos.
"O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível." (Malaquias 1: 6 e 7)
Pais ensinem seus filhos a honrarem a Deus, pois, honrando a Deus, eles honrarão a vocês também. Se Deus é o nosso Senhor, onde está a honra Dele?
Jesus foi convidado para um banquete na casa de Simão, a casa estava cheia, Simão estava a dar atenção aos convidados e deixou Jesus, uma certa mulher pecadora se prostrou aos pés Dele, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento, então Jesus foi questionado por Simão se Ele não sabia quem era aquela mulher. Jesus respondeu a Simão que Ele havia entrado em sua casa e ele não tinha nem lavado os pés Dele, mas aquela mulher havia regado aos pés com as lágrimas e secado com os próprios cabelos. (Medite em Lucas 6: 34 a 50)
O conquistador é marcado por honra, o primeiro mandamento com promessa fala de honra. Quer ser honrado? Honre primeiramente seu Pai celestial depois, honre sua família, se seu pai ou sua mãe lhe disser não é não! Respeite a orientação deles. Isso não significa que temos que ser o que eles foram, nem muito menos seguir a mesma trajetória, não importa se seu pai é um maconheiro, ou um bêbado, honre porque ele é autoridade em sua vida.
O crente quando é santo, é taxado como X9, não tema ao homem, mas tema ao Senhor, porque é o princípio da sabedoria é honrar ao Senhor.
José quando esteve na casa de Potifar, não aceitou a tentação da mulher de Potifar, ele saiu correndo, perdeu a capa, mas não defraudou aquela mulher. Perca o que for na sua vida, mas não perca a sua honra! Faça a vontade do Pai, não se importe com os outros que ficarem chateados, mas não deixe o Pai chateado.
José recebeu uma túnica como prova do amor de Jacó por ele, seu comportamento era diferente com relação aos seus irmãos. Como tem sido o seu amor por Deus? A túnica na vida de José, foi Deus selando o seu futuro, só os príncipes usavam túnica colorida, quem no campo que cuida de ovelhas teria tamanha honra de usar uma túnica como a que José ganhou de seu pai?
A túnica foi presente e tinha que ser usada, quem faz o que o Pai quer, ganha túnica, não anda envergonhado, está preparado para assumir? Porque a túnica não foi dada para os outros irmãos de José? Porque foi uma escolha soberana de Deus e por isso, ele incomodava, ele foi bem-aventurado, foi escolhido por Deus.
Na trajetória de um vencedor, Deus diz:
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15: 16)
Deus nos escolheu e nos separou, Ele nos deu uma túnica, mas muitas pessoas tem deixado de usar a túnica que o Senhor deu, tem o dom da palavra, mas porque falaram mal, deixou de pregar, use a túnica, veste a túnica, caminha com ela.
A desculpa de não querer aparecer não existe para Deus, se José ganhou a túnica e foi apascentar ovelhas no campo, não era para aparecer? Existem pessoas que não compram carro bom, só para evitar o falatório. Use a túnica! Se alguém deixou de usar, e ela está suja, lava a túnica, coloque no amaciante da oração, passa a túnica, volte a pregar, cantar se se tiver oportunidade, apareça!
A igreja está de pé hoje, porque temos referências de quem foi Pedro, de Paulo, eles foram um referencial de igreja, como vão nos ver se não estamos no templo, sem exposição, não há referência! Use a túnica!!!
Os irmãos de José o odiavam, as vezes não queremos vestir nossa túnica, por medo do que vão falar e deixamos de viver o que tínhamos que viver, deixamos de fazer as coisas por causa dos outros.
José era o que era com túnica ou sem túnica, não podemos deixar de ser o que somos por causa dos outros. Os irmãos de José não gostavam dele, e não era por causa da túnica, eles não gostavam por que José era um sonhador, ninguém se deita e escolhe o sonho que quer sonhar, ninguém pede para ter visões, os sonhos e visões eram dados por Deus.
"E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 10: 22)
Irmãos, fiquem tranquilos não satisfaçam a vontade de ninguém, o problema não somos nós, o mundo pode até nos odiar, pela mudança que Jesus produziu em nossas vidas.
Um conquistador tem comunhão, na faculdade, no trabalho nós procuramos pessoas como nós, mas se não encontramos, então nós tentamos nos adaptar a determinado grupo de pessoas e para sermos aceitos, fazemos o que for necessário. José passou muito tempo de sua vida, sozinho, sem amigos, mas não se deixou influenciar.
"Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho." (Gênesis 37: 7)
José não sonhava sozinho, em seu sonho estava incluída a família dele, havia unidade e comunhão, e podemos ver isso nas expressões “estávamos”, “levantavam”, tudo no plural. No sonho de José cabiam todos os irmãos dele, o anel era dele, mas todos foram morar no palácio junto com ele. Quando José diz: “...também ficava de pé...”, isso mostra que ele era o último a  ficar de pé, só depois disso é que o molho de seus irmãos se inclinariam diante do dele.
O sonhador não conquista sozinho, a felicidade de José foi ter de volta a família ao lado dele, isso mostra que apesar de tudo o que ele passou, ele foi capaz de perdoar e viver em paz com a família dele. Não comprometa os planos de Deus, seja um sonhador e conquistador, mas que sua conquista não seja passando por cima de ninguém, faça como José. Pense nisso!!!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

