segunda-feira, 29 de abril de 2013

CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA


O Ministério Batista Ebenézer convida a todas as famílias para estarem conosco entre os dias 12 a 14 de maio para participarem da ‘CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA  - Santidade, cura e edificação da família”. Venha traga sua família, convide seus amigos e seja edificado por Deus, através de cada ministração.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

LIMITANDO A DEUS



CULTO DA FAMÍLIA – 14/04/2013
Pr. Paulo Roberto Rosa
E.U.A - Califórnia



"E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78: 18 e 19)
Este texto nos mostra duas coisas, que aquele povo estava discordando da comida que Deus tinha enviado e que eles estavam limitando o poder de Deus.
Temos visto muitas pessoas que perderam a esperança, decepcionadas e que perderam a fé em Deus. O sofrimento que tais pessoas tem se tornado o limitador do poder de Deus.
"E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles." (Mateus 13: 58)
1 - Mas o que significa limitar a Deus?
É minimizar a habilidade de Deus em fazer todas as coisas, é crer que Deus pode fazer certas coisas e outras não, é enxergar a Deus como humano e diante desta visão limitada que impomos a Deus os seguintes limites:
1.1  – Deus tem muito conhecimento, mas não todo;
1.2  – Deus está em muitos lugares, mas não em todos;
1.3  – Deus tem muito poder porém, não pode fazer todas as coisas;
Para as pessoas que pensam desta forma, a bíblia nos mostra que:
"Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?" (Gênesis 18: 14 parte A)
"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." (Jó 42: 2)
"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)
"Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus." (Lucas 18: 27)
Embora o povo de Israel tenha experimentado dos milagres feitos por Deus, aquele povo limitou a Deus. Vejamos como:
"Maravilhas que ele fez à vista de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como num montão. De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo. Fendeu as penhas no deserto; e deu-lhes de beber como de grandes abismos. Fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios. E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão. E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78: 12 a 19)
Embora aquele povo tenha visto sinais e maravilhas feitas por Deus, aquele povo estava limitando o poder de Deus. E nós? Será que nós também não estamos limitado a Deus?
2 – As consequências de limitar a Deus?
2.1 – Não recebe nada:
“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1: 6 a 8)
2.2 -  Impede a benção de Deus:
“E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13: 58)
2.3 – Desagrada a Deus:
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11: 6)
2.4 – Não devemos nos unir a pessoas incrédulas:
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (II Coríntios 6: 14)
2.5 – Os incrédulos já estão condenados:
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21: 8)”
Certo escritor cristão afirmou que: “A dúvida e a incredulidade são virtudes do inferno.”
3 – Marcas daqueles que limitam a Deus:
3.1 - Poderá Deus resolver os problemas que tenho?
"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78: 19)
3.2 - Será que nós não temos limitado a Deus?
"Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas." (Salmos 78: 32)
Napoleão Bonaparte disse: “ A incredulidade, ata as mãos do Deus onipotente.” Não limites a Deus!
4 - As consequencias de nós limitarmos a Deus
4.1 Pecamos contra Deus e nos rebelamos contra ele:
"  E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão." (Salmos 78: 17)
4.2 – Nossa mente passa a duvidar de Deus:
"E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite." (Salmos 78: 18)
4.3 – Passamos a falar contra Deus:
"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? Portanto o SENHOR os ouviu, e se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e furor também subiu contra Israel;" (Salmos 78: 19 e 21)
4.4 – As bençãos se transformam em maldição:
"Então comeram e se fartaram bem; pois lhes cumpriu o seu desejo. Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca; Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriu os escolhidos de Israel." (Salmos 78: 29 a 31)
4.5 – A vida passa a ser miserável:
"Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia." (Salmos 78: 33)
5 – O que  precisamos saber de Deus?
5.1 – Deus não muda:
"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Malaquias 3: 6)
"SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração." (Salmos 90: 1)
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." (Hebreus 13: 8)

5.2 – Deus te ama:
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 4: 8)
"Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Romanos 8: 32)
5.3 – Deus tem todo o poder, por isso não O limite:
"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28: 18)
Jeremy Taylor disse: “É impossível para um crente se desesperar, quando ele sabe que aquele que vem em seu socorro é onipotente.” Não limites o poder de Deus em sua vida! Pense nisso!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A ORDEM É MARCHAR


