quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO

CULTO DA VITÓRIA
29/01/13


"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.  Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4: 17 a 32)
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz. (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios; Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" (Efésios 5: 1 a 18)
Quem pode afirmar com toda certeza que não há um vazio em suas vidas? Nós vivemos em busca de crescer e conquistar mais um degrau em nossa vida, e nesta busca acabamos trocando as “coisas” que nos traz amor e felicidade por momentos que nos trazem decepções e desilusões. Muitas pessoas têm buscado de forma desesperada um preenchimento do vazio de suas vidas em “coisas” ou meros momentos de uma alegria passageira, mas este preenchimento é vão e não produz nada, preencher é completar o espaço vazio.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" (Efésios 5: 18)
Nós devemos buscar e nos preencher diariamente com aquilo que é agradável aos olhos de Deus, só assim seremos completos. Quer ser vitorioso? Deixa Deus preencher sua vida! Do contrário não há vitória, vitória sem a presença de Deus não é vitória.
O que tem preenchido a sua mente? O diabo tem ceifado tantas vidas, este fim de semana (27/01/13) sem Santa Catarina, muitos jovens se reuniram em uma boate em um momento de diversão, planejaram estar ali, eles não poderiam imaginar o desfecho daquela noite, onde muitas vidas foram ceifadas, se eles soubessem certamente não estariam ali. Nós planejamos uma consturção, casar, ter filhos, ser felizes, mas nós perdemos tanto tempo preenchendo nossa vida com “coisas” vãs.
A boca fala do que o coração está cheio, muitas vezes buscamos um preenchimento com coisas vãs, expressamos palavras malditas porque nosso coração está vazio. Certo sábio disse: “que em nosso coração existe um vazio do tamanho do próprio Deus e só Ele pode preencher esse vazio.” Ter bens é muito bom, mas isso não preenche nossa alma, muitas vezes nós prcuramos a Deus pelo o que Ele pode nos dar, mas esquecemos que Ele já nos deu o bem maior que foi a vida eterna.
Será que tem espaço para Deus em nossas vidas? Ou existem espaços de sobra? Será que Deus tem sido o centro de nossas vidas? Ou o ego tem predominado? Precisamos deixar Deus ser o centro de nossas vidas!
Judas foi um cidadão que teve um privilégio de andar com Jesus, ele foi um dos doze escolhidos, andou com Jesus, comeu com Jesus, presenciou curas, sinais e prodígios mas, nada disso preencheu a vida de Judas, pois, o que estava empregnado em sua vida o que preenchia seu coração era o amor ao dinheiro, e com esta motivação, ele traiu a Jesus por 30 moedas, o resultado obtido em sua vida, foi a suicídio. Jesus é o único que preenche nossas vidas rumo a vida eterna.
O homem sempre buscou se preencher, pois, o homem é um ser incompleto, sem Deus o homem é um ser vazio, e de algo vazio, não podemos esperar em nada, Nós precisamoso nos preencher do Espírito de Deus. Deixe Jesus ser o centro da sua vida, pois, com Ele a sua vida será cheia do Espírito Santo de Deus, ser cheio de Deus é estar disposo , ser uma pessoa cheia do Espírito Santo é não trocar a presença de Deus por coisas materiais e passageiras.
Aquele que é revestido da presença de Deus é aquele que deixa de falar a mentira, deixar de usar esquema errado, ser cheio do Espírito, é ser misericordioso, amoroso, perdoador, amável, é conseguir amar a Deus sob todas as coisas, é ter um coração sincero, ser uma pessoa cheia de Deus é honrar a pai e mãe é denunciar o pecado
"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116: 12)
O que temos planejado na presença de Deus? Nós queremos ser vitoriosos, mas nós falhamos, queremos muito e damos pouco, o crente têm que ter prazer na lei do Senhor e meditar na sua lei dia após dia, para que este crente seja prenchido com o Espírito Santo.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119: 11)
Todo dia somos agraciados com verdadeiros banquetes de satanás para nos fazer retroceder, mas a nossa escolha deve ser Deus, sermos preenchidos por Deus, Jó apesar de tudo o que ele passou o tempo todo ele foi preenchido por Deus, ele estava focado em Deus porque ele sabia quem era Deus.
O que nos faz desistir de Deus? Um cheque que voltou, os filhos que estão dando trabalho? Nada pode estar acima de Deus em nossas vidas. Ter uma família bem estruturada, um bom emprego, vida estabilizada não são capazes de preencher as nossas vidas, se não tiver a presença de Deus. Como está preenchido o seu coração?
"Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também." (Salmos 139: 7 e 8)
Ele é o único que têm poder de se manifestar em nossas vidas, antes mesmo de abrirmos a nossa boca o único que pode preencher, o que é impossível para nós, para Jesus não há impossível, só Ele faz surgir algo no vazio de nossos corações, Ele traz vida, renovo, esperança, a certeza que somos mais que vencedores em Cristo Jesus.
Jesus é grande o suficiente para preencher nossas vidas, Ele colocou limites entre o céu e a terra, sob a sua ordem tudo foi criado, Deus é suficientemente grande para preencher nossas vidas, Ele deu o seu único filho para que tivéssemos a vida eterna. Ainda que não aconteça nada aqui nesta terra, o melhor de Deus ainda está por vir. E quando o melhor de nós irá chegar até Deus? Devemos deixar Deus nos preencher, e deixá-lo assumir o controle de nossas vidas, pois quando Ele dá ordens, e quer agir na vida de uma pessoa, ninguém pode impedir o agir de Deus.
Quem está cansado, Deus dá conforto, quem acha que estava desamparado, o Espírito Santo te coloca no colo sob os cuidados Dele, ninguém pode te tocar. Como está a sua vida? O vazio que entrou em sua vida, foi lançado pelo inimigo das nossas almas, deixe Deus te preencher, converse com Deus abra o seu coração, e quem está sentindo o toque de Deus, deixe Ele agir.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11: 28)
Ele é o único que pode aliviar o nosso fardo, Jesus nos convida hoje para preencher o vazio de nossas vidas, busque uma experiência com Deus, deixe Ele preencher todas as suas expectativas de sua vida. Ser humano vazio não permanece de pé! Seja renovado pelo Senhor, lute, rompa, vença e seja cheio do Espírito Santo
"E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa." (II Crônicas 7: 1)
Quando estamos cheios de Deus, satanás fica a procura de uma brecha, mas não consegue entrar nas nossas vidas, porque estamos cheios de Deus, deixe Deus preencher a sua mente, seus pensamentos. Busque ao Espírito Santo, deixe Deus te usar, pois Ele quer te encher. Pense nisso, tome uma atitude!!!