REPE 2013 - CORRER COM CRISTO


REPE 2013 – Davi Sacer 10/02


"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta;" (Hebreus 12: 1)
Deus nos criou como seres únicos e o interessante é que este texto nos diz que fomos colocados em uma corrida marcada para nós, porque Ele sabe que todos nós temos condições de chegar ao final. Aquele que começou a boa obra, Ele irá cumprir.
Quando os discípulos estavam em alto mar, em meio a uma forte tempestade quase sendo engolidos pelo mar, Jesus chegou e acalmou a tempestade. Deus nunca chega atrasado em nossas vidas, seus olhos estão sobre nós em todo o tempo, e cada um de nós, Ele nos vê de uma forma diferente, Ele sabe exatamente quem nós podemos ser e onde nós podemos chegar, e quando Ele nos olha sobre o sangue de Jesus, os nossos dons e talentos podem ser amplificados por Ele.
"Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade." (Salmos 127: 4)
Caminhar na direção que Deus escolheu para nós, não é fácil, pois, existem alguns percalços, muitos tem promessas de Deus, além dos sonhos naturais como fazer faculdade, casar, ter filhos esta caminhada não é fácil, mas quem permanece fiel verá acontecer.
Precisamos deixar de lado tudo o que atrapalha nossa corrida, e nos deixar ser guiados pelo Espírito Santo de Deus, permitir que Ele abra nossa mente. Existem coisas tão simples que muitas vezes roubam o tempo que poderia ser de Deus, conversas que não edificam, a assistir alguns programas que não são apropriados. Será que em algum momento temos avaliado se tais coisas vão gerar frutos em nossa vida?
Para pecarmos não é necessário fazermos força, o pecado se manifesta de muitas maneiras, mas além do pecado existem coisas em nossa caminhada que precisam ficar no caminho, as vezes somos influenciados a ver algo como normal pela mídia e pela sociedade, mas que a luz da bíblia é condenado, diante de Deus só existe o certo ou o errado, não existe meio termo, devemos estar atentos.
Pedro foi um dos doze discípulos que este presente nos inúmeros milagres que Jesus operou, esteve no monte da transfiguração, foi o único a andar sobre as águas, mas no momento em que Jesus foi lavar seus pés ele recusou ser lavado por Jesus, mas Jesus o advertiu a Pedro que se ele  não permitisse não teria parte com Jesus, então ele pediu para ser lavado não somente os pés mas as mãos e a cabeça. Nós precisamos colocar nossos pés na bacia de Jesus para lavar nossos pés, se não fizermos, poderemos parar no meio de nossa corrida. Nas mãos do Senhor podemos ser uma poderosa flecha, mas precisamos ter humildade suficiente para colocar nossos pés na bacia para sermos lavados.
Nem sempre nós temos vontade de continuar nossa corrida quando estamos sendo abençoados, e é nesta hora que nós precisamos abrir nossa boca para pedirmos socorro, por isso, é importante mantermos comunhão uns com os outros, devemos ser sinceros e transparentes, cansaço acontece com todo ser humano. Pedro viu sua fragilidade e pediu para ser lavado não só os pés como as mãos por talvez ter tocado naquilo que não devia, pediu para lavar a cabeça porque ele sabia que mesmo andando com Jesus ele poderia ter pensado em coisas em que não devia.
Não deixe que a sua corrida seja parada por falta de força, por algo que esteja atrapalhando a sua corrida, não perca o seu tempo com coisas que não são importantes, pois, ao final valerá a pena. Pense nisso!!!