CULTO DA FAMÍLIA
07/04/13
Pr. Ezequias 
(Assembléia de Deus Ministério Boa – RJ)


"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem." (Êxodo 14: 13 a 15)
Nós não podemos recuar, nem olhar para trás, quem coloca a mão no arado não pode parar, por causa de uma luta que esteja passando, a ordem do Senhor é marchar. Aqueles que têm promessa do Senhor, continuem esperando vai acontecer, pois, Deus é fiel para cumprir sua palavra. Quem tem promessa mesmo no vale Deus é contigo, creia que Deus passa contigo, o que não podemos fazer é desistir.
Nós temos quatro motivos para não desistir e continuar marchando, vejamos esses motivos:
1º - Ter promessa: não podemos parar de marchar, ainda que a luta esteja difícil e pesada, ainda que estejam tentando nos tirar a nossa benção nós temos uma promessa do Senhor.
2º - “Eu deixarei o Consolador”: essa é uma promessa de que Ele estará conosco para sempre queira satanás ou não, nós O veremos face-a-face. Quem tem promessa verá as marcas dos cravos.
3º - Saímos do Egito:  nós estamos neste mundo, mas não pertencemos a este mundo, a qualquer momento a trombeta vai soar e nós iremos para a Nova Jerusalém. Um dia todos nós fomos escravos do mundo, mas Jesus nos libertou.
4º - Nunca deixaremos de ser perseguidos: não pense que só porque nos convertemos o inimigo não irá se levantar para nos perseguir. Quando estivermos sendo perseguidos, devemos continuar marchando, correndo, se não tivermos mais forças para correr, ainda que seja caminhando ou se arrastando de joelhos não podemos parar, se nós pararmos o nosso inimigo irá nos alcançar. Persevere continue marchando, pois, o diabo vai tentar nos alcançar, mas a ordem do Senhor é para continuar a marchar.
O povo ia na frente e Faraó seguia perseguindo atrás, dos lados existiam montes e montanhas e na frente estava o mar não tinha como aquele povo sair dali, mas a ordem de Deus era para marchar. Se Deus nos mandar marchar obedeça! O povo tomou atitude, obedeceu mas e agora? Para onde iremos?
"E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco." (Êxodo 14: 16)
Antes que Deus mandasse Moisés tocasse nas águas, o povo teve que obedecer e começar a marchar, só depois que Moisés tocou nas águas o povo atravessou o mar a pés enxutos.
Quem marcha há saída, as portas vão se abrir e a benção vai chegar, foi Ele quem prometeu. Não pare de marchar porque a vitória vai chegar. Jesus é a porta, então existe uma saída.
"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10: 7)
Não podemos ficar parados, é hora de atravessar o Jordão, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus! Pense nisso!!!