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SANTIDADE MINHA PRIORIDADE



CULTO DA VIRADA
31/12/12 – 01/01/13
Pr. JEOVÁ DE AQUINO


"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1: 13 a 16)
Santidade é uma qualidade de quem é santo, escolhido, separado por Deus para viver uma vida em santidade. É bem verdade que Pedro ao escrever esta carta aos primeiros cristãos existia uma preocupação, pois, havia muitos cristão espalhados em várias cidades e Pedro escreveu esta carta afim de admoesta estes cristãos a serem santos, pois existem aqueles que tem uma tendência a desfalecer na fé, muitas são as tentações devido o pecado sempre estar disponível, e Pedro queria alertá-los para que vigiassem, que tomassem cuidado.
O tema escolhido para 2013 fala de santidade como prioridade em nossa vida, isso não invalida as demais prioridades que temos em nossa vida secular, mas devemos estabelecer para nossa vida espiritual a santidade, buscar agradar a Deus, fugir do pecado, é claro que as tentações virão, mas se colocarmos como prioridade a vontade de Deus, se escolhermos não pecar desta forma, estaremos dando prioridade a santidade.
No contexto religioso cristão, a todo momento temos visto muitas coisas acontecendo em toda parte desta forma devemos nos policiar, estando vigilantes, precisamos cuidar de nossa vida espiritual, porque a tentação vem, o pecado vem, por esta razão o tema de 2013 para a Igreja Batista Ebenézer foi escolhido o tema: “SANTIDADE MINHA PRIORIDADE”.
 Este é um tema que não é muito popular talvez se tivesse sido escolhido outro tema como: “O ano do ouro e da prata”, muitos iriam gostar por estarem precisando de dinheiro, tais pessoas estão priorizando as coisas da terra, não que seja errado possuir riqueza, mas esta não pode ser nossa prioridade, muitos estão esquecendo do principal que é Deus, e da busca pela santidade, pois, sem ela ninguém verá a Deus.
"Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." (Josué 3: 5)
O Deus deste século tem cegado o nosso entendimento, por isso é necessário cingir o entendimento com coisas que edificam, pois, uma mente cheia de pecado não agrada a Deus. Não podemos andar na presença de Deus com a mente suja, por isso Pedro orienta para cingir a mente, para que possamos fazer a vontade de Deus, e termos a alegria de Deus no nosso coração, caso contrário nassa mente se tornará cativa do pecado. O lugar onde mais satanás ataca é mente, semeando palavras, nos fazendo pensar em coisas desnecessárias, satanás não conhece nosso coração, mas ele semeia em nossa mente aquilo que ele quer abrindo brechas para ele atuar em nossas vidas. Que nossa mente possa estar revestida da palavra de Deus para que possamos pensar no que é bom, com a ação do Espírito Santo, porque existem muitas mentes destruídas com pensamentos de morte, desejos suicídio, pensamentos que não agradam a Deus.
Este é o ano da santidade, ano que Deus vai santificar nossa vida através da palavra. O que estava sendo arquitetado pelo inimigo será destruído, pois nossa mente será bombardeada pela palavra de Deus.