REPE 2013 - O TEMPO DE DEUS


REPE 2013 - 2ª Ministração 09/02
Pr. Mac Anderson


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3: 1)
        As surpresas que acontecem em nossa vida, já estavam na agenda de Deus para acontecer. Quem tem sonhos e projetos, fazem a diferença e entram na contra-mão.
"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1)
A palavra paciência dói, mas tem gente que pensa que Deus é mágico, muitas pessoas são servas e vão a igreja e pensam que vão levar a benção quentinha para casa como uma comida de microondas que sai instantaneamente. É muito difícil ser jovem cristão e esperar em Deus?
Existem cinco marcas do tempo de Deus que precisamos aprender:
1ª Marca – O tempo de Deus nos amadurece, tem benção que Deus nunca nos dará enquanto não tivermos prontos, se não, a benção se torna em maldição, Deus conhece nossa alma e coração, Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo do Egito, ele estudou na melhor faculdade do Egito, mas ele, se descontrolou ao ver um egípcio maltratar um hebreu, então ele o matou, teve que se refugiar para o deserto, lá ele foi tratado por quarenta anos para poder tirar o povo do Egito.
Porque Deus não realiza nossos sonhos do nosso jeito? Porque os planos do Senhor são melhores, os seus caminhos são mais altos do que os nossos.
2ª Marca – O tempo de Deus serve para nos treinar, Ele treinou Moisés e José. José foi vendido como escravo por seus irmãos, Potifar o comprou e o levou como servo, depois foi promovido a mordomo, como era jovem ficou bonito, com porte vistoso, todas as mulheres do mundo poderiam se apaixonar por ele, menos a mulher de Potifar e isso aconteceu, ela tentou agarrá-lo, e senduzi-lo, mas ele resistiu, deixando para trás a sua capa, foi preso, e na prisão interpretou dois sonhos, um do copeiro e o outro do padeiro do rei, o padeiro foi morto sendo cumprida a interpretação do sonho e o copeiro foi libertado, antes do copeiro sair da prisão, José pediu a que ele se lembrasse dele quando entrasse diante de faraó. O copeiro se esqueceu de José, após três anos, Faraó teve um sonho, o qual ninguém decifrou, foi quando o copeiro falou de José. José interpretou o sonho de Faraó dizendo que viriam sete anos de fartura e sete anos de escassez, diante disso Potifar deu boas referências do caráter e índole de José e Faraó criou o cargo de governador do Egito. Creia Deus está te treinando no deserto e na prisão porque o teu lugar não é na prisão é no palácio!
3ª Marca – O tempo de Deus forja o nosso caráter, Ele trabalha com uma ponte chamada tempo. O ourives refina o ouro no fogo até ele ficar puro levando o ouro várias vezes ao fogo, Deus também faz assim para forjar nosso caráter até que Ele veja Ele mesmo em nós, as vezes Ele trabalha deixando muita dor, Deus prefere nos ferir do que nos perder.
4ª Marca – no tempo de Deus experimentamos o silêncio, quando Deus fica em silêncio é porque está trabalhando. Todos nós passamos por esta experiência, nossa vida não é um barco a deriva, precisamos descansar no Senhor e crer que este ano de 2013 será um ano de restituição, da realização de sonhos e projetos, o ano do tempo de Deus para nossas vidas.
5ª Marca – o tempo de Deus controla nossas ansiedades, se o sonho é grande a jornada é longa e a ansiedade será o peso que carregaremos, precisamos jogar este fardo fora.
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6: 34)
 Precisamos controlar este sentimento, o homem sofre além do que deveria sofrer com determinadas situações, não tema no futuro, Deus estará lá!
"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6: 26)
Certa vez, ao observar um ninho de pardais que fora destruído pela chuva, o casal de pardal estavam sobre o que havia restado do ninho cantando enquanto seus ovos, estavam quebrados no chão. Apesar daquela perda, eles estavam ali cantando. Precisamos entender que se Deus nos abençoar Ele é Deus, se Ele não nos abençoar, Ele continuará sendo Deus. Existem pessoas que são tão anciosas que quando recebem o milagre, não conseguem ver que foi a mão de Deus.
Porque tanta ansiedade? Para que carregar isso? Tudo tem o seu tempo determinado. Pare de se desesperar, pois, se for de Deus, Ele vai nos abençoar na hora certa e no tempo Dele Ele irá fazer coisas ainda maiores do que esperamos.
"Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." (Salmos 37: 7)
Quem fica ansioso de mais perde o espetáculo, mas que quem ora diariamente, não anda ansioso ou preocupado.
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" (I Pedro 5:7)
Deus nos faz um convite, vinde a mim... Estás carregando um fardo muito pesado, o de Jesus é leve! Existem pessoas que quando vai orar a Deus, quer pregar para Deus, não é errado orar assim, até os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a orar, pois, eles sendo judeus não tinham intimidade em oração, foi quando Jesus ensinou a oração mais conhecida da bíblia o “Pai nosso” (medite em Lucas 11: 2 a 4), o apóstolo Paulo foi um pouco mais longe ao clamar “Aba Pai”, Aba significa Pai, juntando os dois termos temos “Papaizinho”, isto é intimidade (medite em Romanos 8: 15).
O seu sonho ou projeto é tão grande e inatingível? Para Deus, é algo simples e pequeno. Aqueles que tem sonhos e não estão conseguindo suportar o tempo de Deus, receba esta palavra e creia que o seu o tempo do seu milagre vai chegar. Creia nisso!!!