A DOENÇA DA COMPARAÇÃO


CULTO DA FAMÍLIA
24/03/13
Pr. Jeová de Aquino


"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12: 3)
Ninguém gosta de ser comparado  de acordo com o dicionário a palavra comparação é uma figura de linguagem usada para confrontar qualidades ou ações de elementos.
Não existe um antídoto contra a doença da comparação, ela tem debilitado muitas pessoas, entre os filhos, esposa, marido, vizinhos  estamos sempre comparando e sendo comparados com outras pessoas. Esta é uma enfermidade que não tem cura e para algumas pessoas as comparações sofridas serão marcas e cicatrizes que elas irão carregar por toda a vida.
E quando essa doença ocorre? Como detectar? Será que nós mesmos não temos nos comparado a outras pessoas? Geralmente quando alguém nos olha de baixo para cima, somos observados desde o sapato até o cabelo, e a partir daí, somos rotulados com algum tipo de conceito de aprovação ou reprovação.
Quando sofremos a reprovação, saímos tristes e procuramos compreender o porque? Por que não fomos “aceitos”. A medida que o tempo vai passando estes julgamentos vão abrindo verdadeiras feridas.
A sociedade nos exige o consumismo por marcas, produtos, tecnologias cada vez mais avançadas, tudo isso para sermos aceitos por um determinado grupo, a fim de demonstrar poder disseminando preconceito, por se acharem melhores que os outros, até no meio cristão temos visto isso, alguns se intitulam em ser “doutor em divindade”, outros querem se gabar por terem os nove dons do Espírito Santo.
Essa doença da comparação tem matado muitos sonhos de pessoas, e afastado muitos cristão da igreja, frustrado casamentos. E como Deus vê?
"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (I Samuel 16: 7)
Deus não se importa com o que o homem vê, Ele não olha a aparência  nós vemos uma pessoa bem vestida e julgamos que ela tem condições financeiras mais elevadas, mas no fim das contas muitas vezes a pessoa vive apenas por aparência. O Senhor vê o coração, não é a roupa, se tem dois metros de altura ou se os olhos são azuis, Ele apenas vê o coração.
O profeta Samuel foi enviado até a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como novo rei de Israel, ele viu passar por ele sete filhos de Jessé, mas nenhum deles era segundo o coração de Deus, foi quando o profeta perguntou se não existia mais algum filho que ele não tivesse visto ainda. Deus está nos vendo como pessoas separadas e escolhidas por ele. Davi era o filho de Jessé que estava faltando, ele estava esquecido no campo pastoreando ovelhas, era o menor, mas o Senhor rejeitou todos os irmãos de Davi, e Davi foi escolhido, separado e ungido rei de Israel.
Deus não vê como nós vemos, os olhos de Deus são diferentes, ainda que tenham feito alguma avaliação errônea a nosso respeito, Deus está nos dizendo: “filho Eu te amo desse jeito”.
Quem foi o apóstolo Paulo? Foi um terrível matador, perseguidor da igreja, ele queria sufocar a igreja, os cristão daquela época tinham medo de se aproximar de Paulo. Quando Deus escolhe alguém, Ele transforma de dentro para fora e Paulo foi transformado por Deus de perseguidor para um grande pregador.
"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4: 12 e 13)
Deus quer aperfeiçoar o nosso caráter, não importa o que os outros pensem a nosso respeito, o que importa é o que Deus pensa sobre nós, não importa se temos tudo o que nossa sociedade consumista nos impõe como padrão de vida, o que importa para Deus é que tenhamos o caráter Dele estampado em nossas vidas
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (II Coríntios 12: 9 e 10)
Deus não abre mão de nossas vidas, o desejo Dele é que sejamos iguais a Ele e não que sejamos iguais uns aos outros. Não podemos desejar que Deus trabalhe na nossa vida da mesma maneira que Deus trabalhou na vida de outras pessoas, Ele tem métodos próprios e estratégias para lidar com cada um de nós. Não queiram ensinar a Deus como Ele deve trabalhar, pois, Ele não precisa de nós para coisa alguma, a única coisa que o Senhor espera de nós é que andemos em obediência.
Paulo afirma que somos um corpo, muitos membros e cada um temos o nosso próprio valor, Deus nos fez assim através da vontade Dele, faça a obra diferente, faça o que tiver que fazer debaixo da unção, o Senhor não faz cópia, Ele cria tudo novo, se preciso for Ele quebra o vaso, molda o vaso e trabalha como Ele quer.
Não se sinta frustrada se você não canta como a Cassiane ou como o Kleber Lucas, deixe o sonho de Deus acontecer na sua vida, não queira ser avaliado por ninguém, é Deus quem faz na sua vida, assim como Ele fez na vida de Paulo, em Pedro, Mateus, Lucas, todos eles foram instrumentos moldados e usados por Deus.
Pare de comparar não queira ter um marido ou namorado igual ao da outra, porque você não conhece a vida íntima de cada um. Não busque um namorado pelos bares nem pela internet, busque a direção de Deus em oração no particular do seu quarto com Deus, espere no Senhor, espere no tempo e na hora do Senhor, Deus sempre tem a pessoa certa quando estamos de baixo da Senhoria Dele. Pense nisso!!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

