terça-feira, 30 de outubro de 2012

A VITÓRIA DE JOSAFÁ


CULTO DA VITÓRIA
23/10/12
Missionária Iolanda


"Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco." (II Crônicas 20: 16 e 17)
O livro de Crônicas é um livro do antigo testamento e fala da adoração, avivamento e reforma, este livro é considerado anônimo, fala do reinado de Davi, Salomão e demais reis de Judá. O rei Josafá recebeu uma notícia que uma multidão vinha para invadir a cidade. As vezes passamos por lutas e nós ficamos ouvindo as pessoas que nos dizem que não tem como sair daquele problema, mas Deus quer fazer o milagre, mas se não olharmos o tamanho Dele, Ele não poderá fazer, Ele ainda cura, liberta e transforma.
Nós sabemos que Deus sempre irá operar de forma que não compreendemos, quando achamos que Deus vem pela direita Ele vem pela esquerda para nos surpreender, Ele se coloca de pé para nos dar vitória.
Josafá quando ouviu seu servo, tremou nas bases e se assustou porque os moabitas eram povos sanguinários, e vinham em grande número para atacar o povo, ele imediatamente foi buscar a Deus. 
Quer ter vitória? Para de falar com terceiros o seu problema, busque a Deus, pois, é Ele quem vai te dar a vitória, é Ele que vai fazer a obra, não é pelo nosso intelecto, ou pela força do nosso braço. A oração de Josafá é uma das mais lindas, ele apregoou um jejum e começou a chamar por socorro ao Senhor.
O medo não impediu que Josafá olhasse para o tamanho do seu Deus, ele tirou força da fraqueza, pois, ele sabia que se ele fraquejasse a vitória não chegaria, então ele buscou a Deus porque ele sabia que a resposta daquela peleja vinha do Senhor. Deus nunca ganhou pelejas com grandes exércitos, exemplo disso foi com Gideão, foram apenas 300 escolhidos, porque Ele não queria que o homem se exaltasse, Deus sempre vai fazer coisa grande com gente pequena, Deus merece e precisa ser honrado com as nossas vitórias. 
Deus ouviu a oração de Josafá e no momento em que ele declara que ele era o Deus dos seus pais, até ali o Senhor não havia permitido que nenhuma nação os atacasse, e Deus foi ouvindo a oração de Josafá, e foi e agradou da oração daquele servo e foi atuando em cima daquela oração, então ele levantou um profeta no meio do povo, Josafá ao terminar a oração, estava atento esperando de Deus uma resposta, pois, ele foi ali para ver Deus, então o profeta tomou a palavra de uma forma gloriosa e disse a Judá que eles não deveriam temer, nem se assustar por causa da multidão, pois, a peleja não era deles se não de Deus.
Quando Deus fala isso, é hora de Deus pelejar, quem tem condição para vencer a sua peleja é Deus, não importa o campo da sua vida, Ele tem todo o poder nas mãos, Ele não tem só poder, Ele tem todo o poder. Quando Ele quer fazer Ele faz, porque Ele é Deus não temas nem vos assustei por causa da multidão se não de Deus.
Deus deu a estratégia Deus revelou onde estava o inimigo Josafá tomou posse da palavra. Deus mais uma vez prova que gosta de trabalhar com coisas pequenas, Deus estava esclarecendo para Josafá que estava com ele na peleja
Samuel quando foi a casa de Jessé foi ungir um dos filhos de Jessé, Samuel não sabia quem era o escolhido, ele olhou para Eliabe bonito, ombros largos, mas o Senhor disse que ele olhava para a aparência mas Deus olhava o coração, a escolha de Deus tinha outros padrões, Ele escolhe o que está na contramão quando passaram todos os mancebos, Samuel perguntou se já tinha acabado todos os filhos, então Jessé disse que faltava o menor que estava no campo, então mandaram chamar a Davi, quando ele chegou o Espírito Santo testificou que ele era o escolhido.
Deus vai levantar pessoas pequenas para fazer uma grande obra, busque a Deus, dê lugar para Deus, se consagre, busque entendimento, porque Ele vai te levantar, Deus aparece no momento em que  menos esperamos.
Deus aparece para mudar história e fazer algo novo, quando tudo parece estar perdido, talvez muitos estejam passando uma prova com o esposo, ou filho, mas Deus lhe diz não desista, pois Deus está no controle, aquele que permitiu a prova ele sabe até onde você aguenta ser provado.
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (I Coríntios 10: 13) 