REPE 2013 - NA CONTRA MÃO DO MUNDO

REPE 2013 1ª Ministração 09/02
Pr. Mac Anderson


Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?  Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Daniel 3: 13 a 18)
O rei Nabucodonosor era o rei do império babilônico, no ano de 605 a.C. ele decidiu invadir Jerusalém, com isso levou cativo os filhos dos príncipes e autoridades, entre os cativos estava Daniel. No cativeiro, existia um homem chamado Aspenaz, este era designado a cuidar dos cativos durante três anos estes homens foram preparados para que pudessem servir ao rei. De todos os banquetes que eram servidos, Daniel não participava de nenhum, pois, já haviam sido oferecidos aos deuses babilônicos, Daniel e seus amigos se alimentavam daquilo que ninguém queria, sua alimentação era diferenciada, porque ele se recusava a comer algo que tivesse sido oferecido a um deus pagão. Sadraque, Mesaque e Abdnego não se curvaram diante dele, então o rei Nabucodonosor questionou a eles quem era o Deus a quem eles serviam.
A primeira mudança ocorrida na vida de Sadraque, Mesaque e Abedenego no cativeiro foi a troca de identidade:
Ananias, cujo siginIficado é “meu Deus é misericordioso” passou a chamar-se Sadraque “Quem é como Aku? Deus da lua”;
Misael, cujo significado é “Aquele Que É Parecido Com O Senhor”, passou a chamar-se Mesaque "Quem é o que Aku é?"
Azarias, cujo significado é “Aquele Que O Senhor Ajudou”, passou a chamar-se AbEdnego "Servo de Nego" (ou Nebo, uma divindade babilônica).
Tais nomes não eram apelidos não, eles perderam a sua identidade durante três longos anos, embora tenham tido suas identidades adulteradas, por dentro, eles continuavam servindo com fidelidade a Deus.
Segunda mudança que eles sofreram, suas vestes foram trocadas. As roupas que vestimos não determinam nossa salvação, mas revelam ao mundo quem somos. Quem se veste como periguete, não pode exigir ser tratada como princesa, moças que postam em redes sociais fotos semi-nuas, e se diz serva de Deus, não se contradiza, não exponha na vitrine o que não está a venda. Não seja Babilônia!
As vestes de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdnego foram trocadas, as músicas e a cultura foi mudada, mas a santidade era a mesma. As músicas que ouvimos revelam o nosso coração! O que temos ouvindo? Temos ouvido muitas músicas no mundo secular sem letra, o camarada ouve e sai cantando por aí refrãos de apenas sílabas, algo sem mensagem, sem conteúdo.
Na Babilônia foi feito um decreto que todos deviam se curvar e adorar ao rei, porque ele queria ser deus. Como o mundo tem nos exigido santidade hoje se quisermos material pornográfico basta um click, como é difícil para muitos ser santo na madrugada. Aqueles três jovens andavam só naquele lugar. O que fazemos quando estamos só?
