segunda-feira, 18 de março de 2013

PILARES DA FAMÍLIA


CULTO DA VITÓRIA
12/03/13
Pr. Jeová de Aquino


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127: 1)
A família está firmada em quatro pilares que são: Deus, o amor, o reconhecimento e a comunicação. Através destes três pilares como veremos que o conceito de que “sou o bom”, não existe, pois, sem a edificação do Senhor todo o trabalho é vão.
Primeiro Pilar de edificação – Deus: ninguém consegue viver sem Deus, até o ateu vive as custas de Deus, a pior coisa que um ser humano pode fazer na vida é não admitir que precisa de Deus, todo ser que respira precisa de Deus, é Ele quem cuida de todas as coisas.
A base mais importante de uma família é Deus, se Ele não estiver presente na família, a mesma está fadada a ruína. Quantos casamentos estão sendo desfeitos pela falta de Deus? Por qualquer motivo, os casais tem se separado, quando se decidiram casar, foram até a igreja para pedir a benção de Deus, mas na hora de se separar, simplesmente procuram um advogado para desfazer o enlace matrimonial.
Quem deseja ter sucesso na vida, precisa ter Deus, quem quer cura precisa da mão poderosa de Deus, quem quer libertação precisa clamar a Deus, tudo é Deus, Ele tudo pode, Ele fez tudo sozinho, e se Ele não edificar a casa, a casa será construída sobre a areia que a qualquer momento irá desabar.
Segundo Pilar de edificação – Amor: a referência de amor não é o que está nos filmes ou novelas, pois, são contos de pura falsidade, não serve como parâmetro de referência. Nossa referência é a palavra de Deus.
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela;" (Efésios 5: 25)
A palavra de Deus ensina como o marido deve amar sua esposa, este amor é comparado com o amor de Cristo pela igreja, Ele amou a igreja não com falsidade, foi com um amor verdadeiro e incondicional, sua entrega foi total.
Terceiro Pilar de edificação – Reconhecimento: esposas reconheçam as qualidades de seu esposo, pois, se você não reconhecer, não tenha dúvida que as “periguetes” que estão na rua vão acabar reconhecendo aquilo que você tem desprezado.
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos." (II Reis 4: 1)
Esta viúva deu testemunho de seu marido mesmo após sua morte, ela tinha convicção de quem era seu marido, embora ele tivesse sido sepultado, ela foi de encontro ao profeta afirmando que seu esposo era servo e temia ao Senhor. O marido desta mulher, não vivia as custas dela, como hoje vemos muitos homens se encostando na mulher, esperando que as promessas de Deus se cumpram em sua vida deitado num sofá enquanto a mulher trabalha.
Reconheça os esforços daqueles que estão a sua volta ainda que seja com simples gestos como um abraço, um agradecimento, é necessário falar, tem que elogiar, dar valor aqueles a quem amamos, isso é reconhecimento.
Quarto Pilar de edificação – Comunicação: a medida que o tempo passa, a comunicação entre as pessoas tem piorado cada vez mais, embora os meios de comunicação tenham crescido, nunca vimos tanta frieza nos relacionamentos inter-pessoais.
A comunicação avançou e hoje temos a nossa disposição tecnologias que com apenas um click todas as informações que desejamos estão à nossa disposição, mas dentro de muitos lares esta comunicação está corrompida, as famílias não conseguem se comunicar entre si.
Quando Adão e Eva estavam no jardim do Édem, todo finalzinho de tarde, o Senhor visitava e aquela família e eles eram abençoados pela presença constante de Deus, mas no dia em que desobedeceram, o pecado entrou em suas vidas, e quando Deus procurou Adão e Eva como de costume, eles tinham se escondido, porque deram ouvidos a “pessoa” errada.
"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59: 2)
Quando a pessoa está em pecado, o medo vem e a pessoa foge de Deus, da igreja, ela perde a comunhão, elas se escondem porque estão em pecado.
Deus  já mais se esquece de nós, Ele está sempre a nossa procura, assim como Ele fez quando Adão e Eva pecaram, Deus chamou por eles.
"E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" (Gênesis 3: 9)
Hoje o Senhor te chama pelo nome e lhe pergunta onde estás? Ele quer ser o Senhor de sua casa, Ele está te procurando, Ele quer te trazer de volta para o jardim. Onde está você agora? O Senhor quer conversar contigo. Você quer que o Senhor seja o Senhor da sua vida? Ou prefere continuar da maneira que você tem vivido?
Deus quer te restituir, de tudo o que perdido foi, Ele deseja mudar a sua história, Ele deseja fazer morada em seu coração, mas para isso, você precisa convidá-lo para entrar em sua vida. Pense nisso e tome uma atitude!!!