Deus só manda o frio conforme o cobertor, continue orando e crendo que Deus está fazendo algo a seu favor, não olhe para Golias, pois, se não faltará ousadia para que seja feito o que Deus está mandando, dê lugar para Deus na sua vida, não tenha medo de avançar, pois, Jesus já venceu a sua batalha Ele tem para nós as portas escancaradas, Ele só quer que creiamos na força do seu braço, do seu poder, Ele espera de nós uma atitude de nós, Ele quer que a gente saia da nossa zona de conforto, para nos transformar e fazer algo por nós.
Josafá ordenou a cantores que fossem a frente da batalha, ele não puxou as armas, mas entoou melodias, a ordem Dele é louvar não é lamentar, pois a lamentação traz a dúvida, devemos crer no nosso milagre, Senhor. De onde virá a provisão não sei, mas quando o Senhor quer fazer o Senhor faz, então creia no meu milagre.
Josafá ordenou que os cantores fosse a frente da batalha, quando eles chegaram perto da ladeira de Ziz, eles cantaram e na medida que cantaram e entoaram louvores e avançaram houve uma confusão entre os moabitas e os eles lutaram uns contra os outros. Deus vai confundir os seus adversários, sem que eles compreendam o que está acontecendo eles vão recuar, canta a ordem é louvar abrir os lábios e tirar palavras de louvores, não espere a conta ficar recheada louve ao Senhor agora, pois, Deus vai trabalhar Ele tem a forma Dele de nos abençoar Ele não tem que seguir nosso querer, pois não é a melhor forma. Tem gente que dita a Deus até como Ele tem que vir, mas o nosso relógio não é o de Deus, ainda que tarde Ele vai chegar na hora certa, e se tardar ainda assim Ele chegará.
 A ordem do Senhor para a igreja, é que busquemos pela presença do Cordeiro, Ele nos propõe ficar na presença Dele independente do momento em que estejamos vivendo, pois, acima Dele não há ninguém, não há outro Ele é Senhor. Pense nisso!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

COMO NOS VEMOS?