Daniel foi lançado na cova dos leões, por ter orado em sua casa com as portas abertas durante o período do decreto estabelecido pelo rei, onde não se podia adorar outro deus a não ser o rei. E nós? Como nós temos expressado nosso caráter diante da multidão? Jesus disse que nos enviaria no meio de lobos, quando estamos na igreja é muito fácil adorar, chorar e expressarmos a Deus o nosso amor por Ele, em Jerusalém é fácil, difícil é continuar com a nossa santidade quando estamos em nosso trabalho, na faculdade, ser crente na Babilônia é para poucos.
O rei mandou os três jovens para execução. Será que temos conseguido influenciar ou temos influenciado. Como é difícil andar na contra-mão do mundo. Sozinhos já mais conseguimos andar na contra-mão, mas juntos seremos fortes e lá na frente Deus irá nos honrar.
Aqueles jovens, saíam juntos, foram educados juntos, foram levados cativos juntos, se recusaram comer do banquete juntos, se recusaram a adorar o rei juntos, entraram na fornalha juntos e de lá saíram juntos. Uma brasa sozinha é carvão, mas juntas viram um fogarel e fazem churrasco. Nós precisamos ter pessoas ao nosso lado para nos ajudar em nossa caminhada, devemos confessar uns aos outros nossas fraquezas e tentações para não ter que confessar a queda depois. Enquanto achamos que não temos amigo, não somos ninguém, nós estamos aqui ligados em um só corpos.
Eles foram lançados na fornalha por rejeitar adorar outro deus que não fosse o verdadeiro Deus. Eles foram fortes para rejeitar o pecado e nós? Pecar é fácil e é bom, o problema são as consequências Deus apaga todos os nossos pecados, mas não apaga as consequências pois, se Ele tirasse as consequências nós nunca abandonaríamos o pecado. Pecar é prazeroso, mas mata lentamente. O que falta rejeitar em nossa vida? O pecado é bom, maravilhoso para nossa carne, mas os sonhos de Deus para nossa vida, estão parados, se seu namorado é indecente pare! Sadraque, Mesaque e Abedenego honraram o nome de Deus e não se curvaram, creram que Deus iria salvá-los, mas se Deus não os quisesse salvar eles estavam dispostos a morrer, mas não se curvaram.
Se Deus fizer milagre Ele é Deus, se não fizer Ele continuará sendo Deus, é Ele quem ordena o dia e a hora, não mande nos céus, pois, a obra é Dele, Ele é o criador e nós somos as criaturas, por isso devemos obediência.
Deus permitiu a fornalha na vida deles, e esta é a crise de muitos crentes por aí, pois, são fiéis e não compreendem o porque da luta, os três foram para a fornalha porque foram obedientes a Deus, entendam que fornalha na vida de crente é para aumentar o nosso clamor, tudo o que vivemos até hoje é permissão de Deus.
Qual a diferença entre nós e o ímpio? O ímpio entra só na fornalha, mas o crente não entra só na fornalha, pois, lá está o quarto homem.
Nabucodonosor, não compreendia porque haviam quatro, se só foram lançados três, pois, até os guardas que os conduziram até a fornalha morreram queimados antes mesmo de chegar a fornalha, não tinha explicação para o quarto homem que tinha semelhança de Deus, eles entraram amarrados, mas lá estavam livres.
Está na luta e na prova, creia Deus está contigo, se honrarmos a Deus em nosso trabalho, com nossa família, quem estará assumindo o controle é Deus. É Deus quem manda e quando Ele manda, até o diabo tem que obedecer. Pense nisso!!!