PAZ X SANTIFICAÇÃO


CULTO DA FAMÍLIA
10/03/13
Pr. Sidney


"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" (Hebreus 12: 14)
O tema do Ministério Batista Ebenézer em 2013 é: “Santidade Minha Prioridade”, andar em santidade e seguir em paz é um grande desafio, pois, a falta de paz inibe e impede a santidade.
O autor do livro de Hebreus nos deixa o desafio de seguirmos em paz com todos e não é com alguns não, é com todos. Existem pessoas com as quais temos certa dificuldade de nos relacionarmos e manter a paz, mas este é um desafio com a qual precisamos vencer.
A palavra “seguir” no texto, nos dá a idéia de esforço, é não se conformar, e neste aspecto ele nos convida a buscar, se esforçar não é só se conformar achando que já fizemos nossa parte em tentar nos relacionar com algumas pessoas achando que já fizemos nossa parte. Santidade não é uma escolha ou opção, mas é uma obrigação. Sabe porque? Ela requer esforço, renúncia, decisão de desenvolver e cultivar uma vida de santidade.
Todos nós precisamos refletir sobre a santidade que imaginamos estar vivendo, pois, sem ela, não veremos a Deus. Ter o direito de estar face a face com Deus não significa ter um cargo na igreja, ter os nove dons espirituais isso não significa que a pessoa vive em santidade.
"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hebreus 12: 15)
É necessário ter diligência e prudência, para que ninguém seja faltoso, a palavra faltoso, nos dá a idéia de algo incompleto, uma pessoa integra ela é 100%, quando somos achados incompletos, nós temos facilidade de errar o alvo. Deus nos chamou para sermos completos.
Para termos a presença constante do Espírito Santo é necessário nos esforçarmos e fazermos por onde.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12: 2)
Paulo nos orienta a não se conformar é não tomar a forma do mundo é buscarmos a forma e os moldes de Cristo, pois, os moldes do mundo não promovem a paz, pelo contrário, geram contendas, indiferença. Temos visto tanta violência, no trânsito uma pessoa não pode buzinar para a outra que logo vemos uma briga sendo gerada por uma simples buzina. Isso é o que temos visto todos os dias, isso é fruto do espírito faccioso, ele induz a vingança, pagar o mal com o mal e isso está muito longe da paz.
Não aderir ao modelo do mundo, é resistir as más influências para não sermos enredados, Paulo nos motiva a sermos transformados pelo Espírito Santo, para que possamos nos aproximar uns dos outros, cultivando a volta as origens da nova criatura, mas para isso, precisamos voltar a esta experiência, para que possamos provar a verdadeira vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável seguindo em paz com todos.
Sempre encontraremos pessoas que nos roubam a paz, mas só com a graça e o amor de Deus, nós podemos romper as barreiras e experimentar viver em santificação. E quando nos depararmos com certos problemas, teremos as ferramentas certas para combater as situações adversas que muitas vezes vem para nos roubar a paz. Devemos compreender os outros, isso não significa que devemos concordar com tudo, mas significa que devemos respeitar as diferenças.
Seguir é se esforçar, é vencer as nossas dificuldades para caminharmos com os irmãos. Precisamos procurar começar nosso dia fazendo o bem para uma pessoa, devemos perdoar, pois, aqueles que andam conosco, dão tapinha nas nossas costas de falsidade, não são tão importantes quanto aqueles que nós perdoamos.
Busque conhecer novas pessoas, muitas vezes passamos por um conhecido e não o cumprimentamos, não nos importamos com as dificuldades de nosso irmão que muitas vezes está ao nosso lado.
Nós vivemos em comunidade e devemos viver em comunhão, precisamos descer do pedestal que nos colocamos, pois, somos todos uma grande família, isso é seguir em paz. Como iremos testemunhar as experiências vividas com Deus ou mesmo do amor uns para com os outros se não damos testemunho, se nossa vida não serve de exemplo.
Havia um pipoqueiro que vivia na porta de uma igreja vendendo suas pipocas, e ele observava que todo final de culto a maioria das pessoas saiam emburradas, de cara fechada, então aquele pipoqueiro pensava que já mais queria ser um crente para ser como aquelas pessoas que ele via.
Cumprimente o seu irmão, seja simpático, ame o seu irmão, não importa quem somos ou o nosso passado, o que importa é que existe um Deus que nos ama. Talvez muitos aqui tenham buscado pessoas que demonstrem pelo menos um pouco de carinho por elas, para estas pessoas, tenham certeza que existe um Deus apaixonado por elas, Ele te observou no meio da multidão e te escolheu, Ele não está preocupado com o que pensamos, ou com nosso estilo de vida, pelo simples fato de Ele ter um novo estilo de vida para cada um de nós.
Não importa como somos, ou o que nossa família pense de nós o que importa é o que Deus sabe a nosso respeito, importa é que experimentemos a metanóia (mudança de mente) de Deus uma verdadeira transformação de Deus em nossas vidas, não devemos ter medo do Senhor, precisamos permitir que o amor de Deus preencha nossa vida, Ele tem algo diferente para cada um de nós.
Quando estivermos sozinhos e pensarmos, como está difícil as nossas vidas, é nesta hora que devemos abrir o nosso coração, para que Ele entre em nossas vidas, para que possamos seguir em paz com Cristo, devemos nos render e deixar que Ele nos cure, nos molde para que nós possamos seguir em paz com Ele e com nossos irmãos. Pense nisso!!!