CELEBRANDO A VITÓRIA 7º DIA - 29/09/12
PRELETOR: CLÁUDIO – MINISTÉRIO DE LOUVOR: PROFETIZA

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha: E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito. E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas. Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Enaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito). Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos. Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos." (Números 13: 1 a 4, 17 a 33)
Todos nós temos muito o que celebrar, ou pretendemos celebrar uma vitória, não somente por ser aniversário da igreja, nós também queremos conquistar nossa terra, nossa vitória, nós queremos celebrar, e como somos crentes toda vez que colocamos um propósito diante de Deus nós nos prostramos diante Dele para que Ele venha em nosso favor.
Nestes dias Deus quer derramar de suas bençãos, mas existem princípios que precisamos enxergar e talvez por não compreender o que nós somos muitas das vezes nós perecemos.
No versículo 33 eles falam que eram como gafanhotos, eles eram espias, estavam numa terra que nunca estiveram antes, quando Josué enviou os dois espias a Jericó e eles se esconderam na casa de Raabe a prostituta certamente eles seriam mortos por serem espias, mas eles não foram vistos naquele lugar, mas a mente deles estava voltada para aquilo que eles viram , nós somos o que vemos, eles se viam como gafanhotos diante daqueles homens.
Moisés chamou os príncipes das 12 tribos, pois, eles exerciam poder sobre suas tribos, e estavam como autoridade, porém, dos 12 espias 10 acharam a terra boa, terra fértil e próspera, que provinha leite e mel, para carregar o cacho de uva foi necessário dois homens, eles foram até aquela terra que Deus havia preparado para os seus.
Canaã é lugar de conquista, é lugar de luta para poder alcançar, era algo que Deus tinha preparado, terra próspera, desejada por todos. Se Deus preparou algo para nossas vidas, tenha certeza que existem várias pessoas que estão de olho na nossa benção.
O povo de Israel, chegaram diante da terra, viram que era tudo o que Deus tinha falado, mas eles acharam que não dava devido a cidade ser fortificada e ter homens fortes e valentes. Quantos tem o sonho de comprar uma casa própria, mas para conquistar é necessário correr atrás, pois, a Caixa Econômica não vai correr atrás de nós para nos conceder o financiamento.
O que determina a sua vitória? Durante toda essa semana foram liberadas palavras proféticas, mas só alguns conseguiram receber, uns olham e tomam posse da palavra, outros, simplesmente deixam passar porque pensam: “não é para mim”. A palavra que Deus liberou foi para toda Israel, mas quando os espias chegaram diante do povo, eles desanimaram todo o povo ao afirmarem:  
“Realmente a terra é boa, mas não é para nós...”. Mas Calebe se levantou e disse: “se Deus prometeu, Ele irá cumprir”! Diante da nossa promessa tem gigantes? Tem!
Certamente o povo desejou matar Josué e Calebe, pois, aos olhos da multidão era loucura para eles invadirem a terra, pois, as cidades eram fortificadas, sobre montes, mas Josué e Calebe e eles criam no Deus de milagre, no Deus que faz o impossível acontecer, era totalmente diferente da realidade. se existe promessa de Deus sobre a nossa vida nós devemos crer! Esta não é uma mensagem motivacional, isto é fé!
"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4: 13)
Está difícil hoje, mas vamos celebrar aquilo que Deus tem para nós! Nós somos o que nós vemos, um elefante quando é pequeno, o adestrador amarra ele no toco, mas ele se vê vencido pelo tronco, quando ele cresce a sua força é incalculável, mas como ele foi vencido pelo toco, ele passará o resto da vida amarrado naquele toco, tudo porque ele não sabe o poder que tem. Assim somos nós, nós temos o Espírito Santo de Deus, com Ele nós somos fortes.
O diabo acredita em nós, se ele não acreditasse em nós, ele não perderia tempo querendo destruir nossa vida, quando nós acordamos, ele vê em nós o potencial de representante de Jesus, então ele procura todas as maneiras para nos destruir e nos tirar da posição.
Deus nos fez para liderar, conquista nações, quando nós tomamos posse e cremos em algo de Deus para nossa vida nós precisamos declarar, Deus quer acionar dentro de nós a palavra que nos dará a vitória
"Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem." (Provérbios 27: 19)
Assim como nós nos vemos, assim nós somos, assim será o nosso discurso, geralmente conhecemos alguém pelo discurso.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4: 23)
Não podemos deixar que nosso coração seja atingido por palavras que não são de bençãos para nossas vidas, não podemos deixar o propósito de Deus ser destruído em nossas vidas, não podemos emprestar o nosso coração a qualquer um.
Como nós temos nos enxergado? Deus nos vê como alguém que Ele vai poder contar, porque Ele acredita em nosso potencial, não somos nós que somos alguma coisa, é a graça de Jesus que nos transforma em um vencedor é Jesus que nos transforma naquilo que Ele quer.
"Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo." (I Coríntios 15: 9 e 10)
Paulo não estava se inferiorizando, isto é humildade, ele reconheceu que perseguia o povo de Deus, mas pela graça de Deus ele o transformou em um apóstolo. Acredita-se que Paulo foi o apóstolo que mais fez pelo evangelho, pois, os demais apóstolos pregava ganhava para os judeus, enquanto Paulo foi o apóstolo dos gentios. Não podemos nunca nos achar de mais, pois, tudo o que nós somos ou temo foi Deus quem nos deu, pois, a graça é um favor imerecido, foi.
Davi era um homem extremamente resolvido, quando ele foi levar mantimentos para seus irmãos, ele se deparou com o gigante, e perguntou quem era aquele incircunciso filisteu para desafiar o povo de Deus? Ele creu e se levantou para matar o gigante com apenas uma funda e cinco pedrinhas.
"Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." (I Samuel 17: 43 a 47)
Davi sabia quem era Deus na sua vida. Assim como nós nos vemos, assim nós seremos, nós temos que nos olhar no espelho, e devemos nos convencer que fomos chamados por um Deus que capacita. Será que nós sabemos quem somos diante do Senhor hoje? Devemos abrir nossa mente, e deixar que o Senhor nos mostre quem somos. Pense nisso!!!