O que nos contamina não é o que entra no coração, mas o que sai do coração, a boca fala do que o coração está cheio, não adianta afirmar: “falei sem querer”, pois, a palavra já estava semeada no coração. Dentro do coração do homem é que procede a maldade, é de lá que sai a prostituição, o furto, o adultério, o que tem de gente adulterando por aí, só tem contribuído para o aumento das estatísticas de casos de divórcios, segundo pesquisas Brasília é a capital de adúlteros e divórcios.
Outro que procede do coração e contamina é a avareza, avareza é apego ao dinheiro, existem pessoas que são escravas do dinheiro, avarento este sim está contaminado, os adúlteros, as malícias, o engano, a má fé, pessoas que usam da má fé, compram e não pagam, isso é o que arruína na vida dos cristãos.
Pedro se preocupou, com a proliferação do engano, da blasfema, falar mal de Deus, blasfemar contra o Espírito Santo de Deus, é  por isso que vemos pessoas frias destruídas com o pecado e estão se distanciando cada vez mais de Deus. Pessoas que começam bem e terminam mal, começam como servos de Deus e terminam fazendo coisas completamente contrárias da vontade de Deus, se tornam arrogantes, e isso prejudica a vida espiritual, tirando a santidade.
Por isso estamos com este tema de santidade, porque depois que conhecemos a Jesus, nós pegamos as impurezas e lançamos por terra. Chegou o tempo da igreja do Senhor se santificar, o tema de 2012 foi “AVIVAMENTO ATÉ O ARREBATAMENTO”, Jesus vai voltar mesmo que alguns não queiram, e sem santidade ninguém será arrebatado, é peso de mais, para ser arrebatado, é necessário ter santidade, Deus não leva peso, mas leva almas leves, por isso a igreja do Senhor deve ser sem pecado, pois a natureza divina de Deus não tolera o pecado, Ele tolera o pecador mas o pecado não!
"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59: 2)
Existe uma separação entre o homem e Deus que é o pecado, a mão Dele está estendida para que possa salvar, mas as nossas iniquidades e nossos pecados é que fazem divisão é o que faz separação entre nós e Deus.
"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1 :16)
Quem quiser andar com Deus tem que andar em santidade, quem é santo santifique-se mais, a alma que pecar essa morrerá, pois, o salário do pecado é a morte, satanás pensou que íamos entrar em 2013 do mesmo jeito, mas nossa vida pode mudar ainda hoje, Deus traz uma nova oportunidade através deste novo ano para buscarmos a presença Dele, para orarmos mais, para clamar mais, dobrar nossos joelhos em rendição, amar mais a nossa família, perdoar, isso é novidade, isso é vida santa, isso é vida com Deus.
Quantos querem entrar no ano novo tomando a decisão de cingir a mente, destruindo os velhos pensamentos? Basta tomar uma atitude diante de Deus, é escolher a Deus e admitir que precisa de Deus, viver a santidade de Deus, a santidade de Cristo aqui na terra, rompendo com o pecado, com as trevas, desagradando as trevas e agradando a Deus, é melhor agradar a Deus, do que agradar a homens, os discípulos de Jesus viveram a palavra enquanto os fariseus guardavam a palavra, mas não viviam. Muitos tem revelação do céu, mas não tem revelação da bíblia, o que tem de gente com a língua solta falando mal dos outros, mente e fofoca da vida alheia, estas são revelações da carne não são revelações da bíblia, o que santifica a nossa vida e a igreja é a palavra de Deus, sem a palavra de Deus a igreja se corrompe, mas alicerçados nela a gente rompe, através dela a igreja será arrebatada para a glória do Senhor Jesus! Pense nisso!!!