O PODER DA PALAVRA


CULTO DA VITÓRIA
19/03/13
Pr. Jeová de Aquino


"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)
Antigamente um para um soldado romano seguir para uma peleja sua espada estava sempre pronta para destruir seus inimigos, nós como cristãos também temos uma espada, a espada do Espírito com ela lutaremos e venceremos, ela também é usada para revelar aquilo que está em oculto.
"Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se." (Mateus 10: 26)
 Se existe alguma coisa oculta em nossas vidas, a palavra de Deus nos revela, satanás tenta ocultadr de nós e tenta nos iludir com algumas mentiras e muitos acabam acreditando pensando que já mais serão descobertos, mas cedo ou tarde a verdade aparece.
Aqueles que temem ao Senhor, já mais serão enganados porque todos nós temos livre acesso a espada do Espírito. Manuseie esta palavra, pois, ela é poderosa.
"Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3: 7)
Não entre em uma luta sem que a espada do Espírito, também não transfira a sua luta a outro soldado, esteja na posição, pois, sem a palavra de Deus não há palavra revelada. Existem muitos cegos espirituais tentando guiar outros cegos, aqueles que não tem ou não andam com a espada do Espírito, não tem condições de conduzir a si próprio, quem dirá conduzir a outra pessoa.
Existem coisas que Deus só nos revela através da palavra, ela fala e nos mostra a direção que devemos seguir, pois, ela é viva e eficaz, não substitua a bíblia por livro algum, não importa o livro, mas a bíblia sagrada ninguém tira e nem acrescenta nada, nós só venceremos os maus pensamentos através da bíblia.
Jesus foi para o deserto e foi tentado por satanás, e foi através da palavra que o Senhor venceu as tentações. Quantos espíritos de engano tem agido fazendo com que pessoas cometam suicídio? Satanás fez propostas “tentadoras” para que Jesus se lançasse do monte, mas a palavra de Deus o fez rejeitar.
Quem pode conhecer o coração de uma pessoa ou o que ela está pensando?
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17: 9)
Até nós mesmos não nos conhecemos, maldito o homem que confia no seu próprio intelecto ou riqueza este é maldito, é enganoso o coração pensar assim, nós precisamos da revelação de Deus, pois, Ele nos revela quem somos.
Na farda de Namã, ele trazia suas vitórias e honras, mas por de baixo de sua armadura sua carne estava podre de lepra. Se não fosse aquela menina que foi levada como escrava para lhe trazer revelação da palavra e que existia um Deus que poderia curá-lo, certamente Namã morreria leproso. Só a palavra de Deus pode produzir cura e libertação. Aquele comandante foi curado por causa daquele menina. Que nós possamos ser profetas da nossa geração.
Namã quase perdeu a benção por causa do orgulho, a menina lhe deu a revelação de Deus, ele foi de encontro ao profeta cheio de orgulho por ter em suas mãos uma carta de recomendação do rei além de riquezas e por isso Namã achava que merecia toda atenção do profeta, mas ele se enganou, pois, o profeta não o recebeu apenas lhe mandou um recado que mergulhasse sete vezes no rio Jordão. Ele quase voltou para sua cidade enfermo pelo orgulho.
Assim como Namã, dentro da igreja existem muitas pessoas que só querem a cura,  só creem se alguém colocar a mão e orar por ela, dão mais valor ao contato físico do que uma palavra dita por um profeta do Senhor.
Quando Namã ouviu que tinha que mergulhar sete vezes ele até pensou em desistir, mas seus servos o convenceram de ir lá para tentar, para obedecer a ordem do profeta, foram seis mergulhos sem que ele obtivesse a cura, só no sétimo mergulho foi que ele pode ver sua pele curada daquela lepra.
Deus tem vitória para nós, essa espada cura, traz revelações para nossa vida, essa dor, a amargura, a falta do perdão, Deus pede para nós darmos o primeiro passo e tirar o ódio do coração para que Ele possa injetar amor, Ele tira a depressão e coloca alegria, mas muitas pessoas querem continuar carregando o peso da amargura.
Existem pessoas que trocam a palavra de Deus, por falsas profecias  mentiras estão deixando a verdadeira palavra de Deus por mentiras, Jesus venceu satanás através da palavra e esta palavra é poder de Deus em nossas bocas quando abrimos nossa boca pelo poder da palavra de Deus, ela não volta vazia.
A espada foi feita para ser usada, se o inimigo te afrontar, use a palavra de Deus, pois, é através dela que Ele irá revelar coisas grandes. Só quem tem a espada tem a revelação de Deus, muitos creem no horoscopo que é uma falsa revelação, mas aquele que tem a palavra de Deus não é enganado.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8: 32)
Hoje nós temos revelação máxima de Deus, existem homens por aí que se dizem ser Jesus, mas a palavra de Deus revela quem é o Filho de Deus.
"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mateus 16: 13 a 16)
Se tivermos que pedir algo a Deus, peça os dons espirituais, peça discernimento de Espírito só assim nós não seremos enganados. Deus é o único que conhece toda a nossa vida, basta apenas uma palavra Dele em nosso favor. Pense nisso!!!