A CURA DE UM COXO



CELEBRANDO A VITÓRIA 6º DIA
28/09/12
PR. JEOVÁ DE AQUINO


"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (Atos 3: 1 a 6)
Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona, e ali havia um coxo de nascença, aqui vemos um choque entre os cristãos e as autoridades judaicas, pois Pedro teve que justificar a cura daquele homem no sinédrio, foi preso, fizeram de tudo, perguntaram para ele em que nome ele havia feito aquela obra, com que poder, fizeram e convocaram a “cpi” da época por causa da cura do coxo.
Até então, a igreja primitiva estava crescendo, a igreja era simpática, crescia e aumentava o número de salvos, o povo contando com a simpatia de todos, mas quando Deus começou a operar milagres, apareceu logo alguém para querer parar aquela obra, pois, estava acontecendo uma verdadeira revolução, o povo sendo salvo e curado, mas a cura daquele coxo virou motivo de discussão, e por causa do milagre que ele viveu Pedro e João foram presos.
Pedro e João eram amigos e subiam ao templo para orar juntos, e quando chegaram a porta da igreja, lá estava um homem coxo de nascença, ele era tão aleijado que tinha que ser carregado, e levavam aquele homem de um lado para o outro e ele ficava ali na porta do templo pedindo esmolas, o povo daquela época era misericordioso, o povo ia ao templo como religiosos, e este homem sempre estava ali pedindo, ele era muito conhecido naquele lugar.
"O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós." (Atos 3: 3 e 4)
Pedro pediu que o coxo olhasse para ele, talvez o coxo até tenha pensado que ia receber um trocado, mas, Pedro lhe disse:
"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (Atos 3: 5 e 6)
Aquele homem esperava esmola, ele não queria muito. Existem pessoas que estão satisfeitas com a pobreza, com a ruína, estão vivendo acomodadas com o que tem,  mas Jesus gosta de surpreender pessoas, talvez nós não esperávamos que acontecesse algo em nossa vida, e de repente aconteceu.
Aquele homem foi surpreendido quando Pedro disse: “...não tinha ouro nem prata...”, o que ele tinha ele deu, através de uma ordem . Tem coisas que nem planejamos mas acontecem, Pedro e João não esperavam, mas foi um momento em que o Espírito Santo usou eles.
As pessoas querem ver na vida de um líder segurança e respostas. Pedro pediu para o coxo para que olhasse para ele, pois, ele viu que o coxo estava em condições de receber o milagre.
Na igreja primitiva, existiam homens cheios do Espírito Santo, o que fosse determinado acontecia, nos nossos dias ainda existem profetas verdadeiros do Senhor, olha para Jesus que Ele vai fazer um milagre, Deus é Deus de resposta. Quando estamos com a unção que estava na vida de Pedro, tem que acontecer o milagre, para que possamos olhar para o mundo e dizer: “Olha para nós, pois, aqui tem esperança para você!” Acreditar em quem? Não espera mais? Porquê? A igreja do Senhor não tem mais o mesmo brilho e unção que tinha antes? Não nada disso, ainda há esperança!
Pedro e João foram de encontro aquele homem, e lhe deu uma ordem levanta e anda, imediatamente ele saltou, para quem não podia andar, de repente ele pulou, a energia do poder de Deus foi tão forte, que a fonte de energia de Deus, criou carne, firmou os ossos, endireitou, não precisou de cirurgia, foi tudo completado, ele que era um paralítico doente, e através da palavra foi curado.
Existe pessoas que nem competem mais, é preciso se alistar nas olimpíadas de Deus, devemos querer pular mais alto, avançar mais, em todas as áreas, este homem conquistou, avançou e nunca mais deixou de pular.
Vai parar? Está difícil ser crente? Continue, pois não são perseguições momentâneas que vão fazer você desanimar, do teu chamado, da obra que Deus tem, quanto mais avançamos, maiores se tornam as lutas, mas também grandes são as vitórias, se prepara igreja para 2013, pois as vitórias serão ainda maiores, este homem não parou, ele avançou.
Pedro e João pregavam o evangelho, eram amigos, nós precisamos de amigos e amigas, mas, se tiver algum amigo que quer te tirar da alegria da salvação, deixe ele de lado, o crente está sempre avançando, sempre crescendo, quem não tem luta? Todo dia, toda hora é uma luta, um leão, uma serpente, uma cobra, um gavião, todo dia tem um mercenário  todo dia, por isso Pedro e João estava buscando no templo todo dia.
Qual o teu sonho? Vai acontecer! Quando Deus falar, não fique aí parado, se Deus falou anda, levanta, Pedro deu uma ordem, ele falou com convicção, aquele coxo viu algo diferente na vida de Pedro e João, eles não tinham prata nem ouro, o que ele tinha era o poder de Deus e através deste poder aquele coxo foi curado, e não há ouro ou prata que sejam melhor que a saúde.
Quantas pessoas que tem dinheiro e não conseguiram comprar saúde, a saúde é melhor do que a prata e o ouro, a saúde da alma é melhor do que a prata, a saúde do espírito é melhor do que o ouro. “Não tenho prata nem ouro mas o que tenho eu te dou Jesus.”
Através do sangue de Jesus nós compramos saúde, Ele pagou o preço, levou sobre si as nossas dores, Ele nos deu saúde, e isso é melhor do que a prata e o ouro, o coração daquele coxo era só prata, ele esperava as migalhas, era pobre e materialista, sua visão era pequena, ele já mais pensou nisso, mas Pedro falou diferente, a igreja tem que falar diferente, Pedro e João falavam diferente, eles tinham Jesus, a igreja tem que oferecer Jesus, se a igreja parar de pregar o evangelho, vai ter mais doentes nos hospitais, se o cristão deixar de falar esta palavra o mundo vai adoecer.
Jesus pode todas as coisas, aquele homem quando foi curando, entrou no templo saltando e cantando, tava no mundo perdido, cego e nu, só Jesus pode fazer isso.
Ninguém pode apagar a chama de nossa vida, vamos pregando este evangelho, trazendo vida, dinheiro não compra saúde, nós precisamos de cura interior.
Só a igreja pode mudar a vida das pessoas através do ensino da palavra de Deus, o mundo não muda, a roupa pode até ser cara, mas não adianta, se por dentro está podre e oco, quando o crente tá perdendo o brilho, é porque está em pecado, então ele começa a enferrujar, ele perde a visão dos olhos, parece farol desalinhado, seu olhar é sem foco, a sua rota está fora do caminho, está perdendo o brilho. Quando existia brilho ao encontrar o irmão era aquela animação para a obra, mas quando o crente vai perdendo o brilho, quando vai dar a paz do Senhor é aquela coisa fria, distante, sem força até para dar falar.
Jesus é o único que embeleza, por que quando Ele trabalha, Ele trabalha por dentro, e por fora só, Ele tira o coração de pedra e dá um de carne. Pense nisso!!!

MUDANÇA DE MENTE



CELEBRANDO A VITÓRIA 5º DIA 28/09/12
PRELETOR: PR. DOMÍCIO
 IGREJA BATISTA – MATO GROSSO DO SUL


"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12: 1 e 2)
O nosso culto racional não é um culto frio, calculado em segundos, e quem quiser ir para o céu tem 15 segundos para aceitar a Cristo como salvador. Não! Isso não é um culto racional. O culto racional e inteligente, ele é capas de e transformar vidas através do poder da palavra de Deus.
Quando ela diz:
"E não sede conformados com este mundo..." (Romanos 12: 2 parte A)
 Ela quer dizer que não devemos tomar a forma, ou modelo do mundo, ou seja, devemos nos transformar, mudar a forma com a qual vivemos, não devemos pegar o modelo do mundo, mas devemos buscar a renovação e o entendimento.
Não podemos renovar e mudar sem mudar nossa mente, nós somos o que nossa mente é, tudo o que sentimos e planejamos está na nossa mente, a mente é a primeira parte a ser formada em um bebê no ventre materno. Deus não começa das pernas, depois passa para o braço. Não! Ele antes de formar qualquer parte do corpo, Ele primeiramente forma a mente.
Qual a diferença de cérebro e mente? Para compreender melhor esta diferença, façamos uma analogia com um computador, onde o mesmo é dividido em duas partes a física chamada de hardware (memória, hd, placa mãe) e a parte lógica chamada de software (Windows, Office, Photoshop).
O nosso cérebro funciona como o hardware e a nossa mente como o software, eles existem para que nós possamos receber as informações. Em nossa mente existem duas entradas os olhos e os ouvidos. A maneira que devemos alimentar nossa mente é escolhendo aquilo que vemos e ouvimos.
Devemos ser vigilantes com aquilo que acessamos na internet, pois depois que vinculamos uma palavra a uma imagem, sempre nos lembraremos daquela imagem quando ouvirmos tal palavra.
A nossa mente é o nosso arquivo de tudo aquilo que vivemos, mas para que possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus é necessário rejeitar os padrões do mundo, deixar os padrões e forma do mundo para sermos moldados pela palavra de Deus.
Se ela fosse só boa, já seria o suficiente para nós, mas ela também é perfeita e agradável, mas muitas vezes não queremos renovar nossas mentes e consequentemente nossas vidas, por que já estamos acostumados a viver o modelo do mundo.
A mulher que não respeita o marido, é porque já está vivendo o modelo do mundo, e quando o casal está em crise, vemos nitidamente que o casal não está se respeitando. Amar é muito fácil, mas se submeter é difícil é preciso estar na mesma missão juntos, ambos estão no mesmo nível, mas em funções diferentes. Um casamento que tem a mesma dinâmica do mundo, não consegue viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Qual o marido que não quer amar a mulher que se submete e vice-verça. O que um homem de Deus quer é que sua esposa seja sua companheira pelo resto da vida, o que uma mulher espera de um homem é, que ele seja trabalhador e batalhador. O filho da luz precisa fazer o que é bom, para viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O nosso ouvido, é o segundo portal que alimenta nossa mente, existem pessoas que foram criadas por alguém que não era uma fonte de informações de fé mais adequada, e ao crescerem se tornaram carentes, vivem uma verdadeira carência emocional, mas quem vive em Deus sabe o seu verdadeiro valor e caminha em fé, porque não depende do homem, se receber elogio amém, se não receber nós sabemos bem o nosso valor. Hoje nós passamos de 7 bilhões de pessoas no mundo, imagine se todas essas pessoas adorassem ao Senhor?
Nós não podemos pegar a glória que é de Deus, mas muitas vezes fazemos isso, por que precisamos da aprovação das pessoas, adoramos receber elogios, se nós estamos tomando estas atitudes, está na hora de atualizar nossa mente e nosso coração.
Nunca pense que já conquistou tudo o que tinha que conquistar esteja sempre buscando coisas novas para sua vida experimente provar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a sua vida.
Porque muitos ministérios não crescem? Por falta o conhecimento, todas as vezes que abrimos a mente e o coração para o novo de Deus, o que ocupa nossa mente é o que irá ocupar o nosso tempo.
José tinha um foco, ele permaneceu no propósito de Deus, quando a mulher de Potifar foi atiçá-lo para o adultério, ele foi tentado, mas não se corrompeu, na cadeia ele permanecei fiel. José esteve preso, no momento oportuno Deus o levantou como governador do Egito.
Não busque se esconder em fatos do passado, não busque desculpas não importa o que nos aconteceu no passado, o que importa é o que nós iremos fazer, se nos jogaram pedras, que possamos fazer delas um degrau, nós não podemos nos  agarrar ao passado isso é mudança de mente e mudança de vida!
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" (II Coríntios 9: 4 e 5)
Que o nosso pensamento esteja cativo a obediência no Senhor, não mudamos de vida, sem mudar de mente.
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4: 8)
Enquanto não mudarmos o nosso entendimento e sempre pensarmos que existem dificuldades nunca conseguiremos, nada, devemos calcular os riscos e ter certeza de que Deus está conosco, devemos crer no poder e na palavra de Deus. Pense nisso!!!